Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

domingo, 2 de outubro de 2011

Wolverine

Um dos personagens mais emblemáticos, famosos e, talvez, um dos mais queridos pelos fãs das Histórias em Quadrinhos, é um sujeito um pouco mau-encarado, baixinho (nas HQ's, ele mede 1,64m de altura!), que odeia fazer a barba e tem o auto-fator de cura como poder mutante... seu nome é Logan, mas muitos o conhecem pelo codinome "Wolverine", e eu sou um grande fã dessa criação!

Wolverine (palavra em inglês para "Carcaju", um tipo de animal das florestas do Canadá), é um personagem fictício, um herói de histórias em quadrinhos publicados pela Marvel Comics. A primeira aparição do personagem foi na revista de HQ Incrível Hulk #180 (em outubro de 1974) e foi criado pelo escritor Len Wein e pelo diretor de arte John Romita, que desenvolveu o personagem, e foi primeiramente desenhado para publicação por Herb Trimpe.



- A ORIGEM (Programa Arma-X):

O passado de Wolverine sempre foi coberto de mistério. Cobaia de uma experiência governamental (o Programa Arma X) Logan pouco sabe sobre sua vida pregressa, pois teve memórias falsas implantadas pelos militares. Só recentemente se descobriu seu verdadeiro nome: James "Logan" Howlett, nascido em Alberta, no Canadá, filho de Elisabeth e John Howlett. É irmão mais novo de John Howlett Jr., que "morreu" logo cedo.

Devido ao seu “Fator de Cura Mutante”, o envelhecimento de Logan é lento, fazendo com que sua idade certa seja indeterminada. Sabemos porém que ele lutou na Guerra Civil Americana e na Segunda Guerra Mundial (ao lado do Capitão América). No livro do autor Hugh Matthews, intitulado "Lifeblood", Wolverine está preso em um campo de concentração na Polônia chamado "Höllenfeuer" (algo como 'Fogo do Inferno'), durante parte da Segunda Guerra Mundial.

Já tendo atuado como agente secreto da C.I.A. e do Serviço Secreto Canadense, ao cair em desgraça junto a seus superiores, ele foi caçado como uma ameaça, capturado e enviado a custódia de cientistas canadenses, participantes do "Programa Arma-X", quando se descobriu que ele era um mutante com fator de regeneração e com garras ósseas retráteis saindo de cada pulso. Esse programa, (parte do programa Arma Extra, que objetivava criar máquinas de guerra perfeitas), precisava de "voluntários" para sua técnica de implantes de Adamantium, (um metal fictício, sendo o mais resistente da Terra), no esqueleto humano. Graças ao seu fator de cura, Logan conseguiu sobreviver aos experimentos: o resultado foi que todo o seu esqueleto foi revestido com o metal experimental.


- TROPA ALFA:

Conseguindo escapar do Programa, Logan viveu como um animal durante muito tempo nas florestas canadenses, sem memória e agindo apenas por instinto. Só voltou ao convívio da sociedade quando o casal Heather e James McDonald Hudson o encontraram, cuidando dele e o fazendo se comportar como um humano novamente. James (que era o herói Víndix) o convidou para fazer parte da Tropa Alfa, o super-grupo de heróis canadenses.

- X-MEN:

Logan atuou com o grupo canadense até ser convocado por Charles Xavier, o "Professor X" (juntamente com um grupo de mutantes novatos) para salvar seus pupilos originais de Krakoa, a "Ilha Viva". Após o bem sucedido resgate, Wolverine aceita o convite do Professor e permanece nos Estados Unidos, tornando-se um membro ativo dos X-Men, onde permanece até os dias de hoje.

Após a saga Queda dos Mutantes, no período em que os X-Men foram dados como mortos e passaram a atuar tendo como base uma cidade abandonada no deserto australiano (antiga base dos Carniceiros de Mutantes), Logan começou a dividir seu tempo junto com a equipe em aventuras solo. Estas se passavam em Madripoor (uma ilha, capital de um principado fictício ao Sul de Cingapura), onde ficou conhecido como Caolho, por usar um tampão em um olho. Essa fase foi mostrada no Brasil com o lançamento de sua Revista-Solo, pela Editora Abril, no início de 1992.

Logan já teve três esposas: a empresária japonesa Mariko Yashida, a índia canadense Raposa Prateada (fato questionável, devido aos implantes de memória que o herói recebeu) e a vilã conhecida como Víbora (antiga Madame Hidra). Este último casamento não ocorreu por vínculos afetivo: Wolverine se sentiu na obrigação de se casar para cumprir uma promessa feita a uma amiga já falecida a muitos anos atrás: Seraph, a fundadora do Bar Princesa. Já Víbora desejava assegurar seu domínio sobre o mundo do crime na cidade fictícia de Madripoor.

