Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

terça-feira, 14 de junho de 2011

Falando de Filme #2 - Zumbilândia

George A. Romero é conhecido como o "pai" dos zombie-movies... o cineasta praticamente levou às telas os mais significativos e inesquecíveis filmes com os mortos-vivos e criou, desde então, um sub-gênero admirado por uma legião de fãs e imitado por muitos novos cineastas.

No entanto, mesmo que os filmes de Romero já possuíssem críticas sociais e muito humor negro IMBUTIDO nas cenas aterrorizantes e sanguinolentas de seus comedores de cérebro, foi só no início dos anos 2000 que alguns filmes começaram a querer transformar esse mote em comédia, de fato. Zumbilândia é a prova disso... que mesmo não descartando o sangue, as tripas e os mortos perambulando sedentos pelas ruas, consegue ter um humor completamente extravagante e bem trabalhado, com ótimas sacadas, diálogos super inspirados e atuações que favorecem ainda mais o tom "pastelão" e "anárquico" dessa divertida comédia com zumbis.

O novato e jovem diretor Ruben Fleisher, junto dos competentes roteiristas Rhett Reese e Paul Wernick, fazem um filme que na verdade é uma grande mistura de comédia, terror, aventura, romance e road-movie tudo num só mesmo pacote e, por mais inusitado que isso seja, conseguem extrair uma qualidade de todos os elementos de forma muito bem integrada.

Há tiradas do roteiro simplesmente geniais como as - inúmeras! - regras contra os zumbis (a do banheiro é completamente hilária!!!) e que não deixam de ser também totalmente coerentes, rs. As cenas são muito bem dirigidas por Fleischer, que sabe misturar perfeitamente a tensão provocada pela situação incômoda e emergencial quando os protagonistas encaram os mortos-vivos, com o humor escrachado de pequenos momentos inusitados que vão acontecendo no decorrer da trama! Algumas tomadas do diretor são muito bem trabalhadas e o início do filme é simplesmente espetacular, visualmente falando!

Mas Zumbilândia não teria ainda tanta graça se não fosse pelo elenco principal, composto por apenas 4 atores: Jesse Eisenberg, Emma Stone, Abigail Bresslin e Woody Harrelson... esse último, talvez, num dos papéis mais divertidos de sua filmografia! (e é muito bom constatar que um ator carismático e talentoso como Harrelson, está sendo bem mais aproveitado pelo Cinema, já que ficou tanto tempo subvalorizado por essa indústria). Columbus (Jesse Eisemberg) é quase o protagonista da história, já que é ele quem narra o filme inteiro em off, mas é impossível ficar indiferente às trambiqueiras irmãs feitas por Emma Stone e Abigail Bresslin... mas ao meu ver, quem quase "rouba" a cena é mesmo o simpático atirador viciado em bolinhos, Talahasse, feito por Woody Harrelson! Inclusive, uma sequência toda em câmera lenta dentro de uma loja de artigos para se fazer valer a regra "Aproveite as pequenas coisas da vida", de Talahasse, é uma das mais legais do filme!!!

Despretencioso, super divertido, com algumas idéias muito bem sacadas, e completamente simpático, a comédia de "terror" Zumbilândia torna-se ao meu ver, uma das pequenas - porém, ÓTIMAS surpresas! - desses últimos anos.

Se Ruben Fleisher manter essa qualidade na direção e na narrativa, tem tudo para ser mais um diretor de criatividade exemplar!

* Há ainda uma hilária participação de Bill Murray e mais uma homenagem aos que gostam de "Os Caça-Fantasmas".

8 comentários:

  1. Quando eu assisti esse filme não esperava nada dele, inclusive assisti por acaso, meio que por falta de opção na ocasião. E é exatamente isso tudo que você disse aí. Um pastelão com algo mais, que prende a atenção de verdade.
    Uma comédia realmente engraçada, diferente dos filmes besteirol que tem surgido (apesar de parecer besteirol em um primeiro momento) e com boas atuações.
    O grande detalhe de Bill Murray interpretando Bill Murray é ponto chave do filme; uma sacada sensacional.
    Quase não vejo mais ninguém falando desse filme. Foi bom você ter lembrado dele.
    Até!

