Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

terça-feira, 10 de maio de 2011

Texto Amigo #4 - Somos Produtos no Mostruário


Esse é mais um da série "Texto Amigo", onde seleciono textos, contos e artigos de amigos blogueiros que escrevem bem pacaralho.

Os relacionamentos do século XXI são efêmeros. O que começa hoje pode terminar ainda hoje. Consumo, consumo e descarte. Somos produtos no mostruário. É só observar nos youtube, google, facebook, tweeter, myspace e orkuts da vida. Todos se mostram, todos se vêem. Queremos conquistar a todos. Estamos num comercial da vida rural. É o hoje e o agora que importam. Se não serve, joga-se fora e arruma-se outro. A sociedade do consumo em escala global. Sentimento não é nada, sexo é tudo.

Assusta-me perceber que as pessoas não se importam mais com nada. Só consigo mesmas. Somos todos auto-centrados, ególatras sem freios. Mimados por pais incapazes de dizer um não. Temos tudo, e queremos mais. Não importa de que forma conseguiremos, mas conseguiremos. Esta anestesia moral que nos comete, leva-nos aos maiores delírios personalistas. Não temos escrúpulos de passar por cima dos sentimentos alheios. A relação não dura porque não é mais feita para durar. Eu te uso, você me usa. É simples. Não precisamos lidar com as adversidades, com o desgaste de uma briga; com opiniões divergentes da nossa. Falta-nos tempo, saco e vontade para entender outrem. Queremos sexo, consumação carnal, libido, tesão.

Companheirismo e união estão em falta. É muito difícil praticá-los com as ofertas que se anunciam, ambulantes (livres e soltas), pelas ruas, todos os dias. O excesso de hedonismo levou-nos à uma busca desenfreada por prazer instantâneo e momentâneo. Tudo muito rápido e em doses cavalares. Mamãe tem um marido que não é pai de seus filhos; ele, por sua vez, tem filhos que não são de mamãe. Todos criados juntos. E quando o 'casamento' terminar, juntam-se e separam-se de novo com outras pessoas. Se a união - aqui entenda-se por família - não fosse importante para a preservação da espécie, nossos ancestrais primatas não andariam em bandos. Seria cada um por si desde o início e nós não teríamos chegado até o presente momento evolutivo. Todos estariam em guerra contra todos. Fosse por comida, território, mulher, poder. O caos absoluto. Ainda bem que as mulheres, todavia, têm mais cabeça. Mas, mesmo elas, estão sucumbindo aos valores de mercado estabelecidos pelos homens.

Eu quero ser salvo! Eu quero romance!

Jorge Alexandre Schubbach, do "Adote um Post".

*De vez em quando eu voltarei com essa seção, já que tem muitos blogueiros por aí que, na minha mais particular opinião, deixam muitos pseudo-escritores de livros no chinelinho da vovó.

4 comentários:

  1. Percebo duas questões aí:
    1.a facilidade com que as coisas acontecem, sem que sentimentos sejam de fato envolvidos ou de modo que outros fatores sejam confundidos com sentimentos;
    2. a necessidade que as pessoas apresentam em demonstrar ser aquilo que não são, muitas vezes até apresentando-se de forma negativa somente para atender a um padrão social ou modismo.

    O caos, realmente! Tudo efêmero e sem sentido, resultando em uma tropa de pessoas com mentalidades disformes e distorcidas que se deixam levar por muito pouco.


    Congratulações ao autor. Excelente texto! Uma crítica perfeita à essa realidade idiotizada atual que eu sempre menciono.

    Ah! Eu também quero (e preciso!) ser salva e também quero romance...

    ResponderExcluir
  2. Incrível o post
    Palavras bem ditas de uma pessoa inteligente deixam mesmo muitas publicações por aí no chinelo

    O escritor disse bem, hj vivemos as relações pessoas num ritmo de mercado
    Oferta e procura, esse é o jogo
    Conheço muitos casos assim, as pessoas se juntam, tem filhos, separam e ficam assim formando familias espalhadas e acumulando distancias e ressentimentos.
    Isso é triste pq a familia devia ser a coisa mais solida e constante na vida das pessoas.
    Vivemos numa era em q os sentimentos são banalizados. :(
    Abç Marcel

    ResponderExcluir
  3. Imediatismo.
    Falta ou inversão de valores...
    Por isso,me emociono muito quando vejo um casal de velhinhos de mãos dadas.Daqui alguns (poucos) anos,será que existirá isso?

    ResponderExcluir
  4. As pessoas não tem mais base familiar o famoso "berço".A maioria das pessoas são jogadas no mundo com valores já deturbados e lá fora com perdão da palavra só fazem merda.É um ciclo sem fim, valores invertidos ,o normal hoje em dia é ser sacana e tantas outras coisas ruins que tao virando normais.
    http://uaimeu10.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...