Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

sábado, 15 de janeiro de 2011

Big Brother Brasil


Várias siglas debochadas já foram dadas a esse Reallity Show conhecido aqui por BBB: Big Bosta Brasil, Big Bundas Brasil, Bial Babaca Brasil, Bitolação Burrice Brasil... enfim, todos esses termos para denegrir um programa que, apesar de bastante popular em todo o mundo, nos remete a uma "realidade" sensacionalista, muitas vezes destoante, e que busca cada vez mais o apelo gratuito na forma de corpos delineados, confrontos de egos, disputas de exibicionismo, e guerrinha intrínseca de intelectos. Afinal, de fato há várias "camadas sociais" ali representadas, mas que muitas vezes - ou em todas as vezes -, tem a inclusão estrategicamente arrumada pelo próprio programa!

Pra começo de conversa, admito que muitas vezes já me peguei assistindo ao BBB, com uma espécie de curiosidade esquisita em ver como aquelas pessoas estão se portando. Mas posso afirmar com toda a certeza que eu não gosto, não sou fã do programa e muito menos me adequo a esses tipos de gêneros de Reallity. Gostava mais do "No Limite"... aquele de tempos atrás comandado por um Zeca Camargo ainda magro. Mas confesso que a fórmula desses programas parece ter se esgotado e muitos assistem o BBB já na ânsia de ver intrigas, panelinhas sendo formadas, brigas, palavrões, barracos e confusões generalizadas. Parece que só assim, o programa ganha "gás" e reforça seu fôlego para atrair mais espectadores, por mais que a maioria ache que tudo seja armado ou que tais cenas degradantes agridem a família brasileira. Mas estão lá, de frente à TV esperando o caos acontecer.

Muitas questões de psicologia entram aí. Tem o lance do voyeurismo, do prazer imbutido que todos têm (em maior ou menor grau) de ver a "vida alheia" - mesmo que a vida alheia ali, seja toda construída na ausência da privacidade. Tem também a sensação do controle sobre algo ou alguém, da avaliação, do estudo comportamental... como se todos fossem cientistas examinando um bando de hamsters presos numa gaiola e esperasse por alguma reação surpreendente de algum daqueles ratinhos. Tem o que muitos atribuem do conforto comparado, ou seja, se sua vida está uma merda, ou você briga muito com seu esposo, esposa, irmão, irmã, quem for, ao ver aqueles participantes se xingando e se ofendendo, você automaticamente - e subliminarmente! - transfere sua ira, sua raiva ou sua tristeza ali, praquele momento, e acaba aceitando e entendendo a sua rotina desagradável. E, claro, a identificação é iminente: a espectadora gordinha que não é aceita na roda das bonitonas, vai logo torcer pra única gordinha que também está deslocada no programa; o gay que sofre preconceito tem sua torcida rapidamente direcionada aos gays da casa, a bonitona considerada burra também vai torcer paquela bonitona burra, o garotão que exibe os músculos e fala de surf, vai logo adorar o seu "brother" semelhante, e por aí vai... todo mundo ali dentro é um estereótipo, e tem seu público-alvo. O que não tem, é eliminado. É esse é o sucesso do programa? Talvez.

Mas o que me irrita profundamente, e que através de um post do amigo blogueiro André do "Verdades e Bobagens" me motivou ainda mais a escrever sobre o BBB, é o seu apresentador Pedro Bial. Jornalista e repórter da Rede Globo, ele se auto-entitulou "porta-voz" do povo (de quem?) e encarna o poeta filósofo de clube de golfistas e dispara frases e pensamentos deslocados para inserir os momentos e as ações que acontecem no próprio programa, dentro de suas filosofadas mexicanas. Sem contar aquelas cantadinhas de pedreiro dele pra cima de alguma meninas, putaquiupariu. Tentando mostrar cada vez mais sua falsa indulgência, o apresentador é um dos grandes responsáveis pelo elo dos espectadores ao sensacionalismo, apelo, exagero e "proximidade" do bando que está lá "confinado". Com frases às vezes irritantes que desvirtuam todo o sentido de uma palavra, Bial se coloca como um DEUS diante de todos aqueles seus súditos, e de certa forma, é mesmo ele o Grande Mediador entre brothers e espectadores. Infelizmente. E com isso, Pedro Bial transformou o heroísmo em banalidade (afinal, todas aquelas pessoas lá dentro que disputam um milhão curtindo piscina e mostrando a bunda pra câmera viraram HERÓIS!) e a Nave-Mãe (o centro de algo que rege e o núcleo de algo importante) virou aquela casa construída para poucos brasileiros morarem! E como ele sempre diz: "Salve, Salve, galera!". Salvar o quê, porra?!

