Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Falando de Filme #1 - Como Treinar o Seu Dragão


Soluço é um rapaz atrapalhado e medroso que não consegue matar dragões...mas nem por isso, ele não possui coragem. Banguela é um “Fúria da Noite”, uma das linhagens de dragões mais perigosas que ronda a ilha Berk, e de cor preta, ele quase se torna invisível no céu noturno. Tido como uma ameaça letal, esse dragão precisa ser caçado e morto... mas isso não o faz ser uma criatura maldosa. Juntos, Soluço e Banguela mudarão de forma espetacular o rumo das coisas!

Quando Chris Sanders e Dean DeBlois se uniram para escrever e dirigir uma história “épica”, que narra aventuras de Vickings com Dragões, eles já tinham feito uma minuciosa elaboração do livro de Cressida Conwell, que serviu eficientemente como base para o filme. Mas o que esses dois artistas tinham já em mente era contar toda aquela história literária numa animação com efeitos grandiosos, cenários perfeitos e personagens completamente envolventes. O roteiro, para eles, seria “apenas” o resultado bem feito da elaboração que eles fizeram há dois anos atrás em cima do livro dessa autora infantil. E não resta dúvida de que, depois de 10 ou 15 minutos iniciais de projeção, a magnitude da história – por mais divertidinha que poderia ser – alcança de forma extraordinária um nível de emoção séria, intensa e, principalmente, VERDADEIRA como nenhuma outra animação da Dreamwork foi capaz de alcançar!

Com uma rápida e interessante introdução narrada pelo protagonista, o filme já nos empurra com força e, ao mesmo tempo com delicadeza, para dentro daquele universo mirabolante e ainda assim plausível dentro de toda a narrativa. E é sinceramente, a NARRATIVA que mais mexe com o espectador que assiste a essa animação. E se por um lado pode parecer “mais um” desenho de ação (devido as sensacionais cenas adrenalínicas), o filme explode ainda mais na emoção e no amor entre a amizade do menino e de seu dragão.

E sem contar NADA ESPECÍFICO da trama (que por sinal, é ótima!!!), afirmo que essa animação ganha o espectador por sua concepção de nunca soar um desenho infantil de forma tola. Pois por mais que tenham momentos divertidos ou engraçadinhos (e esses momentos são inteligentes, acredite!), o filme retrata de verdade o dilema de um rapaz tímido, franzino e desajeitado que precisa MATAR um dragão para mostrar sua bravura ao povo no qual pertence, quando ao mesmo tempo, DEVE saber lidar com o sentimento mais nobre que ele nutriu justamente por um ser que todos odiavam.

E para finalizar: se o verdadeiro guerreiro Vicking precisa ter cicatrizes, hematomas e arranhões pelo corpo para mostrar sua bravura e coragem… o rapazinho Soluço então PROVOU indiscutivelmente, ao final, ser o maior herói que já existiu ali - com uma resolução final sobre o protagonista, que admito, nunca ANTES eu havia visto em outra animação.

PS: E se ouvirem comparações com AVATAR só pelas cenas de ver o menino montando e dominando um dragão no céu (como no cinema, um imbecilzinho ao meu lado fez), acredite… em Como Treinar O Seu Dragão essa emoção É MIL VEZES MAIOR!!!

13 comentários:

  1. eu adoro,, de verdade! \o/
    Esse filme é muito bom!
    Roteiro inteligente, piadas rápidas...

    bju amore;*

    ResponderExcluir
  2. O filme fala de relacionamentos, em todas as suas esperas, e da importância desses e o peso das decisões a serem tomadas. Apesar de ser um filme leve e uma animação, não tem mesmo a vertente lúdica que vemos em outras animações: a mensagem é clara e direcionada a todas as faixas de idade, sem que precise grande esforço ou que fique subentendida. Quem não assistiu não sabe o que perde. Vale a pena mesmo!
    Gostei muito. Gostei mais que Avatar...

