Depois de visitar o "
Verdades e Bobagens", do amigo André Mansim, que também gosta muito de animais, me vi impelido de escrever esse post-depoimento. Não é de hoje que eu gostaria de ser uma espécie de protetor máximo dos animais, pois eu adoro quase todo o tipo de bicho, seja cão, gato, hamster, passarinho, papagaio, peixinho, esquilo, furão e até iguanas (aqueles lagartos que muitos têm certo medo, rs)... eu não consigo REJEITAR nenhuma espécie animal, por mais estranha que ela possa parecer e por mais "medonha" que sua aparência possa ser.
Pra vocês terem uma idéia, eu tenho MUITA PENA quando matam ratos na rua! É sério!!! Odeio ver algum ratinho - por mais que seja uma enorme ratazana - esmagado no asfalto. Parece inacreditável, mas fico triste em ver tanta gente que tem prazer em MATAR ratos. Eu sei que são criaturinhas danosas à nossa saúde por serem animais que perambulam por ambientes mais sujos e contaminados, e que sua urina transmite a leptospirose, mas eu entendo que é a NATUREZA deles, é NATURAL que eles andem por aqueles cantinhos, e por isso, acreditem: EU NÃO MATO RATOS. No máximo, tento me desviar deles se por acaso surgir algum na minha frente, ou tento afugentá-los de toda maneira, se por acaso entrar na minha casa. Talvez, eu tenha ficado com certo "trauma de infância" quando de criança, vi um ratinho pequeno no ralo do meu quintal querendo sair (e ele era meio branquinho e acinzentado, com um focinho em forma de bolinha, e eu lembro de tê-lo achado engraçadinho!) e repentinamente vi o meu pai, que para proteger o ambiente doméstico, lógico, quis espantar ele e fazê-lo voltar ao esgoto... mas o ratinho era meio bobinho, pequeno, parecia ser filhote e não queria ir embora e ficava ali no ralinho tentando sair. Foi quando de repente, meu pai apareceu com um balde de água FERVENDO e jogou pelos furos da grade do ralo!!! Putz, aquilo me chocou verdadeiramente, me impactou na hora e me senti mal ao ter visto aquela cena, e o que foi pior, eu OUVI os grunhidos do ratinho como um grito de desespero. Sério, sei que muitos não gostam de ratos, mas por favor, não os matem de maneira tão horripilante! Entendi que meu pai não tinha outro método para tirá-lo dali, afinal, nem ratoeira daria pra colocar já que o ratinho estava dentro do ralo, mas aquele tipo de morte é algo escabroso! Ouvir o bichinho gritar imaginando toda aquela água escaldante o queimando vivo, derretendo seus pêlos e sua pele, é até hoje pra mim, um ato demasiadamente cruel! Foi algo que me marcou, como vocês podem ver, e pode ser por isso que tenho muita pena de ratos de rua, já que são em sua maioria perseguidos e mortos à pauladas, pedradas, envenenados e de todas as formas mais hediondas. Não gosto nem de imaginar! Vamos lembrar que NENHUM ANIMAL deve SOFRER. Se tivermos isso em mente, até pra matar algum bicho que nos ameace de alguma forma, vamos tentar ser rápidos e o mais indolor possível. Eu falo isso sério, muitos podem achar que estou brincando, mas é verdade!
