Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Cidade em Estado de Guerra!


Infelizmente, jamais gostaria de postar algum desabafo tão crítico e urgente, mas como cidadão carioca e amante de minha cidade, faço esse texto com sentimentos mistos de revolta e como válvula de escape.

O Brasil talvez ficou ainda mais ciente dos detalhes criminosos e das mazelas sociais que infestam o Rio de Janeiro, após os filmes Tropa de Elite 1 e 2, perfeitamente retratadas pelo roteirista Bráulio Montovani e pelo diretor José Padilha. Mas nenhuma obra cinematográfica, até agora, chega ao viés realista e à calamidade de perigo que estou vendo hoje, pela televisão, dia 25 de novembro de 2010 (uma data que ficará, certamente, marcada na História da cidade).

Cenas reais e ao vivo de como o estado de emergência se instaurou no Rio de Janeiro - e que, provavelmente, terá um desdobramento que implicará em planos políticos futuros -, mostram a ação de várias equipes policiais, de patrulhamento e combate, prontos para tomar um dos pontos criminosos da cidade que é o Complexo do Alemão. Para quem não entende, e obviamente, não conhece bem essa triste realidade carioca e seus termos, explico que em nossa cidade possuem várias favelas (chamadas, burocraticamente, de comunidades carentes) que foi formada em sua maioria por imigrantes de outras cidades que, quando aqui chegaram, sem muitas opções de empregos e consequentemente, de moradias, acabaram favelizando lugares que não eram habitados, como morros e colinas, construindo casebres e barracos formados de tijolos e telhas de zinco; uma situação tão precária socialmente, que deveria ter sido controlada com uma vigilância e registro maior em nossas fronteiras décadas atrás, o que não houve. Essas favelas começaram a ser construídas em meados dos anos 80 (mas ainda não havia, no Rio, um mercado significativo de tráfico de drogas, naqueles tempos), e talvez por isso, nosso governo estadual deixou acontecer. O que parecia inevitável, no entanto, começou "a dar as suas caras": na década de 90, essas favelas cresceram e se expandiram absurdamente, criando-se os chamados "Complexos", que nada mais são do que um conjunto de favelas que abriga, lamentavelmente, grupos e facções criminosas que montaram suas redes de narcotráfico.

A polícia, assim como toda a população carioca, viveu esses anos sendo alvos constantes de praticamente TRÊS organizações do crime: o Comando Vermelho (CV, considerado o maior e mais perigoso grupo criminoso do Rio de Janeiro), o Terceiro Comando (outra grande e forte organização criminosa) e o entitulado Amigos dos Amigos (A.D.A.), um título até irônico para nomear um bando que seria simplesmente tidos como amigos de bandidos. Essas três perigosas facções criminosas disputam o mercado do tráfico de drogas e, na maioria das vezes, "duelam" entre si. O que aconteceu hoje, foi algo raro e completamente audacioso: esses três bandos se UNIRAM para enfrentar a polícia do Rio de Janeiro, devido a política de instalação das UPP's (Unidades de Patrulhamento Pacificador), que é uma instalação física resistente que, sem precisar usar de armas e truculência, montam e fixam uma espécie de "posto policial" com a intenção de vigilância e controle permanente em todas essas favelas. Isso, claro, minou o movimento dos traficantes e prejudicou todo o mercado do tráfico de drogas, os levando a reagir violentamente de ontem para hoje.

A resposta policial foi uma das mais ousadas e rápidas que já aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, e isso precisa ser notificado: cinco unidades do BOPE, com mais de 200 policiais fortemente armados, mais a Polícia Militar, aliado à Polícia Civil, helicópteros e carros de patrulhamento foram deslocados para todos esses pontos críticos e, o mais surpreendente, foi a chamada de fuzileiros navais e soldados do Exército com tanques de guerra e mais de 10 blindados especiais, todos usados contra os criminosos e na invasão da favela de Vila Cruzeiro, uma das mais perigosas da cidade, localizada no bairro da Penha, zona Norte do Rio. A tomada foi tão desesperadora para os bandidos, que pegos de surpresa, tiveram que fugir de motos e carros por cima do morro (registrado pelas câmeras de TV), para uma outra favela que compõe o Complexo do Alemão. Para terem uma idéia, só o Complexo do Alemão reúne mais de 7 favelas, comportando um dos maiores covis de bandidos da cidade, e de uma extensão territorial que corresponde à duas pequenas cidades! O Complexo do Alemão é tão temido que a própria PM, normalmente, jamais conseguiu se adentrar. Hoje, uma grande parte desse terrível complexo favelizado, foi tomado!!

O histórico desses grandes traficantes que criaram suas redes de drogas, começaram em sua maioria na Cidade de Deus, em Jacarépaguá, zona oeste, e é uma das mais antigas favelas iniciadas no Rio, e também famosa pelo filme homônimo de Fernando Meirelles. Com o tráfico de armas, vindo depois por fronteiras dominada por cartéis, muitas vezes comandados por guerrilheiros colombianos (que, terrivelmente, treinou até muitos desses bandidos brasileiros!), os grupos de traficantes se fortaleceram e criaram um pequeno exército nas maiores metrópoles do país: Rio de Janeiro (com 3 facções criminosas, como já mencionado) e São Paulo (com a facção PCC). O lucro do tráfico arrecadado apenas dessas duas grandes cidades, praticamente armou e fortificou o poder total dos maiores criminosos do Brasil. Aqui no Rio de Janeiro, a zona Sul (área de elite e de moradores de alto poder aquisitivo) teve seus morros tomados pelos bandidos desde os anos 80, fazendo da favela da Rocinha ser a mais conhecida, até mundialmente. Mas com a tomada policial e o combate persistente do patrulhamento em cima da Rocinha e dos morros da zona sul, esses mesmos traficantes tiveram que "migrar" para o grandioso Complexo do Alemão, localizado entre 14 bairros da zona norte e lá, formaram uma base resistente e poderosa de drogas e de armas. Os mais perigosos chefões dos morros se instalaram nesse conjunto de favelas, fornecendo ainda mais periculosidade para os moradores dos bairros vizinhos. Agora, com essa poderosa e assustadora investida policial - como nunca ocorreu antes! - todos os traficantes fugiram e ainda se escondem no meio das matas ou em favelas menores; o "medo" deles é ter de abandonar mais uma vez, outra favela lucrativa para eles, e se isso acontecer, esses bandidos terão que ir para as favelas de Santa Cruz, zona oeste do Rio, que pelo mapeamento e territorialmente falando, não é nada satisfatório para eles, já que isolará a marginalidade longe dos centros urbanos e dos grandes centros comerciais da cidade do Rio de Janeiro.

