Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

terça-feira, 24 de maio de 2011

Em defesa de Jean Claude Van Damme

Escrevo esse post como uma homenagem e, principalmente, em DEFESA a um dos artistas que fizeram parte de minha infância e ajudou a formar o meu gosto cinematográfico desde moleque. Pode parecer "piegas" ou "clichê", mas eu realmente semprei gostei do Vandoca não só por essa carga de saudosismo, como pelo reconhecimento de que ele sempre foi um ator de ação bem acima da média! Mas acredito que Van Damme seja ainda muito subestimado como ator cinematográfico, o que nas linhas a seguir, provarei que é um grande equívoco pensarem assim!

Muitos possuem certa antipatia por ele nunca ter feito parte da "Turma de Ouro" dos heróis americanos do cinema-porrada, como o velho Arnoldão ou o Stallone, correndo por fora em filmes um tanto menores, mas nem por isso, ruins. Jean Claude Van Damme começou discretamente, assim como seus "rivais" hollywoodianos, fazendo pontas e interpretando papéis que lhe caberiam como vilões, como em Retroceder Nunca, Render-se Jamais; seu primeiro filme no país do Tio Sam, onde interpreta um lutador de Kickboxing perverso e com uma tremenda cara de mau, pronto para enfrentar um rapazinho tipicamente americano com cara de garoto-propaganda. À partir desse filme, ele chamou atenção de alguns produtores da meca do cinema comercial, que logo o convidaram para dessa vez ser o protagonista daquele que seria o pontapé certeiro (sem trocadilhos, por favor!) na porta do estrelato: O Grande Dragão Branco, onde interpreta de maneira correta e muito carismática o jovem lutador americano Frank Dux, um autêntico campeão de Kickboxing que precisa passar por um torneio um tanto cruel e rígido. O filme se baseia em fatos reais desse lutador que realmente existiu, claro que somando umas invençõezinhas para dar mais adrenalina à história, mas o fato é que além do kickboxing ter se espalhado pelo mundo e virado "febre" devido aos filmes de Van Damme, o belga também se transformou num ídolo da molecada que abraçou fortemente a arte-marcial do cara, assim como seu grande carisma!

(Van Damme para as meninas!)

De fato, Jean Claude Van Damme possuía - e ainda possui, apesar de bem mais velho hoje! - muito carisma. É dos brucutus oitentistas, o que menos parece um brucutu, analisando o seu rosto bem delineado. Era até considerado galã na época, pois lembro de algumas menininhas que elogiavam sua beleza física... isso sem contar quando não suspiravam ao ver sua bunda à mostra em 90% de seus filmes (falando nisso, uma estatística engraçada, mas Van Damme era até pouco tempo considerado o ator com a bunda mais bonita do cinema, perdendo agora para Patrick Wilson). Mas nádegas à parte, não posso deixar de dizer que além da formação de teatro, que ele realmente tem, Van Damme é lutador profissional de Karatê, Kung-fu e Boxe Tailandês, o que o rendeu um grande espaço no mercado americano dos filmes de ação, que estavam carentes de um simpático ator que também sabia lutar. Fora isso, Van Damme ao meu ver continha um grande diferencial daqueles que só sabiam atirar, jogar granadas e quebrar braços sem levar um supapo se quer... o belga era formado também em Balé Clássico(!), o que o permitia realizar coreografias e poses de luta até então jamais testadas. Vandoca é capaz de esticar as pernas num ângulo de MENOS UM(!!), algo que nem bailarinos comuns conseguem fazer, justamente pela flexibilidade que ele adquiriu com o alongamento das pernas. Claro que Hollywood não deixaria isso passar em branco, e exploraram ao máximo o porte físico do cara e essa sua maleabilidade espantosa!

(O ângulo menos um de Van Damme, impossível até para muitos bailarinos!)