    P.S.:Obrigada pelo incentivo. Bj.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Fala Marcel,
    Avatar é chato à beça. Sinceramente não suportei 30 minutos de filmes. Parei!
    Sei lá, os filmes hoje em dia estão muito cheios de efeitos de computador, imagens em 3D....estão perdendo verdadeiro significado que um filme: sua trama e os atores e atrizes.
    Como é bom assistir os filmes de Chaplin. Com gestos, sem palavras, conseguia expressar e mostrar a todos, a sua mensagem. Quando ele começou a fazer filmes falados, não precisou de artifícios e montagens mirabolantes para nos deixar exemplos como no final do filme O Grande Ditador.
    Enfim, sinceramente não gosto desses filmes hoje em dia, com raríssimas exceções. Pode ser saudosismo, pode ser careta....mas é o que penso.
    Lógico que assisto os filmes novos também, mas sempre com uma pulga atrás da orelha.
    Um grande abraço e ótima semana.

    ResponderExcluir
  5. Parece ser mesmo bom e ando com vontade de assistir um filme que me prenda na cadeira.
    Vou seguir a tua dica e ir ver.
    Eu gostei do Avatar e se segue uma linha parecida nos efeitos, vou gostar!
    Boa terça-feira!

    ResponderExcluir
  6. Puts ainda ñ vi esse filme, todo mundo fala bem, coloquei aqui na lista de downloads! kkkkk

    Pra mim nem precisava a preocupação com o fato de ser animação e ter esses momentos bestinhas, hj desenho tá longe de ser encarado coisas só para crianças, temos Simpsons, Shrek, South Park, Adult Swim... qnd eu fui ver Toy Story 3 no cinema ñ tinha quase crinaça nenhuma na sala, era um bando de marmanjo e marmanjas assistindo ahsuahsuahs

    abraço!

    ResponderExcluir
  7. Neide e Barbaba... realmente, esse filme é demais!!! Lembro que quando fui ver no cinema, a sala tava mais ou menos vazia, ninguém deu "nada" por essa animação, e ela foi uma das MELHORES que eu vi no ano passado! O final me emocionou de verdade, assim como Toy Story 3.

    William e Karine, eu particularmente, não tenho nada contra o Avatar não... mas no quesito emoção, achei "Como Treinar o Seu Dragão" melhor!!!

    E Phael, VEJA URGENTE, cara! Esse aqui é um DESENHAÇO - pra mim, é a OBRA-PRIMA da Dreamworks até agora... superou na minha opinião, Shrek e Kung Fu Panda, do mesmo Estúdio.

    ResponderExcluir
  8. Marcel, assisti esse filme e adorei!
    Obrigada pelo carinho e pela visita lá no Humor Negro.
    Abraços e Ótima Semana.

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Marcel,tem um selo pra ti ,lá no meu blog.Passa lá pra pegar,espero que goste :)
    bjsssssssss

    ResponderExcluir
  10. Amei ver Avatar ..msm sendo praticamente todo feito em um computador ele foi de mais em 3D então foi de mais..


    Entre no meu Blog tambem
    Tudo sobre
    Moda
    Musica
    Filmes
    Novidades
    E muito mais
    Entre e des@BaFa

    http://desabafas2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Realmente, Como Treinar o Seu Dragão é uma animação e tanto! Finalmente a Dreamworks voltou a fazer algo bom depois dos dois primeiros Shreks =)

    http://marcoversus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Realmente essa animação me surpreendeu pela verdade das cenas, a inteligência dos diálogos e a criação simples e convincente. É com certezauma das melhores animações feitas após a quase extinção das feitas em papel. É uma pena ter sido lançada no mesmo ano de Toy Story 3, o faz com que fique um pouco escondida. Enfim, parabéns para a Dreamworks!!!

    ResponderExcluir
  13. Quando eu vi o trailer deste filme, com o design ridículo dos dragões e o Banguela parecendo um Pokemon, eu pensei "Putz, mais uma animação sem graça...".
    Tempos depois, minha irmã trouxe o desenho pro filho dela assistir aqui em casa e eu pude ver o quanto estava errado; a animação é perfeita, o humor é impecável e as mensagens são válidas (respeito e entendimento).
    Uma animação para ser vista diversas vezes, por adultos e crianças.
    Valeu.

    Jacques Beduhn
    http://relativaseriedade.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...