Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Maternidade não é Obrigatória!


Esse é um texto polêmico. Porque sei que muitas mulheres e moças pensam e desejam a maternidade como se fosse uma fase obrigatória da vida feminina... mas não é!

Percebo e reflito - já de muito tempo - o quanto meninas até novas sonham em ser mães e, pior, há mulheres que parecem que ao notarem a idade "avançando", se vêem numa angústia desesperadora de parir! Fico com a ligeira impressão que uma mulher que não teve filhos até 30 anos, ou até 50 anos, corre na busca de um homem apenas para reprodução e para satisfazer esse ego maternal. Calma, mulheres! Eu sou homem e não há nenhuma necessidade do ser humano viver sob a regra de um legado, de um regimento que diz que precisamos deixar nossos frutos na forma de crianças! Acho que essa aflicão é descabível, a coisa não deve ser assim e nem é por aí.

Sinto que esse desejo das mulheres em ter sua prole, seja mais forte do que em nós homens, mas desde quando mulheres maduras, experientes e que não têm filhos, precisam ficar frustradas por isso? Tive uma tia que viveu um casamento feliz, podia muito bem ter seus rebentos, mas optou por não ter... e quis curtir a vida ao máximo com seu grande amor. Foi uma opção dos dois, e eu sempre admirei isso! O que impedia eles de terem filhos? Nada. Simplesmente optaram por não ter crianças, mesmo gostando de crianças. Não há nada de errado nisso e, muito pelo contrário, indica uma organização e um direcionamento de vida e rotina, muito segura e responsável. Pois vejo muitos casais às vezes infelizes tendo filhos e, aí, acreditem: são os filhos que sofrerão vendo os pais incompletos no amor. Esse depósito incondicional de carinho que uma mulher tem para com uma criança fortalece esse desejo de ser mãe... eu entendo e compreendo isso (há aquelas que não gostam de crianças, mas ainda é a minoria), e por isso acho que a oportunidade certa, o momento exato de ser mãe é quando vocês mulheres não se sentirem pressionadas a serem. Não há questão alguma de valor ou julgamento quanto à isso. Se essas mulheres que sempre quiseram ser mães, não são, acredite... os homens não a verão de forma diferente, a sociedade não terá que decidir nada por você e muito menos, seus sentimentos precisam ficar em desespero pela maternidade!

Uma coisa é certa, mulheres: se vocês não tiveram seus filhos, com qualquer idade e a qualquer época de suas vidas, saibam que já há muitas crianças que consideram vocês grandes mães!!! De verdade.

* Marcel Camp ainda fará vasectomia porquê não confia no mundo atual para colocar seus pirralhos. Além disso, levou muita bolada no saco quando jogava futebol de criança e colocou em risco sua capacidade como reprodutor!

19 comentários:

  1. Concordo com teu ponto de vista. Não tenho filhos e sinto vontade de tê-los, mas não vejo isso como uma obrigatoriedade. Não vou negar que seja um sonho... É um sonho, um grande desejo, mas caso não venha a se realizar, não será um motivo para frustração.
    Tenho dois sobrinhos pequenos, um terceiro chegando em breve, em parte isso compensa um pouco uma possível falta.
    Há mulheres que se cobram demais e quando, por um ou outro motivo, não conseguem acabam 'adotando' uma série de problemas...
    Excelente artigo!

    ResponderExcluir
  2. Podem adotar também, há muita criança que necessitam de uma família.
    http://comentariosobrelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Marcel, Ser mãe é como uma declaração de que você é “normal”, que está “nos eixos”.
    Além do mais, as mães são uma fabriquinha maravilhosa de consumo. Veja bem, não tem aí nenhuma crítica individual, nada contra comprar desde óleos anti-estrias ao computador mais moderno pro seu filho universitário. O problema não é o que a mãe quer consumir (curtam, sem culpa, please!), mas a pressão que se cria para que toda mulher em idade reprodutiva passe por essa fase (e, consequentemente, consuma também).

    Tanta coisa pode acontecer que leva a mulher não engravidar (sendo hetero ou gay). Pra começar, ela pode simplesmente não ter vontade. Pode não encontrar a pessoa certa pra dividir a tarefa e não querer ter filhos sozinha. Pode preferir viver a vida a dois, sem uma terceira pessoa na família. *--*

    Abraços e Ótima Semana, Marcel.

    ResponderExcluir
  4. LEMBRANDO QUE EXISTE ADOÇÂO DE CRIANÇAS QUE NÃO TÊM UMA FAMÍLIA!!!

    LOGO, SE A MULHER QUER UM FILHO E Ñ QUER PARIR, EXISTE ESSA OPÇÃO! MUITO HUMANA POR SINAL!

