Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

domingo, 30 de janeiro de 2011

Elogios, Comentários e muito Sal



- A importância dos comentários - parte 1 (preparando o terreno, ou "você pode ler sem se espantar"):

Quando eu pensei em criar um Blog, era óbvio a minha intensão em "chamar" leitores, atrair outros blogueiros e tornar o Vem Aqui No Meu Blog atrativo e interessante para quem nele entrasse. Afinal, desconheço quem tenha um blog ou site, que não se sinta feliz ou satisfeito em saber que seus posts, enfim, estão sendo lidos, interpretados e comentados. Mesmo quem não gosta do que escrevo ou não compartilha e não aceita algumas de minhas opiniões, quando deixa um comentário discordando ou até reprovando os meus textos, pode ter certeza que será bem aceito... será BEM LIDO por mim... mas com uma direta condição: que seja COERENTE ao assunto que eu abordei!

Por que, afinal, estou dizendo isso agora? Porque só depois de 5 meses (ou ainda só com 5 meses) da criação do Vem Aqui No Meu Blog, ativo e recebendo uma boa visita, estou querendo abordar a atitude de algumas pessoas que aqui entram? Porque, infelizmente e lamentavelmente, com o aumento do número de visitantes e comentários, também cresce o número daqueles que se aproveitam do espaço para simplesmente fazer apenas divulgação, ou comentar coisas que nada tem haver com o post em questão. E isso não está só acontecendo aqui, no meu Blog... mas vejo acontecendo em vários outros blogs de amigos também, onde já testemunhei comentários idiotas, bem imbecis mesmo, do tipo sem nexo, sem noção, que nada atribui para o autor do Blog, já que o nosso prazer, ao menos, é perceber que estamos escrevendo coisas que as pessoas estão lendo!!! Seja um manuscrito ou uma frase de duas linhas, o que importa pra nós, numa postagem, é saber se ela está sendo bem recebida. E, pra isso, não importa se é uma imagem ou um texto, se é um video ou uma música, desde que os comentários sejam relevantes, coerentes ao que postamos. O que precisa ficar bem claro e bem entendido, é que para nós blogueiros, os comentários são a única forma direta de saber se estamos agradando ou não. É através dos comentários, que percebemos algum grau de agradabilidade ou não... pra mim, é uma via de mão-dupla, "uma conversa" que temos com os nossos leitores-comentaristas; até porque, como vou saber se o que eu posto agrada ou não, se não tiver algum comentário, alguma frase reativa ao tema, mesmo que não sejam elogios e que o comentário seja apenas dizendo: "Não gostei, você poderia ter sido menos radical, não precisava dizer isso, e etc e tal". Enfim, o que quero deixar em evidência aqui, pessoal, é a IMPORTÂNCIA que um comentário tem QUANDO É coerente, plausível, conveniente e até, quem sabe, ser complementativo ao post que escrevo ou à imagem que publico. O comentarista, na minha mais particular opinião, tem tanta importância às vezes, quanto o autor, já que muitas vezes, eles nos "direcionam" ou servem como um "medidor" da nossa própria linha de pensamento.

Resumindo: um BOM COMENTÁRIO EM RELAÇÃO AO POST é TÃO IMPORTANTE QUANTO O PRÓPRIO POST... pelo menos, é assim que eu sempre interpretei, e é isso que dá vida a um Blog, principalmente!

- A importância dos comentários - parte 2 (soltando os cachorros, ou " você pode ler e agora pode se espantar"):

Uma coisa que nesses 5 meses de vida do Vem Aqui No Meu Blog me fez aprender, é que podemos sim fazer uma troca, ser receptivo e participativo no blog de qualquer outro blogueiro que aqui também participa. Ou seja, a maioria que lê, comenta e participa ATIVAMENTE do meu blog, recebe o mesmo tratamento meu... e entendam: não há puxa-saquismo e muito menos preferencialismos! Mesmo eu conhecendo alguns blogueiros há mais tempo que outros, isso não me dá nenhuma OBRIGAÇÃO de achar que o Blog ou Site dele é MELHOR do que outros que, por acaso, só vim conhecer bem depois. Não tenho MORAL nenhuma de dizer que o fulano que participa do meu blog desde 2008 é muito mais coerente nas respostas do que o ciclano que me visita desde 2010... o fator TEMPO aqui, não significa porra nenhuma na representação de qualidade. Há blogueiros que têm blogs há anos e que nunca tiveram um conteúdo tão significativo pra mim do que outros que, assim que criaram os seus espaços virtuais, me conquistaram de cara na forma como abordam as coisas! Há a linguagem, há o domínio do que está abordando, há a inteligência (bem ou mal humorada, não importa, desde que seja inteligente!), há a sagacidade exposta nas frases, há o tratamento com o assunto, há a preocupação com o leitor, há o envio da mensagem... enfim, isso TUDO eu levo muito em conta.

