Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Viemos aqui para ver filmes ou assistir comerciais?


Um amigo da minha comunidade cinematográfica (Holden Jr) me sugeriu essa pauta, e como também sou um contundente inimigo das propagandas excessivas nas salas de cinema, escrevo este texto como protesto!

Sei que o Cinema tem seus patrocínios, é bancado muitas vezes por dinheiro de empresas e campanhas, e que por isso, precisa veicular as propagandas e os comerciais de seus anunciantes. Mas calma aí, tudo tem um limite... e o meu saco não é assim tão grande pra ter de aturar, às vezes, mais de 6 comerciais (é isso mesmo, 6 comerciais!) sendo exibidos um atrás do outro antes do filme começar. O que vai chiar ainda mais alto do que a minha paciência é o dinheiro que estou pagando pra ver, num tempo certo, os trailers de cinema antes do filme que espero. E o problema maior está aí: muito mais interessados em arrecadar os lucros dos anúncios que transmitem na tela grande do que satisfazer o mero espectador, os divulgadores estão dando, cada vez mais, um espaço maior para a propaganda no Cinema em detrimento dos trailers.

Assim que as luzes se apagam e o projetor é ligado, somos cruelmente bombardeados por comerciais das mais variadas cretinices, desde o anúncio daquele novo modelo de celular que mais parece um míni-vibrador, passando pela chamada de algum showzinho eletrônico patrocinado pelas maiores empresas do mundo, até os refrigerantes mais consumidos do país; esses últimos, então, são talvez os mais irritantes! Repleto de musiquinhas idiotas e “atores” canastrões que exibem ou um sorriso amarelo ou a cara de pau carcomida, esses comerciais de bebidas me dão uma torção nos testículos – ainda mais se eu vejo alguma Claudia Leite, Ivete Sangalo ou Vitor e Leo dançando, se requebrando e cantando enquanto apresentam aquele refrigerante novo, refrescante e em nova embalagem!! São propagandas impiedosas e elas vêm em três ou quatro seguidas, justamente pra fazer você dizer “CHEGA” ou gritar “PUTAQUIUPARIU”! E desconfio seriamente que quanto mais tosco e patético for o jingle do comercial, mais os agentes publicitários e os donos do produto estarão rindo da sua cara de bunda murcha ao ver essa avalanche de anúncios.

Inconformados por tal situação, muitos cinéfilos – eu, incluso! – estão já prontos para dar tiros pro alto, quando notamos que estamos perdendo 10 minutos de comerciais contra 5 de trailers!!! Isso já não está sendo mais errado. Está sendo um abuso! Eu pago para me entreter num cinema, ver os trailers que tanto gosto antes do filme que estou a fim e não para me sentir em casa, vendo uma televisão em algum intervalo do SBT onde extratos de tomates e margarinas dançantes aparecerão. Afirmo que não sou contra nenhum meio de publicidade, desde que seus realizadores e divulgadores sejam coerentes, respeitosos e saibam ter o bom senso de não transformar um local de lazer como o Cinema, em um grande laboratório deles... afinal, eu não quero e não PAGO pra ser esse ratinho na gaiola.

* Daqui a pouco, vamos terminar de beber nosso suco e comer toda nossa pipoca antes mesmo do filme começar!!!

8 comentários:

  1. Exatamente isto meu amigo...
    Passei por isto este fds... odeio esses comerciais...
    Se quisesse vê-los não iria justo ao cine, correto!!?!?
    Por isto, por vezes prefiro baixar meus filmes... ao menos não sou obrigada a suportar esses comerciais, tão cretinos !!!!

    ResponderExcluir
  2. As propagandas são chatas, mas não me incomoda muito não, o pior é o barulho que algumas pessoas fazem durante o filme.

    ResponderExcluir
  3. Valeu pela pauta, Marcel!! Não tem nada pior do que aguentar propaganda de Cup Noodles e afins por longos 10 minutos antes do filme!

    ResponderExcluir
  4. Propaganda e pessoas incovenientes que frequentam as salas de cinema atualmente. Não sei qual dos dois é o pior!

    ResponderExcluir
  5. Fazer publicidade em cinema é válido se o público do produto/serviço for o mesmo dos frequentadores das salas. Não deixa de ser um nicho de mercado.
    Porém, concordo com você, Marcel, quando diz que estão transformando o cinema em televisão. A maioria dos anúncios apresentados são bastante genéricos assim como os da TV. E acabamos perdendo nossos trailers... Fato!

    Ah! Por falar em filme, dê uma olhadinha nesse link. É uma opinião sobre o novo "Comer, Rezar, Amar". http://notamosque.blogspot.com/2010/10/critica-para-o-filme-comer-rezar-amar.html

    E enquanto assisti ao seu filme, porque não saboreia um doce de banana geladinho, hein? Passa lá no meu blog para ver a delícia que preparei: http://umapitadadecadacoisa.blogspot.com

    Beijos,
    Silvia

    ResponderExcluir
  6. é um saco mesmo ter de aturar as propagandas..aqui passa mais de telefone,bancos e afins...mas não deixa de ser um porre antes de começar o filme...

    ResponderExcluir
  7. Pois é, tem dias que chega a estressar a quantidade de anúncios, me sentia vendo uma tv, só que em tela gigante, até pq os anúncios eram os mesmo que se repetiam na tv, e a gente achando que ao menos no cinema estaria livre deles....

    ResponderExcluir
  8. Eu estava pensando nisso mesmo quando fui ao cinema outro dia.Da raiva ficar vendo um monte de comercial idiota e pensar q eu ainda to pagando pra isso.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...