Um amigo da minha comunidade cinematográfica (Holden Jr) me sugeriu essa pauta, e como também sou um contundente inimigo das propagandas excessivas nas salas de cinema, escrevo este texto como protesto!
Sei que o Cinema tem seus patrocínios, é bancado muitas vezes por dinheiro de empresas e campanhas, e que por isso, precisa veicular as propagandas e os comerciais de seus anunciantes. Mas calma aí, tudo tem um limite... e o meu saco não é assim tão grande pra ter de aturar, às vezes, mais de 6 comerciais (é isso mesmo, 6 comerciais!) sendo exibidos um atrás do outro antes do filme começar. O que vai chiar ainda mais alto do que a minha paciência é o dinheiro que estou pagando pra ver, num tempo certo, os trailers de cinema antes do filme que espero. E o problema maior está aí: muito mais interessados em arrecadar os lucros dos anúncios que transmitem na tela grande do que satisfazer o mero espectador, os divulgadores estão dando, cada vez mais, um espaço maior para a propaganda no Cinema em detrimento dos trailers.
Assim que as luzes se apagam e o projetor é ligado, somos cruelmente bombardeados por comerciais das mais variadas cretinices, desde o anúncio daquele novo modelo de celular que mais parece um míni-vibrador, passando pela chamada de algum showzinho eletrônico patrocinado pelas maiores empresas do mundo, até os refrigerantes mais consumidos do país; esses últimos, então, são talvez os mais irritantes! Repleto de musiquinhas idiotas e “atores” canastrões que exibem ou um sorriso amarelo ou a cara de pau carcomida, esses comerciais de bebidas me dão uma torção nos testículos – ainda mais se eu vejo alguma Claudia Leite, Ivete Sangalo ou Vitor e Leo dançando, se requebrando e cantando enquanto apresentam aquele refrigerante novo, refrescante e em nova embalagem!! São propagandas impiedosas e elas vêm em três ou quatro seguidas, justamente pra fazer você dizer “CHEGA” ou gritar “PUTAQUIUPARIU”! E desconfio seriamente que quanto mais tosco e patético for o jingle do comercial, mais os agentes publicitários e os donos do produto estarão rindo da sua cara de bunda murcha ao ver essa avalanche de anúncios.
Inconformados por tal situação, muitos cinéfilos – eu, incluso! – estão já prontos para dar tiros pro alto, quando notamos que estamos perdendo 10 minutos de comerciais contra 5 de trailers!!! Isso já não está sendo mais errado. Está sendo um abuso! Eu pago para me entreter num cinema, ver os trailers que tanto gosto antes do filme que estou a fim e não para me sentir em casa, vendo uma televisão em algum intervalo do SBT onde extratos de tomates e margarinas dançantes aparecerão. Afirmo que não sou contra nenhum meio de publicidade, desde que seus realizadores e divulgadores sejam coerentes, respeitosos e saibam ter o bom senso de não transformar um local de lazer como o Cinema, em um grande laboratório deles... afinal, eu não quero e não PAGO pra ser esse ratinho na gaiola.
* Daqui a pouco, vamos terminar de beber nosso suco e comer toda nossa pipoca antes mesmo do filme começar!!!
Sei que o Cinema tem seus patrocínios, é bancado muitas vezes por dinheiro de empresas e campanhas, e que por isso, precisa veicular as propagandas e os comerciais de seus anunciantes. Mas calma aí, tudo tem um limite... e o meu saco não é assim tão grande pra ter de aturar, às vezes, mais de 6 comerciais (é isso mesmo, 6 comerciais!) sendo exibidos um atrás do outro antes do filme começar. O que vai chiar ainda mais alto do que a minha paciência é o dinheiro que estou pagando pra ver, num tempo certo, os trailers de cinema antes do filme que espero. E o problema maior está aí: muito mais interessados em arrecadar os lucros dos anúncios que transmitem na tela grande do que satisfazer o mero espectador, os divulgadores estão dando, cada vez mais, um espaço maior para a propaganda no Cinema em detrimento dos trailers.