E o que andou me surpreendendo nesse mês de Janeiro, nesse início de 2011, é que alguns entraram - e continuam entrando - em meus posts apenas para deixar "comentários" que ou querem me PRESSIONAR para seguí-los, ou me OBRIGAR a visitá-los, ou me COBRAR comentários nos posts deles, sem eles nem LEREM o que está escrito nos meus! É sacanagem? Calma, que vem mais. Há outros caras-de-pau sem total vergonha que aparecem apenas para dizer "Gostei do Blog!". E não comenta sobre o post. "Legal essa imagem, como coloco no meu Blog?". E não comenta sobre o post. "Seu Blog é bem interessante. FUI!". E não comenta sobre o post. E pra piorar, há ainda o visitante PREGUIÇOSO, que quando vê que o post é longo, vai direto no comentário e diz estupidamente: "O texto ficou show! Irado!"... se eu for perguntar pra ele do que o texto se tratava, ta na cara que ele não vai saber responder! Digo isso porquê uma colega de um blog escreveu um texto de revolta, com uma passagem da vida dela um tanto desagradável, só que como era LONGO, o comentarista teve a capacidade (ou a filhadaputice mesmo) de ir no comentário dela e dizer: "Bonito texto! Vc escreve maravilhosamente!!!". PORRA, ELA ESCREVEU UM TEXTO PESADO, CRÍTICO, AMARGO... e o cara acha tudo bonito??????????????????????? Ele leu o quê, por acaso?!? Um poema do Drummond?!? Pensando nisso, eu acho que se o dia que eu escrever um longo post sobre o falecimento de um grande amigo e o quão ele significava pra mim, é bem capaz de algum retartado preguiçoso desses, chegar dizendo: "AHAHAHAHA. MUITO DIVERTIDO O TEXTO, EU RI MUITO!".

E se eu achava que não podia piorar, dois dias atrás, um "engraçadinho" fez um comentário num post meu dizendo o seguinte: "O SEU BLOG É BOM? É SIM, MAS AINDA É SEM SAL. E ELE PODE MELHORAR! ME VISITE E APRENDA A COLOCAR MAIS SAL NO SEU BLOG FAZENDO DA FOFOCA A NOSSA VIDA!". O que ele quis dizer exatamente com isso, eu ainda não sei, mas é óbvio que quem está precisando levar um bom sal, é ele!!! Só não vou dizer aonde.

Há também o fator da "obrigação em comentar", já que existem Comunidades no Orkut sobre Blogs que faz com que outros blogueiros comentem nos nossos blogs para que não seja acusado de levar CALOTE (o calote é o simples ato de um blogueiro deixar o seu endereço de blog na tal comunidade, abaixo do blog de um outro, e NÃO COMENTAR no blog de cima, como rege a regra). Isso faz com que muitos blogueiros entrem em blogs que não são do seu interesse apenas para deixar postado o endereço dos seus blogs... mas, pelamordedeus... se você escreve poesias e se viu entrando num blog que fala sobre mecânica automobilística e não entende NADA DAQUILO e não quer comentar porque sabe que vai sair besteira, pois nem quer ler o post "gigante" que detalha a embreagem e o cãmbio de marcha, NÃO COMENTE! É bem melhor do que comentar algo do tipo "Humm... legal esse carro! O meu pai tem um!". Para não sofrer essa vergonha e não ser acusado de calote, não poste o endereço do seu Blog naquele momento. Espere um outro blogueiro postar um novo endereço onde você se sinta mais "confortável" em colocar sua opinião! Vai por mim, é bem melhor do que escrever qualquer sandice e demonstrar que não está nem aí pro que o autor postou.

Então, meus caros leitores, à partir disso tudo que eu escrevi nesse post "ESPECIAL" , eu só queria dizer que não preciso mesmo de comentários idiotas, de visitantes por obrigação (se você não quiser comentar, tudo bem... não estou lhe FORÇANDO a isso!), mas se for comentar, LEIA pelo menos, os meus posts. Não sou poeta, não sou escritor e não sou piadista, mas escrevo com a melhor das intensões, SEMPRE, e por isso, gostaria que os comentários TAMBÉM tivessem essas mesmas boas intensões.

