Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

terça-feira, 31 de maio de 2011

"Bullying" é alguma marca de bolo?


Tenho 31 anos e sou de um tempo onde os verdadeiros roqueiros se vestiam de couro e que as roupas coloridas eram trajes infantis de quem gostava de usar camisa com a estampa do Pica-Pau. Na minha época, o politicamente incorreto era aceito, não havia tantas frescuras como hoje em dia, e meus melhores amigos podiam ser chamados de neguinho e bichinha sem que corrêssemos o risco de sermos processados pelos vigilantes da moral e dos bons costumes.

Pois bem... falando nisso, esses meus amigos chamados de Neguinho e Bichinha - que hoje viraram "afro-descendente" e "homo-afetivo", respectivamente -, sempre sofreram na escola, juntamente comigo, algumas sacaneadas básicas, zoações e provocações alheias, geralmente feitas por aqueles outros alunos mais velhos, repetentes que se localizavam no fundo da sala. Eram garotos com caras de maus, mais marrentos e abusados, que sentiam algum prazer mórbido em mexer com os garotos mais novos e zombar deles. "Prazer" talvez advindo de alguma carência familiar ou mesmo de alguma síndrome que os faziam comer cocô de criança. Mas existiam, estavam lá, todos eles; típicos adolescentes com suas espinhas na cara dando pescotapa na gente enquanto estávamos na fila e sacaneando todos os nossos reais e imaginários defeitos físicos. Pois é, éramos vítimas de cada um deles, de toda a "perseguição" e implicância que os mais peraltas faziam com os mais calminhos. E nem por isso, saímos traumatizados, revoltados com Deus e o mundo e com vontade de estourar a cabeça de todos que víssemos pela frente... quer dizer, ficávamos putos, claro, afinal, qualquer sacaneada covarde é um grande motivo pra gente querer revidar! E às vezes revidávamos!! Quantas vezes também não fui pego pelos inspetores da escola lá no pátio de basquete caindo na porrada com algum desses marrentinhos? A pressão psicológica era de todos os lados, afinal, se tínhamos que nos livrar das zombarias desses sacanas, ainda teríamos que enfrentar depois, as provas cabeludas que os professores sádicos tinham o prazer de aplicar na turma, pra depois em voz alta dizer os nossos nomes na sala seguidas de nossas respectivas e trágicas notas! Acho que esses professores filhos da puta, talvez, eram piores que os moleques valentões, já que não eram mais "crianças" e torturavam muito mais nós, alunos, do que aqueles outros alunos rebeldes que davam peteleco nas nossas orelhas! Mas a grande verdade, minha gente, é que não existia essa turma de psicólogos colado em nossos rabos com um dicionário americanizado a fim de provar toda e qualquer Síndrome infantil. Não! A coisa era muito mais simples: sofríamos zoações nas escolas como podia acontecer com qualquer outra criança, tínhamos medo de alguns mais marrentos folgados, e por isso, evitávamos sentar perto deles. Mas eu encarava isso numa certa "normalidade", afinal, não era SÓ EU que era zoado. Eu sabia que outros colegas meus TAMBÉM levavam pescotapa, peteleco, alfinetada na bunda, puxão de cueca, arriada de calça e éramos todos cientes de que o jeito era fugir, cair na porrada com alguns deles ou, no final, rir daquilo tudo! Acho que o grande problema é de quem DRAMATIZA muito!!! Quer revidar? Quer se vingar na hora? FAÇA!!! É bem melhor do que guardar mágoa, rancor e raivinha e depois chegar em casa e pirar na batatinha querendo descontar na família, nos irmãos e instalar uma bomba em cada escola!

Bullying? Isso é o quê? Uma espécie de bolo pequeno, daqueles que imitam rocamboles? Ou é o sobrenome de algum inventor das sacaneadas de escola? James Bullying? Robert Bullying? J.H. Bullying? Não... é apenas uma denominação americanizada para designar violência psicológica e/ou física realizada por alguém ou por um grupo sobre outra pessoa mais fragilizada. No meu tempo, isso era a velha e famosa IMPLICÂNCIA, que hoje, ganhou esse nome "pomposo" de gente fresca. Mas a pergunta mais SÉRIA sobre o bullying que me fica é: será que os estadunidenses usam algum termo abrasileirado para designar alguma fase na infância deles também?