O tragicômico é que mesmo com todos esses delitos comportamentais, agressões morais, sexo e namoro sem o menor comprometimento ou decência, e uma bitolação que o apresentador criou - para nós e, talvez, para ele mesmo! -, esse Reallity Show ganha recordes de audiência, firma seu público cativo e entra ano e sai ano, ele está lá, firme e forte com os mesmos espectadores grudados na telinha, assistindo e gastando Pay-Per-View para acompanhar 24 horas uma "realidade", no mínimo, estranha.

*Marcel Camp jamais pode entrar nessa casa, senão ele vai matar alguém lá dentro! Já tenho uma vontade enorme de pegar aquele Vinícius Valverde que faz "entrevistas" nas ruas pra saber a popularidade do programa e encher a cara daquele boneco artificial de PORRADA!

17 comentários:

  1. Pois é, Dr., eu também procuro encarar a coisa pelo ponto de vista da Psicologia... Nesse caso duas psicologias distintas: a psicologia dos confinados, a partir de suas atitudes (sejam quais forem: desde as mais nobres até as mais excêntricas putarias e traições); e a psicologia dos telespectadores, a partir das decisões tomadas por votação.

    Em se tratando do programa em si, até considero a fórmula boa, entretanto desgastou-se com o tempo, com a inclusão de alguns artifícios sem sentido e (claro!) com a banalização.

    Pedro Bial (excelente jornalista e sujeito inteligentíssimo) segue pagando seus micos diários e atribuindo status de Deuses aquelas pessoas que povoam o Olímpio que ele mesmo criou. Eu, particularmente, prefiro quando ele denomina a casa como 'nave', supostamente atribuindo aos ocupantes o merecido status de alienígenas...

    O povo vai continuar ligando, clicando e votando seja lá do jeito que for, porque gosta de ver o circo pegar fogo e, pior, ainda torce para que alguns palhaços se fodam no final (prova disso são os inúmero artigos referentes aos tombos levados pela candidata gordinha na última prova do líder!).

    Com isso a Globo a cada ano seleciona uma nova safra de seres (dentre eles misses, ex-jogadores de futebol, modelos, passistas, e demais anencéfalos que se sujeitem a tal) para exibir dentro daquela jaula...

    *Barbara Nonato, além de ter despertado extremamente sarcástica hoje, é psicóloga e meio louca, portanto também não pode entrar naquela casa; além disso é mais uma a engrossar a fila dos que querem acertar umas boas porradas no boneco artifícial do Vinícius Valverde... (rsrs)

    ResponderExcluir
  2. Concordo, o Bial é chato pra cacete.
    Ele esta ali, nao so pra apresentar o programa, pelo que li, ele tem o trabalho de ser o Big Brother, o personagem que tudo ve pelas teletelas no livro adaptado 1984.

    mas que o cara é chato 鬬

    ResponderExcluir
  3. mano eu odeio o Bial na moral...eu odeio esse Reality Show, quando eu não tinha TV por assinatura eu assistia, mais agora eu quero é que o BIG BROTHER SE FODAAA, AHH MORREEE DIABO

    ResponderExcluir
  4. aff.. eu abri o post pra começar a ler , meu pai chegou e viu a imagem do Bial começou me ALOPRAR, "Porra... o muleque vem pra cá, eu achando que tava conversando com umas mina, e tá ai vendo Big Brother"

    ...

    ResponderExcluir
  5. Ahauhuahuah... Diego, fala pro seu pai que vc tava vendo as meninas do BBB! (só não vale falar que é a transexual da Ariadna) =P

    E F.G., de fato, o Bial tem o papel de ser o grande Big Brother... na verdade, ele é o elo de ligação entre o espectador e os confinados. Mas muitas vezes, é chato mesmo!

    E Barbara, vc COMPLEMENTOU de forma perfeita o meu texto. O mais inccrível é perceber que muito dessa psicologia dentro do programa interfere RADICALMENTE no modo de pensar do espectador, alterando também sua psicologia de encarar as coisa... como no BBB anterior, onde o pessoal percebeu que o participante Marcelo Dourado estava sendo vitimado por gays RADICAIS!!! Era, enfim, uma virada de jogo pra sociedade, onde um hetero não era um algoz dos homossexuais, mas sim uma vítima... e tudo dentro de uma guerrinha sexista criado pelos próprios homossexuais - o que, ao meu ver, se virou CONTRA eles.

    ResponderExcluir
  6. Marcel, Pessoas que mal sabem ler e escrever são alçadas a categoria de “estrelas” e de “celebridades” sem que tenham qualquer talento que se sustente por mais do que cinco minutos.
    De uma cultura rica e cheia de “monstros sagrados” em pouquíssimos anos, fomos transformados numa cultura de “bundas falantes” e de “Siris de Sotaque”, que não têm talento sequer para manterem-se num programa de fofocas ou em qualquer outro meio por mais do que alguns dias.
    Hoje vivemos numa sociedade que cultua a mediocridade e a falta de criatividade.

