
Pra começar, Breaking Bad é um te
rmo americano que quer dizer algo como o nosso "enfiar o pé na jaca", "chutar o pau da barraca". E é exatamente isso que dois caras comuns e desafortunados fazem quando suas vidinhas medíocres se encontram. E, desesperadamente, eles começam a produzir metanfetamina (um tipo de entorpecente produzido em laboratório) para o cartel de drogas da região. O problema é que eles não são traficantes! São sujeitos comuns, desajeitados, fracassados e com problemas pessoais para resolver. Walter White é um simplório professor de química do ensino médio que cuida de um filho com paralisia cerebral e tem uma esposa grávida (Anna Gunn, em ótima atuação!), que se vê diante de terríveis problemas financeiros que ameaçam sua família, sua casa, suas contas e sua moral. Pra piorar ainda mais as coisas, ele descobre que está com câncer no pulmão, diagnosticado com poucos dias de vida e sem dinheiro suficiente para o tratamento. Jesse Pinkman é um ex-aluno de Walter, e que hoje é um junkiezinho desempregado que começa a ter problemas com os viciados do local que implicam com sua maconha. Vendo o abismo se aproximar, os dois decidem dar um "u
pgrade" na vida antes que se afundem... mas da forma mais rápida possível e a menos correta: Walter, com todo o seu conhecimento de Química, e Jesse com todo o seu conhecimento das ruas, começam a produzir um novo tipo de metanfetamina, uma espécie de SUPER metanfetamina, conhecida como Blue Met, ou "metanfetamina azul", o nome que a droga começa a ser chamada devido a coloração dela!


Walter e Jesse, mesmo brigando feito gato e rato e se desentendendo como pai e filho em crise, percebem que a tal "blue met", a super droga, é muito mais "limpa" e "saborosa" que as metanfetaminas comuns, e por isso, querem vendê-la por um valor muito mais alto. E conseguem! Claro que junto com a dinheirama que arrecadam no início, a fama da dupla se espalha pela cidade, e os traficantes rivais do local declaram guerra... e é aí, pessoal, que a série ganha uma engrenagem estupenda!!!
Misturando altas doses de adrenalina, tensão e drama de tirar literalmente o fôlego, Breaking Bad consegue mesclar tudo isso com episódios muito bem escritos, onde começamos a nos apegar cada vez mais pela dupla central, formada pelo veterano ator Bryan Cranston (o Walter White) e pelo jovem e ótimo ator Aaron Paul (o Jesse Pinkman) - ambos, ganhadores do Emmy de 2010, exatamente por esses personagens. Os dois dão um ve
rdadeiro show em cada cena em que aparecem, e juntos, conseguem nos deixar de queixos caídos e completamente hipnotizados... há sequências em que torcemos como crianças para os dois se darem bem, e saírem das situações mais alarmantes e perigosas em que se metem. Pois mesmo que eles estejam no "universo fora-da-lei" produzindo as metanfetaminas dentro do trailer no meio do deserto, sabemos que no fundo, aquele Professor de escolinha e seu Ex-Aluno, são seres humanos bons e que por um momento de agonia em suas vidas, tiveram que optar por um caminho tortuoso para no fim, tentarem "consertar" seus destinos. Só digo que há momentos em que eles nos deixam roendo as unhas de tensão ou com lágrimas nos olhos nas cenas mais tocantes...! Definitivamente, não há como NÃO TORCER pela dupla!!! Ainda mais, quando aparecerem vilões medonhos como o traficante psicopata Tuco e os Irmãos Salamanca... isso, sem contar, com o sujeito mais frio e calculista da série que se chama Gus Fring, que não gosta de Jessie e trata Walter como uma simples peça de tabuleiro em sua enorme organização criminosa. Mas todos esses irão cair, e PRECISAM cair, e o espetactador torce fervorosamente por isso!
Um detalhe que precisa ser dito é que a COMÉDIA INTELIGENTE também está presente na série com um personagem que, ao meu ver, é um dos mais bem criados de todos os tempos. Ele se chama Saul Goodman, um advogado trambiqueiro e meio corrupto, mas que por incrível que pareça, é
LEAL aos seus clientes, feito pelo comediante Bob Odenkirk! É dele as tiradas mais engraçadas da série, e é impossível não rir de suas inusitadas estratégias e de suas artimanhas jurídicas para resolver qualquer problema judicial! Ele, aos poucos, se torna um grande aliado de Walter e Jesse contra os inimigos... e por isso também gostamos tanto dele! E se não fosse tão vigarista, eu poderia dizer que Saul Goodman é o MELHOR ADVOGADO DO MUNDO!!! rs.



Breaking Bad é tudo isso e um pouco mais. Perfeitamente escrita e dirigida, ela nos mostra apenas as outras faces de duas pessoas que consideraríamos "normais" se não tivessem passado por momentos tão conflituosos e desesperadores. E assim como Walter se transforma ao ter que colocar um óculos escuro e um chapéu preto para enganar seus adversários assumindo a identidade falsa de Heisenberg, um "poderoso e temido traficante judeu", nós também nos transformamos em espectadores inteligentes e sortudos, ao entrar no clima dessa série e acompanhá-la por perceber que se trata de um dos MELHORES SERIADOS da atualidade!

O Trailer:
* E torcemos para Walter e Jesse... eles não podem perder esse "jogo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário