Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

terça-feira, 7 de junho de 2011

Marcha das Vagabundas... de quem?!


O Brasil sempre foi um país famoso por aderir qualquer tipo de modismo estrangeiro. Ganhamos o Rock n' Roll de Elvis e Beatles nos anos 50 e 60 (ainda bem!), pegamos o estilo hippie americano nos anos 70 (não é mesmo, Caetano e Gil?), deturpamos o contagiante funk de James Brown nos anos 2000 transformando nessa merda de hoje e finalmente, comemoramos o Halloween, a tradicional festa do Dia das Bruxas que a América do Norte sempre adorou fazer!

O estranho nisso tudo é que não vemos uma troca justa. Não há dois dias lá nos EUA para os estadunidenses brincarem o Carnaval, eles não pegaram nenhum pagode ou samba para formarem grupos musicais e muito menos vão querer aderir estilos brasileiros de se vestir socialmente... a calça de cintura baixa continua sendo para as tchutchucas que gostam de mostrar o cofrinho (dependendo de algumas, o carro-forte). O que acontece então, para as mulheres brasileiras que são sensuais por natureza, terem a vontade de IMITAR uma manifestação que as mulheres canadenses criaram após uma polêmica situação? A Marcha das Putas, digo, das Vagabundas (ah, é a mesma coisa, afinal!) começou quando um policial canadense fez uma infeliz declaração pública dizendo que "a mulher que se veste como uma vagabunda, tem mais é que ser estuprada mesmo!" - palavras exatas do catedrático oficial da Lei. Não demorou muito para as donas de casa e sei lá mais quantas mulheres canadenses se sentirem ofendidas com a frase e dispararem para as ruas vestidas como vadias com placas e faixas contrariando essa ideia, em um provocador e ousado sinal de protesto. Mesmo eu achando tudo muito exagerado - até porquê elas poderiam ter tido outras formas mais inteligentes e menos exibicionistas de se manifestar -, eu não me coloquei radicalmente contra a essa atitude das canadenses, já que de fato, as mulheres em questão que o policial se referiu, eram de lá!

Agora, para minha surpresa (deveria ser?), essa Marcha das Vagabundas criada pelas mulheres canadenses chega ao Brasil, mais precisamente em São Paulo, e mais um "evento-sensacionalista-com-tudo-para-virar-mais-uma-moda-festiva" está para acontecer. As paulistanas aderiram ao evento (por quê??? para quê???) nesse sábado e saíram também às ruas vestidas à caráter (ou seja: como putas) com placas escritas "Não somos vagabundas, e temos o direito de fazer com o corpo que queremos" (como é???) e espantosamente, se já não bastasse a aparência de prostitutas de esquina, muitas delas estavam com maçãs inteiras na boca, presa entre os dentes - o que era isso? Se não era uma alusão a um leitão pronto pra ser comido, era o quê então?? Juro que não entendi nada! Nem no visual e muito menos na proposta. Aliás, que proposta e manifesto as mulheres brasileiras queriam fazer??? Há praticamente cinquenta anos, as brasileiras são sensuais por natureza, exuberantes por genética e sempre muito extrovertidas, e nem por isso, são chamadas de vagabundas e putas dessa maneira, por nós brasileiros! Os homens daqui sabem e compreendem muito bem esse comportamento sexy da brasileira e jamais vamos ficar condenando - por mais que algumas coloquem míni-saias, decotes gigantes e vestidos colantes - as mulheres que se vestem assim, ou dizer que tem mais é que ser estupradas por estarem vestidas como vagabundas! Que eu saiba, não é a roupa que faz uma mulher ser vagabunda... é o comportamento, é a atitude! Uma mulher pode estar usando um vestido de gala para uma festa, e mesmo assim, pode ser uma vagabunda por ter um caráter péssimo. Ou uma mulher que não sabe se vestir, pode estar com peças meio vulgares ou destoantes do ambiente que se encontra, e mesmo assim, ser uma pessoa decente e íntegra. Então, há muitas controvérsias aí, e verdadeiramente as brasileiras não precisariam estar fazendo essa "manifestação". Estão aderindo a mais um modismo desnecessário e que, gradativamente, pode virar mais um evento anual onde a seriedade dará lugar à baderna e aí, sim, a putice e vagabundagem de verdade tomará conta.