Pois uma coisa é certa: não chego a ter 30 comentários, mas os 15 que às vezes recebo, são de comentaristas fiéis, sensatos e que, principalmente, LÊEM o que escrevo!

*Agora, querem apostar quanto que CERTAMENTE, alguém não lerá esse longo post e escreverá exatamente "Muito legal, parabéns!". E aí eu perguntarei: "Parabéns pra quem, porra???"

14 comentários:

  1. Olha...É por essas e outras,que a partir de hoje,resolvi ativar a moderação de comentários no meu blog.Devia ter tópico lá na Comunidade ,de:cole seu link no blog acima,haaahha.Mas o que me leva a moderar,não é isso somente,mas sim essa espécie de cobrança que vc citou,e alguns comentários agressivos e pejorativos que recebi (e deletei).Por mais que eles não alterem em nada o que penso,ou que escrevo,não quero que os meus leitores se deparem com isso,é em respeito à eles,e também respeito à arte que eu pratico,e se estou divulgando,tenho que saber o que falam ,antes de divulgar por tabela.
    A Comunidade é uma mão de via dupla...Traz gente bacana,inteligente e generosa.Me concentro nisso e sigo (sem calotes,hehehe).
    No mais ,ressalto que seu blog é muito interessante ,parabéns pelo texto ,já estou te seguindo...porque pro meu paladar,aqui o sal está na medida certa.No ponto :)

    ResponderExcluir
  2. Uau!
    O moço ficou bravo!!!

    Brincadeira.
    Concordo com voce.
    As vezes postar uma frase curta, que nunca é minha, dá um trabalho grande. Pra ler o comentario: to te seguindo, me segue tb.
    Mas com tudo isso, cria-se laços com pessoas mega interessantes.

    Ahh.... seu blog tem sal e açucar na medida certa.até uma pitada de pimenta.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Passando pra dizer que seu blog é bom.
    Fui............

    ResponderExcluir
  4. Agora com meu perfil do Blog.
    Fui......Abraço

    ResponderExcluir
  5. Rsrsrs,
    Fala Marcel,
    Desculpa a brincadeira meu véio.....desconsidera os dois comentários anteriores que fiz....mas eu entendo perfeitamente o que você está sentindo.
    Ontem mesmo, um sujeito entrou no blog e deixou três comentários iguais em postagens diferentes:
    "Visite meu blog e assista o SporTV grátis", e colocou o link.
    É evidente que deletei os "comentários" e mais:
    Denunciei ao Google e à SporTV, onde tenho amigos lá. O que ele está cometendo, é crime!
    O blog dele terá tempo curto de duração!
    Eu costumo deixar todos os comentários, a não ser estúpidos e criminosos como esse que te falei.
    Mas dá uma olhada nos comentários da postagem sobre "Com honestidade, respeito e competência, é possível", lá no meu blog. Vou citar dois diretamente porque outros podem ler aqui e vão achar que erraram, mas os comentários da Luciana e do Diretório UP, são fantásticos!!!! (rsrsrs).
    Enfim, há uma infinidade de burrices por aí.
    Sabe como estou agindo ultimamente? Calote eu retribuo com calote!
    Comentários estúpidos, com desprezo ou sarcasmo.
    Enfim, é o preço que temos que pagar, mas realmente seria bem mais fácil não se comentar nada em determinadas postagens.
    Grande abraço e boa segunda feira.

    ResponderExcluir
  6. Meu, odeio gente inconveniente! Eu mesmo não consigo comentar em coisas que não entendo, o que me faz instantaneamente querer ler sobre o assunto pra entender aquele post. Se o texto é grande demais e estou com preguiça, eu leio e comento depois. As pessoas estão a todo momento querendo divulgar, divulgar, divulgar. Se fizerem um bom trabalho no blog, com certeza vão ganhando leitores aos poucos, mas sendo um completo inconveniente que ñ respeita os lugares dos outros só vai piorar a imagem dele.
    Meio que cansei de entrar em comunidades pra divulgar blogs. A maioria das pessoas ou são etéreas, somem depois de um ou dois comentários ou passam só pra divulgar/cobrar retorno no blog dele e só. Fora os caloteiros.

    Vc disse tudo qnd um bom comentário é tão importante qnt o próprio post, curti mt o seu lá no post que fiz sobre Jodie Foster! São esses tipos de comentários que eu faço questão que os visitantes leiam (pq alguns ñ lêem os comentários). Eu sempre estou atento, pois de repente um especialista no assunto tá ali comentando, esclarecendo, ou tirando dúvidas que ficaram.