Já fui até chamado de "viadinho" por colegas insensíveis, quando mais novo, por transmitir carinho demasiado por animais. Mas se ser viadinho é transmitir carinho aos bichos, então podem me chamar de VIADÃO! Sou do tipo que paro ao lado de um cão e falo com ele, passo a mão pela sua cabeça, brinco com qualquer gatinho, dou cafuné neles, roço o dedo no focinho deles, assovio perto de passarinho (apesar de odiar gaiolas, pra mim, eles tinham que estar voando!), rio com papagaios (tem um aqui do vizinho que chega a ser chato de tanto que ele fala, mas é impossível chegar perto dele e ficar com raiva!), eu aprecio qualquer um e gosto de todos, pra valer! Eu chego a falar pros meus amigos que quando olho para alguma pessoa na rua desabrigada, eu fico com pena, mas quando olho para algum animal abandonado, sujo e esfomeado perambulando sozinho pelas calçadas, pelamordedeus... chego a ficar com um "nó" na garganta! Porque eu sei que bem ou mal, uma pessoa de rua pode pedir ajuda, esmolar alguns trocados e dizer que está com fome que sempre terá alguém que vai ajudar, mas o animal não! Ele não fala a NOSSA LÍNGUA!!! Ele NÃO TEM as mesmas possibilidades que um ser humano. Teve um dia que chovia muito, eu passei dentro de um ônibus e pela janela vi um vira-lata todo molhadinho e encolhido de frio debaixo de uma marquise... cara, minha vontade era de pular a janela do ônibus naquela hora e tentar socorrê-lo de qualquer maneira! O cãozinho chegava a TREMER com a friagem que a chuva e o vento jogava pra cima dele, mas era o único cantinho que ele podia ficar... não tinha como sair dali, as ruas estavam enchendo de água e a chuva era forte! Ele ficou ali no cantinho olhando os carros passando e nenhum parava pra ajudá-lo! Putz, fico com lágrima nos olhos ao escrever isso aqui, porquê eu não estava perto dele pra enrolá-lo com qualquer pedacinho de pano que eu poderia arranjar. Eu cobriria ele até com a minha camisa e levava comigo! Sabe, essa hora é que eu desejava ser RICO DE VERDADE porque eu iria torrar muita grana - e com o maior prazer do mundo! - para construir locais, abrigos e pagar os melhores funcionários para cuidarem de TODOS os bichos que eu iria recolher da rua! Eu seria capaz de construir uma frota de caminhões para pegar esses animais de rua abandonados ou esquecidos pelos donos nos quintais minguando fome e carinho. Compraria uma, duas, três fazendas e colocaria todos eles ali, com muita comida, água e áreas para que pudessem correr e brincar. Morreriam FELIZ e sabendo que foram muito bem tratados e que tiveram pessoas que o amaram de verdade... já que eles têm tão pouco tempo de vida, comparado à nossa, eles teriam então os melhores anos de vida que um animal pode ter.
Eu honestamente admiro MUITO os veterinários; eles cuidam, tratam e muitas vezes salvam os nossos bichos de algum ferimento sério ou de alguma doença inesperada. Tenho um grande respeito por eles. Mas essa, afinal, é a profissão deles, estudaram para isso e hoje é o DEVER deles realizarem essas funções. Por isso, admiro AINDA MAIS aquelas pessoas comuns, que sem preparo técnico nenhum, entendem que os ANIMAIS são seres viventes como todos nós, que só querem também viver um pouco melhor... viverem bem, felizes, com carinho... e com uma simples atenção, a gente dá tudo que eles querem, porque diferente dos seres humanos, os animais não maltratam a gente por querer, eles são FIÉIS a nós, mesmo se um dia nós brigarmos com eles porquê fizeram cocô na varanda ou subiram na nossa cama... eles são LEAIS a nós mesmo que passemos um final de semana inteiro longe deles, e eles ainda esperam a gente no portão abanando o rabinho ou miando alto... eles envelhecem gostando da gente, eles adoecem gostando da gente... olham a gente nos OLHOS e não nos exige nada, não quer nos chantagear, não são falsos, não nos traem de forma alguma... eles nos reconhecem aonde for e em todo lugar, não só pelo nosso cheiro, mas pelo nosso JEITO também... eles prestam atenção na gente, mesmo quando a gente não está nem ligando pra eles... pessoal, os ANIMAIS são preciosos!!! Mais que qualquer diamante do mundo. Sejam os cães mais brincalhões, os gatos mais independentes, os ratinhos mais escabriados, os passarinhos mais quietinhos, as iguanas mais escondidas... mas todos eles SABEM quem somos nós e nos respeitam como nós somos! Não quer nosso dinheiro, não liga pro nosso mau humor, suporta nossa cara feia, nossas roupas velhas, não liga se somos gordos, magros, altos, baixos, negros ou azuis... e lá do lado de fora da casa, no quintalzinho, ou em qualquer cantinho que os colocamos, sabem realmente a ÚNICA coisa que eles vão querer da gente? O nosso olhar.
O animal, enfim, nos AMA como nós somos... e por quê temos que exigir tanto deles???
* Esse foi um post grande, mas um post de coração, um post-depoimento como eu havia dito. Porque o meu amor por TODOS OS TIPOS de animais, é incomensurável, é honesto, é da ALMA... e saibam de mais uma coisa: quando algum animal nos ataca, é porque em algum momento, ele se sentiu AMEAÇADO POR NÓS. Não é como qualquer ser humano, que ataca por maldade, por interesse ou por covardia.
** Para completar esse meu post, INDICO de coração três filmes que resumem o quão importante é o animal para o seu dono e a importância do dono para o seu animal: "Sempre ao Seu Lado", "Marley & Eu" e "Chatran". Uma menção honrosa ao inesquecivel Jack Russel do filme Máskara e ao Benji, o cão peludinho que vivia pelas ruas tentando sobreviver.