Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Bugs, Panes e Contra-tempos


Como alguns muitos já devem ter ficado sabendo, principalmente os amigos que também possuem o domínio blogspot, o serviço do Blogger deu uma pane na madrugada de quarta e entrou numa problemática manutenção que se arrastou por toda a quinta feira vindo a se estabilizar aos poucos apenas nessa sexta.

Além de mais de 24 horas "fora do ar", o que impossibilitou dos blogueiros que usam o serviço do Blogger ficarem completamente inativos com seus posts e com a atualização de seus Blogs, tivemos também a perda temporária dos nossos últimos posts (aqueles que foram publicados na quarta feira em diante), e os nossos comments que servem para os leitores e visitantes comentarem, havia sido zerado! Essa foi a minha maior frustração, já que não só por ter perdido os comentários que já havia ganho na tirinha de número 11 do Fido, mas me senti na pele daqueles que vieram aqui, leram, viram a tirinha e comentaram com tanto gosto para repentinamente não terem mais seus comentários expostos. No mínimo, uma falta de organização do serviço Blogger, já que poderia ter tido algum backup em sua central de armazenamento, onde pudessem ser recuperados os comentários dos leitores. Peço desculpas de verdade por isso!

Outra coisa que gostaria de deixar evidente, é que esse foi o primeiro pane que o Sistema Blogger sofreu de forma séria e demorada, já que toda e qualquer manutenção dos serviços Blogger (que ironicamente é do Google, uma das empresas mais renomadas, respeitadas e poderosas da Internet!) jamais passou de algumas horas. Quando o Blogger ficava num status "indisponível" para ser usado, era coisa de no máximo, 1 hora mesmo. Tanto que dentro da estatística dos serviços de blogs, ele além de ser o mais antigo e tradicional, ganhava de vários como o Wordpress, o Tumbl e tantos outros. Agora, é um risco e uma possibilidade de que muitos usuários do Blogger migrem para os serviços rivais. Eu não farei isso, já que gosto de muitas ferramentas disponíveis no Blogger, que me facilitam para o manuseio e postagem... mas é óbvio, que entenderei aqueles que por acaso, quiserem sair.

Mancada héin, Blogger! Que isso não se repita, porque perdi comentários legais que, infelizmente, vocês não conseguiram salvar.

4 comentários:

  1. Bem Marcel, acho que vc foi um pouco precipitado. Porque não foi uma pane que causou a manutenção e sim a manutenção que causou uma pane. Na segunda feira eles avisaram no blog oficial que na quarta-feira o Bloggger iria passar por uma manutenção pois esse ano teremos muitas atualizações no sitema para melhorá-lo (uma boa notícia pra todos nós). Acontece que a manutenção deu pane e eles só consertaram depois de 20 horas.

    E fique tranquilo que os posts foram restaurados e no blog oficial eles falaram que os comentários estarão retornando também ainda nesse fds.

    É só visitar esses sites http://status.blogger.com/
    e esse http://buzz.blogger.com/2011/05/blogger-is-back.html de vez em quando pra ver o que tá rolando no blogger. Por sorte eu visitei e já sabia. Eu quase que fui precipitado tb, quase que refaço meus posts perdidos, mas como eles avisaram que iam voltar fiquei mais tranquilo.

    E uma recomendação: Fica no blogger mesmo. O Tumblr é muito limitado. Vc vai perceber de cara. Tipo, vc não consegue colocar mais que um vídeo do youtube por postagem! Entre outras coisas, vc que gosta de escrever, não combina nada com o Tumblr, mas se for pra postar as tirinhas fica perfeito. E o wordpress eu achei simplisinho, o Blogger é mais versátil. E como vc disse, é do Google, então a visualização do seu blog fica bem melhor.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ah! E eles colocaram sim um Backup! O Backup foi justamente a versão em que os posts foram removidos, então voltamos ao estado em que os posts não foram realizados!

    Pra entender melhor, leia a tradução que fiz: http://dois-e-meio.blogspot.com/2011/05/blogger-esta-de-volta-mas-nao-100.html#more

    ResponderExcluir
  3. O Wordpress não é "simplisinho", não! A maior dificuldade para aqueles que não dominam uma segunda lingua reside no fato de disponibilizar a maioria das ferramentas em inglês; entretanto, quando se domina a língua e se alcança hábito de manejo no site, essas dificuldades são sanadas.
    Vários são os recursos disponibilizados no Wordpress e eles são disponibilizados de acordo com o tema escolhido pelo dono do blog. Vemos muitos blogs em Wordpress sem widdgets ou demais dispositivos acrescentados, mas isso não vem a ser por falta de recursos no sistema e sim porque as pessoas não conhecem como utilizá-los. Fica a minha defesa.

    Se foi manutenção pós pane ou pane pós manutenção eu não sei. Entretanto deixou muitos de cabelos brancos e é uma falha, SIM! Há pessoas que valorizam seus artigos, seus escritos de maneira especial e, acredito eu que, até perceberem que a situação estaria normalizada, essas pessoas passaram por bons bocados...

    No mais é torcer para que não se repita (ao menos não dessa forma).

    ResponderExcluir
  4. Fiquei dividido agora, com os coments...

    _______________________________
    Se puder retribuir:
    http://entendaque.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...