    Resumindo, leio quando posso, comento quando posso. Assim ñ dou chance a comentários impertinentes. Acredito que faço minha parte, e seria interessante que os blogueiros tb fizessem o mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Essa é uma situação que não somente me revolta como também me choca, talvez pela disparidade em relação à minha atitude (ler - entender - comentar). O que vemos é um número excessivo de pessoas que usam de outros blog para gerar tráfego para o seu e te digo: conseguem! Não sei como se processa a estatística do Blogspot, mas o Wordpress é bastante completo: tenho acesso ao total de visitantes diários, ao local de onde partiram esses visitantes e, se algum visitante meu clicar em algum link no meu blog eu tenho acesso à isso também. Te digo: os comentários idiotas (acredito que pelo próprio vazio que deixam) conseguem captar leitores; há, no meu espaço, cliques em blogs que deixaram comentários desse tipo.

    Outra questão: não consigo ver como obrigatoriedade a retribuição. Acho mais válida (e muito mais válida!) uma visita por vontade, como faço com os blogs que acompanho. As vezes consigo visitá-los diariamente, em outras ocasiões visito com intervalo maior, mas visito. Outro dia recebi um comentário de uma pessoa com um elogio. Passado uma meia hora o sujeito voltou ao meu blog e disse: "O CONTEÚDO AQUI CONTINUA MUITO BOM, MAS É UMA PENA QUE VOCÊ NÃO ESTEJA RETORNANDO MAIS AS VISITAS." Pequeno detalhe: vi esse segundo comentário dele exatamente após visitá-lo. Isso é absurdo! Ninguém tem obrigação de seguir, ou visitar ou comentar nada.

    Outra coisa que me deixa verde: a única forma de seguir meu blog é via email, recebendo informativo das atualizações (não há 'seguidores' no Wordpress). Recebo diversos comentários dizendo: "GOSTEI DO SEU BLOG. TÔ SEGUINDO. ESPERO QUE RETRIBUA." Seguindo como? A cada assinatura feita pra receber o conteúdo via email eu recebo também uma informação e te digo: até hoje foram somente duas pessoas que fizeram isso! Tenho os leitores que acompanham todas as postagens com visitas e comentários porque gostam e sentem vontade disso, mas assinantes foram somente dois. Portanto, os comentários "TÔ SEGUINDO" pra mim além de vazios, são mentirosos.

    ResponderExcluir
  8. Como se não bastasse, mais uma: "TEXTO LEGAL! FOI VOCÊ QUEM ESCREVEU?" Porra! Isso é coisa de gente desonesta. No meu entender, quando usamos de trechos ou textos completos de outros autores, as fontes devem ser divulgadas (e eu faço isso!). Se há no meu blog um texto sem nenhuma referência, evidentemente é meu. Acredito que pessoas que pensam que um texto está ali sem destaque de fonte, mas não foi produzido por aquele autor, tem o hábito de divulgar conteúdo que não seja seu. Já pensei até em assinar TIRIRICA embaixo de cada texto meu e dar o mérito à ele, já que provaram que ele sabe escrever...

    E isso! São disparates com os quais convivemos diariamente e que apenas mostram a falta de respeito das pessoas e o simples interesse em ver/ter seu espaço divulgado em outros espaços e sua lista de seguidores crescendo, mesmo que seja só pra constar.

    Legal seu blog! Fui porque já falei demais... Bj!

    Obs.: Tive que comentar em duas partes porque o comentário ficou grande demais e não estava sendo aceito.

    ResponderExcluir
  9. kkkkkkkkkkk, muito bom ri muito aqui! :P

    Mas falando sério, mandou bem no recado, eu ainda sou nova nesse mundinho dos blogueiros, e tenho também uma preocupação com meus seguidores em postar um texto que seja interessante ou imagens que chamem atenção. Tenho medo de fazer textos enormes e se tornar cansativo ao visitante, ou receber esses comentários, tipo os que citou ai.
    Já recebi comentários extravagantes, sem nexo, sem coerência e até mesmo proibido para menor, rsrrs
    Mas é sério, por isso tenho os comentários moderados, mais prático para eu recusar esse tipo de visita indesejável.

    Também acho que não devemos de esperar retorno, fazemos nosso espaço e acolhemos quem vem chegando e quem tem cadeira cativa, sem a obrigação, nem cobrança da presença diária, com certeza quem gosta voltará.

    Não me torno mais freqüente nos blogs que gosto de visitar, pela falta de tempo mesmo, tem dias que chego a comentar postagens antigas pelo fato de não ter tido tempo de ler direito quando foi postada, mas volto com calma para deixar meu apreço, sem medo de cometer esse erro.