    Uma recente pesquisa publicada, relatou que 70% dos eleitores são de baixa ou de nenhuma escolaridade. E desse número, cerca de 50% são analfabetos funcionais e 30% completamente analfabetos. Ou seja, cerca de 50 a 55% do nosso eleitorado não sabe ler ou, se sabe, não consegue ler textos longos e nem tem capacidade de entender o que foi escrito e interpretá-los.

    Aí está a razão para que Malufs, Collors, Renans, Mensaleiros, Sanguessugas, Jeffersons e tantos outros; continuem perpetuando-se no poder e trazendo a conta da corrupção para que nós a paguemos. Aí está a causa pela qual soluções simples e eficazes deixam de ser aplicadas, para dar lugar a “pirotecnias mirabolantes e nababescas” que servem apenas para o superfaturamento e o desvio de verbas. Aí está a razão para a opção pela mediocridade que nosso país fez.
    É ler sobre BBB, q eu fico Stressada! ¬¬º
    suasauhahus

    Abraços Marcel e Ótimo Sábado.

    ResponderExcluir
  7. Minha intenção inicial não era complementar; só comentar... Mas a coisa ficou tão grande que... É! Exagerei! Coisas do humor que insiste em me acompanhar hoje... Quando me empolgo perco o limite.
    Bj!

    ResponderExcluir
  8. A Globo está mais do certa de apostar neste programa, pois a audiência é garantida. Não a minha nem a sua, mas quase todo o resto do Brasil acompanha. Fico mais abismado de ver como as pessoas ligam para os assuntos relacionados ao BBB e se esquecem de outras coisas. Política, saúde e educação por exemplo. Em relação ao Valverde, tenho a mesma opinião. Carinha chato para caraio!!!!!!!!!!!!!
    Inté...

    ResponderExcluir
  9. Ah, eu acho que deve ser assim:
    - assistir pra distrair
    - viciar não
    - esperar alguma coisa desse reallity, nao

    Agora, acho que as provas são sempre ridículas. Até as provas da fazenda eram melhores.

    ResponderExcluir
  10. o programa é todo artificial.
    as posturas são forçadas e os participantes tem a profundidade de uma piscina de bebê.
    raramente se vÊ alguém que presta ali e só de se submeter a estar ali naquele circo, em troca de quinze minutos de fama duvidosa, já tira a credibilidade do indivíduo, isso quando não vai a dignidade também.
    o que mais dói é o intelectual de puteiro,
    pedro bial, sorrindo chamar: vamos ver como estão os nossos heróis! gisuis..

    ResponderExcluir
  11. preciso de sky

    so tava vendo big brother por causa do amor em quatro atos

    ResponderExcluir
  12. Essa coisa do Bial,essas crônicas que ele escreve descrevendo os participantes de uma forma
    tão intensa,aqueles textos tão elaborados para justificar a formação do paredão e a saída,hahahaha,comédia!Mas é uma indução,ele tem que mostrar as coisas daquela forma ,criando sim força e personalidade aos participantes,para que junto com a edição,aconteça uma história com personagens interessantes e acima de tudo,estabelecer esse processo psicológio (principalmente identificação) que vc tão bem descreveu.
    No mais,aquela coisa:
    "Se pudesse escolher entre o bem e o mal...troque de canal",hahahahahah:)
    adorei o blog,tô seguindo
    www.dancaharah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eu já nem comento mais sobre esse BBB, até pensei em postar algo sobre, mas BBB virou mais um clichê hauhahuahu

    http://umdiaentenderei.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. http://priscilapinkstar.blogspot.com/

    será que vc poderia me seguir? estou seguindo vc faz um tempão* beijos

    ResponderExcluir
  15. Isso é uma escrotice que inventaram só para ver gente se pegando, arrumar capa de Playboy e conseguir uma maneira de prender a atenção do povão.

    No dia que alguém for cara de pau suficente para fazer sexo sem cobertor ou andar nú como aconteceu nas edições estrangeiras logo param com isso

    ResponderExcluir
  16. Enquanto a massa continuar assistindo e "comtemplando " esse circo online , pode ter certeza que teremos muitas outras versões desse BBB(algo completamente descartável)

    ResponderExcluir
  17. Falou tudo Marcel!
    Eu também não sou fã de BBB, mas ás vezes me pego vendo aquela putaria publica.
    Mas enfim, BBB é sensacionalismo puro, é um golpe que muitos acreditam ser realidade. Pra mim essa é mais uma novela da globo, porem sem apresentação de núcleo de edição, apenas atores preparados para agir com forme o diretor pedir, no caso, Pedro Bial.
    E tudo não passa de uma putaria armada para chamar atenção do publico, pois sempre tem aqueles que adoram ver o circo pegar fogo, se aquilo fosse calmo sem nenhum intriga e discussão, duvido que alguém assistiria.
    É isso ai né!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...