Van Damme, ao contrário do que muitos pensam, também não fez sua carreira só com filmes de pancadaria, apesar desses obviamente chamarem mais atenção. Para quem viu Timecop (uma ficção científica com doses de romance!), Vencer ou Morrer (um drama com um final longe de ser feliz!) e Risco Máximo (um suspense de espionagem bem inteligente), sabe que Jean Claude arriscou a realizar vários gêneros de filmes, o que talvez, tenha sido retaliado justamente pelos fãs mais puristas que não aceitaram essas mudanças tão bruscas do artista, mas não por seus filmes terem sido de má qualidade... muito pelo contrário, acho que nos papéis mais dramáticos e diversificados de Van Damme, reside suas melhores performances como ator. Mas o público consumidor de suas obras mais escapistas, chiavam, e Jean Claude então teria que obedecer calado ao comércio cinematográfico, ou procurava se realizar mais artisticamente. E essa última opção, foi o que o moveu! O belga, então, fez suas malas, se despediu de Hollywood e voltou a fazer filmes na Europa, com produções mais modestas, alguns dentro do gênero policial mas com roteiros mais elaborados, melancólicos, sombrios e até trágicos. Ele ousou, se arriscou, perdeu aquela popularidade que o acompanhava até início dos anos 2000 quando ainda era um produto da América, mas com essa temporada na Europa, Jean Claude se firmou mais como artista pleno e mostrou numa produção quase independente chamada JCVD (o título do filme são as iniciais do ator), que ele dá uma SURRA - não literalmente! - mas talentosamente em qualquer outro "brucutu"! Nesse filme, com produção francesa, Van Damme faz um homem comum que se torna refém de um assalto a Banco, e numa ação toda corrida em tempo-real, vemos a transformação dele de um pacato indivíduo que só quer voltar pra casa, num homem destroçado sentimentalmente e que só quer viver em paz! Há inclusive uma cena, sem revelar muito, onde Van Damme chora - olhando pra câmera - que, sendo o mais honesto possível, é difícil não se emocionar por ele ali ser tão convincente!!!


Infelizmente, muitos ainda o vêem como um herói de filmes de ação. Não que isso seja de todo o mau, afinal, Stallone, Arnold e muitos outros são verdadeiramente gratos por isso e fizeram sua fama nesses rótulos, mas o caso de Jean Claude é que ele não quis ser apenas mais um num meio já tão dominado exatamente por esses renomados ícones americanos... o belga tentou o seu espaço, mostrou que sabe atuar de verdade (vejam esses filmes dele que elogiei) e, principalmente, nadando contra uma maré já fabricada e criada pelos grandes produtores, ele talvez seja um dos poucos que leve o cinema a sério não apenas como entretenimento, mas como ARTE também!

E, se isso é fazer com que seus fãs ou aqueles que já o criticavam, fiquem ainda mais o apedrejando, bom, ele já deu a resposta a toda essa gente em "JCVD", quando entra em seu carro na última cena... e se talvez ele ainda volte dar as caras em filmes comerciais de ação (claro que volta, afinal, um ator também vive de dinheiro), Vandoca já provou há muito tempo que também é um cara com uma alma artística muito forte.

* Se realmente ainda duvidam do talento de Jean Claude Van Damme como ator dramático, assistam urgentemente "Vencer ou Morrer", "Risco Máximo" e, principalmente "JCVD". Obras que mudarão por completo a concepção de quem o critica!

7 comentários:

  1. Penso como você. Também vejo no trabalho artístico de Van Dame algo além da simples pancadarias: há um carisma particular dele mesmo em personagens que habitam esse meio e isso acaba por dar um diferencial a seus filmes.
    Contrário de muitas mulheres, não vejo beleza nele mas o considero talentoso e percebo o mesmo preconceito (não só com ele!).

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. JCVD é perfeito,pois mostra o homem no lugar da personagem. Abrçs.

    ResponderExcluir
  3. Ele é perfeito e também fez parte da minha infância.
    Hoje em dia não temos artistas como ele mais.

    ResponderExcluir
  4. Grande Marcel, também sou muito fã do Jean Claude Van Damme, e assim como você, nunca o vi como um simples ator de filmes de ação, mas um ator ocmpleto que sabe verdadeiramente interpretar, dando show em todos os seus filmes, inclusive nos que citou, onde mostrou não ser "apenas" um grande ator nos filmes de ação, mas sim, em todos os gêneros. AH, um dos filmes que mais gosto é o Legionário, uma história muito bonita de lealdade e ação.

    Abração!

    ResponderExcluir
  5. eu assino em baixo tdo que vc disse sobre jean claude, eu amo esse ator.Pra mim ele é muito melhor do que os outro valentões,pena que holywood nunca deu valor maior que ele sempre mereceu.

    ResponderExcluir
  6. O CARA E DEMAIS SOU FA NUMERO1 DELE

    ResponderExcluir
  7. Bom gosto de tudo o que ele faz,inclusive o filme 6 Bullets lançamento é excelente.Fiquei muito feliz em vê-lo bastante recuperado,sem falar na participação em Mercenários 2 com uma atuação maravilhosa.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...