Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Falando de Filme # 12





Tenso e angustiante, A Perseguição (título um tanto bobo) convence em manter o nervosismo de uma situação realista, com personagens bem delineados por um roteiro enxuto, direto e numa direção altamente competente de Joe Carnahan – que se tornou amigo pessoal de Lian Neeson. 


Aliás, falar de Neeson é “chover no molhado” já que o veterano ator sempre se mostra muito bem em cena e propõe ao espectador toda a garra, determinação e ao mesmo tempo, uma vulnerabilidade que seu protagonista tenta ultrapassar nele mesmo. Com uma premissa até comum, onde vemos um grupo de funcionários de uma indústria sofrendo um acidente de avião, onde caem numa região montanhosa e coberta por neve, os personagens à partir dali precisarão conviver com as diferenças, com as dificuldades encontradas pelo caminho e com a esperança que, certamente, pode ser a única coisa salvadora para cada um deles ali.


A fotografia do filme engrandece o branco da região e enaltece ainda mais o clima de nevasca que ocorre em todo o filme, o que para a trama é essencial, já que os sobreviventes precisam enfrentar a todo o tempo a baixa temperatura do lugar - e o espectador que conseguir imergir à tal ponto nesse tom do filme, certamente sentirá frio com eles, rs.

Com a natureza ameaçadora em volta dos personagens e os lobos sempre os caçando, o filme torna-se gradativamente não só uma corrida para se escapar desses consequentes inimigos... mas, também, uma agoniante resistência em manter a esperança e a força que cada um precisa ter para sobreviver ou para, ao menos, aceitar o seu destino.

PS: Há um quê também de religiosidade e fé, levemente e eficientemente debatida na trama.

Um comentário:

  1. Olá Marcelzão tudo bem aí mano?

    Rapaz bela crítica você escreveu aqui. Esse eu não vou perder

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...