Se não bastasse, já estão ocorrendo chamadas para manifestos debochados em cima dessa "Marcha das Vagabundas", como a "Marcha do Boquete Matinal" e a "Marcha do Sexo Anal", todos criados por homens sacanas que começaram um movimento sarcástico como resposta a essas brasileiras que não pensaram antes de fazer. Se duvidam dessas outras Marchas, podem procurar pela internet que certamente vão achar. Ou seja, ta virando bagunça! Típico brasilerismo, não?

Só é lamentável que ao invés de estarem criando Marchas contra a Violência Doméstica, contra o Abuso Sexual ou para uma melhor Educação no nosso país, elas prefiram dar mais atenção às canadenses que não tem nada dessas deficiências que o Brasil tem.

* Marcel Camp fará a Marcha do Soldadinho de CHUMBO e pulará num rio bem fundo... para não ter que ver mais modismos inúteis como esse, sendo aceito por nós.

4 comentários:

  1. Estranha essa facilidade que o povo brasileiro tem de aderir a propostas que não são suas e abraçar causas desnecessárias e que muitas vezes só salientam algum tipo de negatividade em relação à sua postura ou conduta. Nesse caso específico da ‘marcha das vagabundas’ a coisa passou extrapolou limites mesmo! No meu entendimento isso foi vulgarizar ao extremo a imagem feminina; soou aos meus ouvidos como se dissessem: “somos putas sim, e daí?!”

    Brasileiro precisa aprender a pensar mais no que vai reivindicar, verificar pelo que vale a pena lutar, e como algo pode ser defendido... Maçã na boca? Roupas vulgares? Placas com frases vulgares? Puta merda! O que é isso?! O que o povo quer? Mais um motivo pra festejo? A impressão que dá é de que já que aconteceu lá, aqui também deve acontecer... E pra quê isso?...

    Se as pessoas voltassem sua atenção para causas sérias e relevantes não haveria metade da baderna que impera no país... E, sendo sincera e até mesmo preconceituosa (não me prendo à rótulos) é preciso que se descubra que sensualidade é uma coisa e vulgaridade é outra; eu não vejo como adequadas muitas das vestimentas que as mulheres usam atualmente. Em paralelo a isso, a frase dita pelo policial foi infeliz, entretanto há muitos homens aqui que tem pensamento fundamentado nessa mesma linha, sim! O modo de vestir de uma mulher não justifica um estupro ou qualquer tipo de violência, mas ainda assim isso deveria ser revisto; as mulheres deveriam rever sua conduta e vestimenta, porque a ‘coisa tá feia’...

    Até!

    ResponderExcluir
  2. G-Zuis!
    Fiquei olhando para a foto e não acreditei no que vi...Li o post,e não acreditei no que li!
    Vc vira soldadinho de chumbo aí,que eu vou pedir pra parar o mundo,porque eu quero descer!
    Affff :(

    ResponderExcluir
  3. Creio que cada uma tem seu lado, se uma mulher qeur se vestir vulgar, ela deve etr esse direito, o questão no geral é LIBERDADE e RESPEITO com o outro, vc pode não gostar doq eu ooutro faz , mas deve respeitar! por josi Rizzari (Antes que ordinárias)

    ResponderExcluir
  4. Deveríamos começara nos ver como seres-humano,para início de conversa...muitas brasileiras,incluindo eu,estão candasa de serem vistas como "naturalemnte sensual",como um par de bundas e peitos,a reação contra a campanha da Hope deixou isso bem claro...mas aí,o que as feministas fazem,uma marcha de vadias!!Como esperamos ser levadas á sério??

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...