Um personagem de extremos, Wolverine já representou diversos "papéis" dentro dos X-Men. Tendo passado de "garoto-problema" a tutor e "consciência" do grupo, o comprometimento de Logan com o sonho de coexistência pacífica entre humanos e mutantes é total. Considerando os X-Men sua família, ele, de sua maneira característica, sempre oferece ajuda a todos os membros em momentos de dificuldade, aconselhando-os ou chamando-os à realidade, da maneira que se fizer necessária.

- CARACTERÍSTICAS:

Wolverine é famoso pela baixa estatura, recebendo por muitas vezes a alcunha de "baixinho". O adamantium em seus ossos o deixa bastante pesado, isso faz com que seus músculos sejam mais desenvolvidos e seus golpes mais impactantes, pois em teoria seus oponentes recebem golpes de um punho com ossos de metal indestrutíveis. É mestre em várias modalidades de combate desarmado e armado (armas brancas e de fogo), já tendo treinado com grandes mestres orientais e tendo sido agente secreto de elite das maiores instituições de espionagem do mundo. É poliglota, sendo fluente em japonês e espanhol.

A principal característica de Wolverine é sua selvageria animal, que aliada a uma inabalável força de vontade, faz com que ele seja temido e respeitado pela maioria dos personagens da Marvel, apesar de não possuir poderes cósmicos.

- REGENERAÇÃO:

Seu principal poder mutante é o chamado Regeneração Celular, dom que lhe permite curar-se de qualquer ferimento ou envenenamento rapidamente, por mais mortal que este seja, além de não ficar doente e poder recuperar órgãos inteiros, através de uma imensa capacidade de regeneração celular. Wolverine já teve o próprio cérebro destruído por suas garras quando teve o corpo invadido por um vírus tecnorgânico e se recuperou em instantes. Provavelmente é esse poder que diminui assustadoramente seu envelhecimento.

- SENTIDO AGUÇADO E GARRAS RETRÁTEIS:

Além do fator de cura, Wolverine possui sentidos super aguçados, podendo rastrear o alvo pelo cheiro (como um lobo), tendo também audição e visão superiores a de um humano normal. Possui também 6 garras retráteis de 30 cm (3 em cada braço) que saem de seus antebraços por meio de contração muscular, como qualquer outro movimento. Essas garras, bem como seu esqueleto, foram recobertas artificialmente com o metal Adamatium, deixando seus ossos e garras indestrutíveis e transformando Wolverine em uma perfeita máquina de combate. Wolverine ganha um novo adamantium dado por apocalipse sendo á prova de magnetismo e é mais resistente.

- SEU ARQUI-INIMIGO:

O arqui-inimigo de Wolverine é Victor Creed (no filme X-Men Origins: Wolverine, aparece como sendo o seu irmão mais velho), mais conhecido como Dentes-de-Sabre. Adversários de longa data, possuem poderes quase equivalentes (o poder de cura de Creed é mais fraco, mas Creed é mais forte que Logan), o que, apesar do ódio declarado entre eles, gerou um certo respeito mútuo. Em combate, Creed é quase tão perigoso quanto Wolverine e é um dos raros oponentes que lhe são páreo. Um implante de memória fez Logan acreditar que Creed era seu pai e havia matado sua esposa Raposa Prateada, o que depois foi desmentido.

- NO CINEMA:

Nos cinemas o personagem foi interpretado pelo ator australiano Hugh Jackman em uma série de quatro filmes: X-Men, X-Men II, X-Men III e X-Men: Origins.

Mas diferente do personagem dos quadrinhos, Hugh Jackman é um cara alto e contra-põe uma das principais caraterísticas do personagem, que era exatamente a sua altura. No entanto, a atuação e a devoção do ator ao papel do mutante canadense já se tornou clássica.

- CURIOSIDADES FINAIS:

-Wolverine é o personagem da Marvel com o maior número de fãs. Suas sagas nos quadrinhos, já bateram recorde de vendas.
- Embora, muitos acusem o personagem de ser um dos mais violentos, é dele também as grandes sagas românticas...
- O visual de Wolverine foi baseado num animal canadense de mesmo nome. Aqui no Brasil, seu parente mais próximo é o Carcaju, um mamífero selvagem de pêlos ouriçados.
- Muitos defendem até hoje que seu grande amor foi Mariko, a japonesa com quem se apaixonou na saga "Tentáculos". E sua relação com a jovem mutante Jubileu conquistou muitos leitores pela lealdade e amizade que ambos fortaleceram juntos.

* Wolverine é, de fato, o personagem que mais gosto da Marvel. E ele é a TRIGÉSIMA QUARTA IMAGEM que compõe o título desse Blog.

2 comentários:

  1. Não acompanho nos quadrinhos (e sei que perco com isso), mas gosto muito do Wolverine do desenho e dos filmes. Sou fã também!

    Essa característica de regeneração... Quisera pudéssemos ter isso na alma!

    Até, Marcel.

    ResponderExcluir
  2. Wolverine é bom exemplo de anti-herói apenas que nas última publicações parte de sua essência animal, mas mesmo assim é bem melhor do que muita coisa por aí.

    Sobre o filme solo o recomendado é tocar foto e jogar no lixo pq o que fizeram não existe :P

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...