    ResponderExcluir
  2. Achei a participação do Bill Murray muito válida!
    Sinto falta disso nos filmes, principalmente de comédia, de hj.
    Tem muitos atores fodas dos anos 80 e 90 q estão totalmente sumidos. Foi legal a atmosfera de homenagem ao cara.
    Tmb foi uma agradavel surpresa pra mim. Não esperava muito do filme, tive uma boa surpresa.
    Na minha opinião o filme teve o q falta na maioria das comédias superproduzidas por aí. Foi despretensioso e por isso mesmo engraçado.
    Abç Marcel ;D

    PS: Estou ouvindo tds os Badernacasts e estou adorando parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Vou assistir esse filme, ainda não tinha visto ele na locadora, vou te contar uma coisa eu sou encanado com alguns atores e atrizes por exemplo, eu assisto todos os filmes da Sandra Bullock, todos os filmes do All Pacino, do Robert De Niro, da Cameron Dias, da Jéssica Biel, do Eddie Murphy e por incrivel que pareça do Wood Harrelson também, acho ele um grande ator!

    ResponderExcluir
  4. É verdade, Barbara... esse filme poucos se lembram de comentar e até acho que poucos assistem achando que será um besteirol. Mas não, é uma comédia bem amarradinha mesmo e com uma história até envolvente e bem desenvolvida! A participação do Bill Murray como ele mesmo é uma tirada bem legal, rs.

    Driele, de fato muitas comédias dos anos 80 e 90 ainda tinham aquele frescor de ser algo original e não serem tão apelativas, não ao sexo e à escatologia como são em muitas comédias de hoje, infelizmente. E "Zumbilândia", apesar de ser uma comédia dos anos 2000, resgata esse clima legal dos anos 80, sendo bem despretencioso e ao mesmo tempo interessante!

    Andre, também vejo muitos filmes por causa de alguns atores, mesmo quando o filme é uma BOMBA! (como é o caso de "Homens em Fúria", com Robert De Niro e Edward Norton - dois atores que gosto muito, mas que lamentavelmente fizeram esse filme horrendo! rs). Agora, o Woody Harrelson é um ator que ficou muito tempo na "frigideira" injustamente, já que sempre teve talento e competência, mas talvez, nunca teve a aparência exigida por Hollywood... e o mercado lá é CRUEL e sempre preferiu os bonitinhos, mesmo que muitos deles não tenham talento. Woody é um ator que gosto MUITO também, desde "Proposta Indecente", e assim como ele, existem vários outros talentosos que ainda são muito subestimados, como Gary Sinise e Bill Paxton.

    ResponderExcluir
  5. Não faz muito meu genêro,mas olhando por sua perspectiva,endossada pelos comentários,deu vontade de assistir :)

    ResponderExcluir
  6. parace mesmo uma porcaria.. mais vai saber
    nao se julga um livro pela capa.
    quantos filmes ja assiti com aquela capa, aquela introdução e é uma droga..

    ResponderExcluir
  7. Engano seu, Pamela; não é uma porcaria.
    Estamos já tão habituados a comédias bobas e com conteúdo quase nulo e cenas grotescas, que abusam de sexo de forma desnecessária, que acabamos por preconceitualizar e generalizar em cima dos filmes do gênero.

    É um filme diferente, com piadas e cenas inteligentes e que surpreende mesmo.

    Marcel, Gary Sinise é perfeito; uma versão simplificada do George Clooney... - :)

    ResponderExcluir
  8. Também não assisti a esse filme ainda, mas como você fala que não é besteirol, vou dar uma procurada.
    O que eu sabia sobre ele é que era para ser um episódio piloto de uma série de tv que não aconteceu e sua continuação será em 3D.
    Valeu.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...