    Gosto muito daqui e já tenho meu banquinho ali no cantinho :P

    Beijos Marcel, boa semana!

    ResponderExcluir
  10. Marcel você falou tudo!
    Tem muitos blogueiros ai que são exatamente como você citou, principalmente os das comunidades do orkut.
    Já recebi vários comentários assim.
    Estou te seguindo, segue o meu lá...
    São os que mais me dão raiva. É como se você tivesse obrigação de seguir o blog do camarada mesmo sem gostar.
    Outros deixam só um parabéns, ou como aconteceu com sua amiga.
    É foda! Nesse mundo de blogueiros são poucos os bons que lêem os texto inteiros e comentam com coerência, mas dos 5 a 6 meses que eu tenho blog, assim como você, eu tenho tido comentários muito bons e que dão vida ao blog, são poucos, mas são importantes.
    E esse seu texto, acho que muitos irão comentar decentemente... haha
    Ficou muito boa as 2 partes!

    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Postagem pertinente. Quem é blogueiro sabe dessas trollagens soltas que rolam pela net. Gente que não tem o mínimo de capacidade de interpretação e solta pérolas do tipo, "você não entende a semiótica da coisa". PQP... o cara que falar em semiótica e mal entende o que isso significa...kkkk

    Enfim, gostei do texto Marcel.

    ResponderExcluir
  12. Entendo a importância dos comentários e concordo contigo totalmente. Se está com preguiça de comentar, não fala qualquer merda. Se está com preguiça de ler, não comenta, cacete. Agora querer só aparecer e divulgar é lasca.

    Eu, por exemplo, toda semana passo aqui. Isso, toda semana, mas sou do tipo mais silencioso. Vou ver se mudo um pouco isso pois comentários são importantes e eu sei que estimulam muito o autor, quando são pertinentes e coerentes, claro.

    Assino embaixo de tudo.

    ResponderExcluir
  13. kkkk Marcel,sempre tão "espirituoso".rs

    Olha,eu confesso que já estou de saco cheio de blog por conta dessa cobrança declarada em comentar,principalmente em blogs que não tem um conteúdo atrativo para o meu gosto.O seu blog não tem nada de "sem sal".Pelo contrário, ele está muito bem temperado com Sazón,Aginomoto e Meu tempero.
    O paquiderme que escreveu isso deve ser aspirante a assistente de revista Contigo e TI Ti Ti,que só vive da desgraça alheia e do quanto de silicone a nova mulher-fruta colocou.
    Gente assim, você joga no poço para fazer companhia para a Samara.

    Eu amo escrever e amo ler e debater sobre enigmas,filmes,curiosidades,etc. Lembro dos nossos tempos de facu quando ficávamos batendo altos papos sobre diversas coisas e você e o Dênis sempre me faziam rir.O site "estronho" era o ponto alto do fim das tardes,lembra?Cada coisa bizarra!kkk
    Hoje em dia,estão escrevendo sobre qualquer coisa.As "gossip girl" estão à solta,cuidado! E o pior,existe um puxasaquismofdp gritando freneticamente ensandecido pelos blogs.
    A pessoa vai lá,fala;" Nossa,que tuuuudooo! vOcê é foda!" só pra pessoa ir lá comentar no dela. Aí fica essa falsidade que é,como você disse,uma "tremenda filhadaputice".
    Por isso que larguei de mão.
    Minhas coisas, agora guardo para mim.E quando estou mais reflexiva ou querendo compartilhar um pensamento ou até mesmo dar um puxão de orelha,vou no Orkut ou no Facebook. Daí não sinto a sensação de impotência quando vejo meu blog entregue às moscas.rsrsrsrs

    Mas continue escrevendo porque isso nos diverte e nos mantém com a chama da nostalgia sempre acesa! E que venham muitos seguidores para prestigiar o teu talento!
    Bjão

    ResponderExcluir
  14. Achei seu texto irado,legal o blog,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk show demais da conta sô.Quem se sente livre pra escrever tem que dar liberdade a quem quer comentar, seja lá o que for. Por exemplo achei interessante a postagem sobre nudismo.Também não entraria nessa, os orgãos genitais exigem certa higiene para serem aceitáveis(rs) e isso de sentar onde alguém já colocou a bunda desprotegida ...hum.. não me animaria em nada,transmissão de vermes.A roupa nos protege do ambiente em volta e vice versa. Comentário nada a ver com o texto acima ou nem tanto !

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...