Assim que as luzes se apagam e o projetor é ligado, somos cruelmente bombardeados por comerciais das mais variadas cretinices, desde o anúncio daquele novo modelo de celular que mais parece um míni-vibrador, passando pela chamada de algum showzinho eletrônico patrocinado pelas maiores empresas do mundo, até os refrigerantes mais consumidos do país; esses últimos, então, são talvez os mais irritantes! Repleto de musiquinhas idiotas e “atores” canastrões que exibem ou um sorriso amarelo ou a cara de pau carcomida, esses comerciais de bebidas me dão uma torção nos testículos – ainda mais se eu vejo alguma Claudia Leite, Ivete Sangalo ou Vitor e Leo dançando, se requebrando e cantando enquanto apresentam aquele refrigerante novo, refrescante e em nova embalagem!! São propagandas impiedosas e elas vêm em três ou quatro seguidas, justamente pra fazer você dizer “CHEGA” ou gritar “PUTAQUIUPARIU”! E desconfio seriamente que quanto mais tosco e patético for o jingle do comercial, mais os agentes publicitários e os donos do produto estarão rindo da sua cara de bunda murcha ao ver essa avalanche de anúncios.
Inconformados por tal situação, muitos cinéfilos – eu, incluso! – estão já prontos para dar tiros pro alto, quando notamos que estamos perdendo 10 minutos de comerciais contra 5 de trailers!!! Isso já não está sendo mais errado. Está sendo um abuso! Eu pago para me entreter num cinema, ver os trailers que tanto gosto antes do filme que estou a fim e não para me sentir em casa, vendo uma televisão em algum intervalo do SBT onde extratos de tomates e margarinas dançantes aparecerão. Afirmo que não sou contra nenhum meio de publicidade, desde que seus realizadores e divulgadores sejam coerentes, respeitosos e saibam ter o bom senso de não transformar um local de lazer como o Cinema, em um grande laboratório deles... afinal, eu não quero e não PAGO pra ser esse ratinho na gaiola.
* Daqui a pouco, vamos terminar de beber nosso suco e comer toda nossa pipoca antes mesmo do filme começar!!!
Exatamente isto meu amigo...
ResponderExcluirPassei por isto este fds... odeio esses comerciais...
Se quisesse vê-los não iria justo ao cine, correto!!?!?
Por isto, por vezes prefiro baixar meus filmes... ao menos não sou obrigada a suportar esses comerciais, tão cretinos !!!!
As propagandas são chatas, mas não me incomoda muito não, o pior é o barulho que algumas pessoas fazem durante o filme.
ResponderExcluirValeu pela pauta, Marcel!! Não tem nada pior do que aguentar propaganda de Cup Noodles e afins por longos 10 minutos antes do filme!
ResponderExcluirPropaganda e pessoas incovenientes que frequentam as salas de cinema atualmente. Não sei qual dos dois é o pior!
ResponderExcluirFazer publicidade em cinema é válido se o público do produto/serviço for o mesmo dos frequentadores das salas. Não deixa de ser um nicho de mercado.
ResponderExcluirPorém, concordo com você, Marcel, quando diz que estão transformando o cinema em televisão. A maioria dos anúncios apresentados são bastante genéricos assim como os da TV. E acabamos perdendo nossos trailers... Fato!
Ah! Por falar em filme, dê uma olhadinha nesse link. É uma opinião sobre o novo "Comer, Rezar, Amar". http://notamosque.blogspot.com/2010/10/critica-para-o-filme-comer-rezar-amar.html
E enquanto assisti ao seu filme, porque não saboreia um doce de banana geladinho, hein? Passa lá no meu blog para ver a delícia que preparei: http://umapitadadecadacoisa.blogspot.com
Beijos,
Silvia
é um saco mesmo ter de aturar as propagandas..aqui passa mais de telefone,bancos e afins...mas não deixa de ser um porre antes de começar o filme...
ResponderExcluirPois é, tem dias que chega a estressar a quantidade de anúncios, me sentia vendo uma tv, só que em tela gigante, até pq os anúncios eram os mesmo que se repetiam na tv, e a gente achando que ao menos no cinema estaria livre deles....
ResponderExcluirEu estava pensando nisso mesmo quando fui ao cinema outro dia.Da raiva ficar vendo um monte de comercial idiota e pensar q eu ainda to pagando pra isso.
ResponderExcluir