    E Ñ SÃO SÓ AS MULHERES, TENHO UM TIO QUE ADOTOU MINHA PRIMA ANTES DE CONHECER SUA ATUAL MULHER. ELE QUERIA UMA FILHA PQ SABIA QUE ERA O MOMENTO CERTO, COM RESPONSABILIDADE. NÃO ADIANTA PARIR UM FILHO PQ A SOCIEDADE ESPERA QUE VC O FAÇA, ACHO RIDÍCULO!

    EXCELENTE POST MARCEL!!

    ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  5. Uma amiga vai adotar era bom que mais ente tivesse essa atitude!

    Ps: posso fazer um post sobre os heróis repaginados? vou por um link redirecionando pra cá dizendo que vc é o cara que fez! ri muito vendo!aguardo autorização!

    O melhor blog do meu .... Bairro!!!
    http://blogdocharque.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Nesse século XXI tomar essa decisão ta muito mais facil, com tantos metodos, vs pode decidir sim se quer ter filhos ou não. Parabéns pelo blog.
    Visite o meu
    --> http://aopiniaoonline.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Por mais que não seja obrigatório, sonho em ser mãe...
    Independente que a criança, venha ou não de meu ventre, qro ter um filho(a)...

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir
  8. Já não sonho em casar e ter filhos, acho um pouco antiquado...quem sabe um dia eu mude meu pensamento. Maternidade realmente nao é obrigatória, é uma opção, uma escolha. Mesmo porque pra ser mãe tem que ter mtu amor a oferecer, não essas mães que tem os filhos pra largar na rua, pra bater, pra maltratar...

    Muito bom seu texto.

    Um beijo, M!sunderstood

    ResponderExcluir
  9. Muito bom isso ae Marcel estou de acordo com suas palavras parabéns pelo seu trabalho ótimo até agora e que com certeza não vai parar
    desejo mais sucesso ainda meu caro Marcel

    http://tarrasquehermafrodita.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Ouço direto:
    "Mas como assim,vc não é casada?Não vai casar?Não sonha em ter filhos????????"
    Afffffffffff...Dou de ombros e nem respondo!
    Concordo plenamente com o que disse no texto,tem muita mulher aí que em prol do "crescei e multiplicai-vos",se enrola aí com o primeiro que aparece,pra poder dar "um rumo na vida".Sei lá,não condeno,mas sinceramente ,não compreendo...
    bjs :)

    ResponderExcluir
  11. Cara muito interessante teu post!
    Tenho amigas que tem uma vontade incontrolável de ter filhos, mas não conseguem, não podem ter ou não esta certa de que seu relacionamento é bom o suficiente.
    Mas botar filho no mundo hoje em dia, cá entre nós, é uma tremenda roubada.
    Se um dia eu tiver filhos, irá ser um só, depois eu fecho o tanque, como você observou no fim.

    Muito bom seu post.

    Abraço

    ResponderExcluir
  12. Também acho que não é obrigatório a mulher ter filho(s),mas muitas têm essa vontade,e algumas que dizem não ter hoje,concerteza futuramente vão querer ter filhos,é uma das coisas mais bonitas que uma mulher pode ter,e ter filhos,não quer dizer que você precise ficar grávida e talz,ter filhos adotivos também é um ato lindo *.*

    HAUSHAUS Eu li da observação no final!
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Honestamente, eu não pretendo aderir a maternidade, posso pensar isso agora quase aos 20 anos e talvez daqui há mais tempo encontrar alguém que me faça mudar de ideia. Contudo, filhos são uma responsabilidade enorme e vejo amigas minhas sem entender isso. É um investimento caro e não só financeiro que já é muito dispendioso por si só, mas requer muitos sacrificios, disponibilidade tempo e estabilidade emocional.

    Obrigada pelos parabéns quanto as aprovações, te respondendo passei pra IBMR(psicologia) e FACHA(Comunicação) 2 faculdades aqui do Rio.
    Optei por comunicação e estou vivendo esse mes com um misto de medo e curiosidade dessa etapa desconhecida, entretanto, maravilhada com a possibilidade de começar algo novo, que tem haver cmg e só vai me beneficiar
    Obrigada novamente *-*

    www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Amigo Marcel essa foi a melhor postagem que já ví por aqui! Muito legal, sensata e bem escrita. Parabens amigo!
    Mas sabe, eu acho que algumas mulheres tem o sentimento de maternidade aflorado em seus corpos, acho que é uma coisa da natureza mesmo... Mas vou refletir sobre o que vc escreveu!


    O blog tá atualizado passa lá depois!

    ResponderExcluir
  15. mais uma vez aqui estou eu concordando com vc...concordo plenamente!