Imaginei um menino nova-iorquino falando com um outro agora: "Hey, guy... i practiced a punheta today... is very nice!!!". Não, acho que eles não usariam isso. Só a gente que ta acostumado a engolir as porras deles mesmo!

* Marcel Camp sofria IMPLICÂNCIA na escola e tirava de letra... Bullying quem fazia era os meus professores de matemática (ou quem sabe a cozinheira)!

5 comentários:

  1. Vou fugir do bullying e falar só da nomenclatura...

    Realmente, é patética essa tendência brasileira de adotar (e abraçar!) designações americanas para tudo o que está em voga. A impressão que tenho é que vivemos em um país pobre de linguagem, entretantoo português é riquíssimo, o que faz dessa prática algo desnecessário. Mas “ta na moda”! E se “ta na moda” o povo tupiniquim bate palmas e sai por aí, repetindo sem saber pronunciar e usando sem saber o que significa. Fazer o quê?! Nós freqüentamos ‘shoppings-centers’, almoçamos em ‘self-services’, lanchamos ‘fast-foods’ e, nos momentos de dúvidas, procuramos no ‘google’... Pois é! Não duvido se mudarem o nome do pais: United States of Brazil!

    Beijo, Marcel!

    ResponderExcluir
  2. O termo pode ser americanizado mas o problema é real
    Eu e vc tiramos isso de letra quando estavamos na escola e hj rimos disso
    Mas e aqueles q sofreram tanto q se tornaram adultos perturbados e assassinos?
    Eles não levaram só na implicancia
    Acho triste a situação nas escolas
    Professores, alunos, americanos, são tds parte do problema
    Mas o fato é q, em inglês ou português, ele existe
    Abç Marcel

    ResponderExcluir
  3. Bullying é uma merda que todo mundo fala que foi prejudicado por isso e na verdade ninguém passou por porcaria nenhuma.

    O engraçado que a mídia faz um escaraceu com tudo isso.

    Leia no meu blog o que acho disso.
    http://brunohtlxinutilidadepublica.blogspot.com/2011/05/nao-e-bullying-se-voce-e-perneta.html

    To te seguindo, ok?
    Poder seguir, ler e comentar no meu blog?
    http://brunohtlxinutilidadepublica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. " sou de um tempo onde os verdadeiros roqueiros se vestiam de couro e que as roupas coloridas eram trajes infantis"

    Só nessa abertura,vc já falou TUUUUDO!
    É,Marcel,sinal dos tempos!

    ResponderExcluir
  5. Marcel, Hoje em dia quando abrimos as páginas dos jornais ou clicamos em algum portal só vemos notícias de violência para todo o canto, principalmente envolvendo jovens. A moda (isso mesmo, 'a moda') agora é tachar tudo como 'bullying'. Apareceram campanhas contra, a favor, dos neutros, enfim de todos os lados.
    Dizer que você sofreu bullying e que por esse motivo você se tornará uma péssima pessoa, violenta e que descontará todas sua raiva da infância de maus tratos em outros quando começar a crescer, desculpe-me, mas é uma afirmação para lá de hipócrita. Se formos olhar hoje para os grandes nomes do mundo, como Bill Gates, Steve Jobs, Mark Zuckerberg, entre milhares de outras mentes extraordinárias (sem dizer milionários, no mínimo), temos que notar que eles são quem são hoje justamente por conta dos problemas que sofreram quando menores.
    Cada pessoa é uma pessoa e temos que parar com essa mania de querer colocar todo mundo dentro do mesmo saco, rotulando, achando que todos tem os mesmos valores e pensamentos.
    Abraços Marcel e tenha uma ótima Quinta!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...