    Bom eu acho q quando crescer vou ser igual essa tua tia...vou optar por não ter filho ^^... já q literalmente falando não posso ter rsrsrs e isso não me faz menor ou mais feliz ou mais triste (afinal existe milhões de tratamentos pra isso hj)
    Eu sinceramente acho lindo quando pego o BB e embalo nos braços da mãe, ou quando vejo uma mãe amamentando o BB naquela posição linda, barriga sobre barriga La no hospital onde trabalho, pra min é a parte mais linda do processo ...


    Beijo doce;*
    Sempre é um prazer ti ler...

    ResponderExcluir
  16. Marcel!
    texto ótimo de você. Gostei!
    Essa história de mulher ser mãe...
    convenções, são convenções, seguir ou não, problema de cada um.
    Ah! Mas tem q comentar... ri um monte da tua "observação", vasectomia, ótimo! rsrsrsrs
    Achei uma graça, tá bom de fazer um conto!!!
    Passa lá tb, estarei sempre aqui!
    Tem conto novo de futebol (mas não de bolada no...) Beijos.
    Humoremconto
    http://anaceciliaromeu.blogspot.com
    Humoremconto
    http://anaceciliaromeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Concordo quando diz que a maternidade não é obrigatória, mas a grande maioria de mulheres que conheço são super-cabeça-feita e não tem essa neurose de entrar em pânico se a idade avançar e não tiver filhos, muito menos ficar correndo atrás do primeiro homem que aparecer só para poder ser mãe.
    Ser mãe ou pai, assim como outras profissões, é uma VOCAÇÃO. Nem todo mundo tem vocação para ser médico, professor, atleta, escritor etc; logo, nem toda mulher tem vocação para ser mãe.
    É uma decisão muito séria e que deve ser pensada e repensada, pois realmente exige MUITO de nós. E essa exigência não é ruim se a mulher optou conscientemente por ser mãe. Horas de sono perdidas, cansaço, vontade muitas vezes de sumir pra esfriar a cabeça... essas coisas mãe sente sim, a maioria em algum momento já sentiu. A diferença é que esse "estresse" passa e para isso basta um sorriso banguelo do nosso bebê ou um beijinho carinhoso e meio melado ou um abraço bem apertado quando chegamos em casa do trabalho.
    Ser mãe não é fácil, mas com certeza, se a missão é assumida com AMOR, caramba!, é a melhor coisa do mundo!!!!
    Gostei da exposição de sua opinião e me empolguei tanto no comentário que o transformarei em post... rsrs

    ResponderExcluir
  18. Ri alto com o teu comentário ressaltado *


    É mais uma "regra" imposta as mulheres.
    Isso já vem da educação, onde somos influenciadas por nossa criação em que: Devemos crescer, montar familia e dar continuidade a nossa geração, e com isso se torna uma regra a ser cumprida.
    Tudo tem uma questão, e dependente da opinião de cada um.

    Planejar um futuro, com marido e filhos e uma familia feliz. (até estourarem a bolinha do sonho)
    Planejar a velhice onde com filhos se torna uma espécie de porto seguro. (Para muitos pais, inclusive as mães, esse é o pensamento)
    O desejo de passar pelas mudanças que a gravidez proporciona e ter em seus braços o milagre que é gerar uma criança. (não levando em conta as estrias, celulites, pelo o ganho e perda de peso, as noites mal dormidas quando ficam adolescentes, a falta de tempo para cuidarem de coisas básicas como cabelo, unhas, academia... isso pelo menos leva de 6 a 7 anos, dependendo das condições financeiras e do amor materno, sim pq tem mãe que gera e depois larga para os outros cuidarem)

    Uma infinita lista dos prols e contras, onde no fim de tudo acho que é importante ressaltar as condições em que vivemos, no mundo e pessoalmente, para pensar antes de largar filhos por ai.
    Filho é uma responsabilidade e um compromisso.

    Gostei da postagem!

    Bjus

    ResponderExcluir
  19. Adorei o post! Parabéns!
    Gostei muito dos comentários também... vi esse post no Facebook da Olímpia e esse é um assunto que muito me interessa, pois não pretendo ter filhos.
    Tenho 25 anos mas, desde sempre, nunca quis gerar descendentes. Adoro crianças, elas são fofas, ser mãe deve ser muito legal, mas essa não é minha vocação e (hoje)estou muito certa disso. Ressalto o hoje pois não gosto de decidir nada para sempre: até hoje não quis ter filhos, mas vai que amanhã eu resolva tê-los?! A decisão é minha e muito bem pensada! Minha mãe e algumas amigas ficam horrorizadas quando falo da minha decisão, mas nem ligo. Da minha vida cuido eu! Eu é que sei do que gosto e não gosto, o que quero e não quero.
    Aproveito a oportunidade pra deixar um beijo para as crianças da minha vida: Pedro, Amandinha, Giovanni, Júlia... amo vcs kids!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...