Uma coisa é certa: tudo isso que está acontecendo em minha cidade, desde ontem, todo essa operação gigantesca de logística e armamento, mudará o cenário carioca. É um passo fundamental para se construir algo melhor... ou, algo ainda mais urgente terá que realmente ser feito à partir disso. A população, claro, sofre por enquanto com a redução dos transportes públicos nas ruas e com o medo constante de estar em lugares expostos. Mas, creio eu, que se essa corja vil, maligna e nojenta de traficantes, marginais e bandidos de toda a espécie (e seus protetores e cúmplices) forem realmente detidos - e, para o meu prazer pessoal, mortos! -, muita coisa boa poderá começar acontecer na cidade. O Rio de Janeiro não ganhou o título de "cidade maravilhosa" à toa; em décadas atrás merecemos de fato essa alcunha, temos ainda aqui uma natureza linda, lugares perfeitamente construídos para o lazer e cultura, monumentos esplendorosos e um povo muito hospitaleiro, brincalhão e amigável, que sabe receber qualquer visitante...

...o nosso câncer é mesmo a criminalidade. E para se extinguir um câncer, às vezes é preciso ser radical!!!

* Eu já pensei em Pena de Morte para os mais hediondos (o que ainda faria a superlotação das cadeias, diminuírem), ações de militarismo, política médica de não atender bandidos em hospitais, dinamitação dos nossos morros, enfim, eu já pensei em muita coisa para acabar com os marginais em minha cidade. Mas sei que a estrutura inicial para uma melhora de verdade e permanente, é a Educação e o controle de uma justiça social muito mais eficiente. O que, sei também, que não "nasceria" no Rio, mas sim, no Planalto Central, lá em Brasília!

5 comentários:

  1. Marcel, isso que ta acontecendo no Rio me fez lembrar de um filme q eu assisti "Salve Geral O dia em que São Paulo parou" Não sei se vc conhece, creio q sim. Mudando o lugar os acontecimentos são os mesmos.
    Espero q isso tenha um controle o mais rápido possível!
    Abraços =*

    ResponderExcluir
  2. Sim, conheço esse filme, Laura... porém, nunca vi. Obrigado mesmo pelo apoio moral!

    Eu li ainda pouco num blog de uma amiga, um comentário meio "trôpego" que dizia que os cariocas só pensaram nas Olimpiadas, que o que importa mais é o Carnaval e que precisavam era tomar uma atitude realizando uma Passeata pela Paz, grande e real.

    Respondendo a isso, eu diria que infelizmente, não será NENHUMA “Passeata pela Paz” que mudará a situação criminal que assola o Rio de Janeiro. Não tem nem como imaginar pessoas de bem saindo de suas casas e apartamentos todos vestidos de branco, com imagens e dizeres bonitos nas camisas e fazendo gestos de pombinhas nas mãos, se os bandidos do outro lado continuam matando e confrontando a polícia. Esse povo da paz corre o sério risco até de ser baleado se for se “meter” nesse confronto pelas ruas, com uma atitude dessas… a decisão está nas mãos da POLÍTICA, em todas as esferas!!! Federal, Estadual e Municial! O governo brasileiro precisa é reformular suas Leis (algumas, até defasadas, sem serem atualizadas há décadas, como a menoridade penal), pois não fará nenhuma diferença ver pessoas com boas intensões saindo nas ruas pedindo paz e levando tiros na cara. Os bandidos irão RIR disso, vendo tudo pela televisão.

    Não é desse jeito que melhora uma cidade... é através de Leis, de Diretrizes Regulamentadas e postas na PRÁTICA para ver se darão certo ou não. Pois se ficarmos só na especulação e no “achismo”, é que uma cidade ou um País não muda mesmo!!!

    Lembrando que cidades italianas dominadas pela Máfia na década de 80, se reuniram com os Direitos Humanos em âmbito internacional, e decidiram colocar um FIM na Máfia Italiana que vitimava, assassinava e massacrava famílias inteiras, chegando a colocar bombas em carros de autoridades. Por 2 anos, a polícia e a POLÍTICA italiana concordaram em MATAR todos os mafiosos, concedindo uma “pena de morte” não legalizada, mas aceita em prática de uma melhoria social… os Direitos Humanos não puderam se meter devido o acordo político que fizeram, e hoje, a Itália é um dos países mais TRANQUILOS de todo o mundo!!!

    Precisamos apenas ter mais conhecimentos e informações essenciais para fazermos algum tipo de julgamento mais sério.

    Abrs!

    ResponderExcluir
  3. Toda vez quando posso sempre vou ao Rio passar minhas férias e claro estou chocado com as cenas mostradas nos meios de comunicação.

    Não sei se posso opinar muito até por não estar vivenciando de perto, mas pelo o que vem sendo apresentado na mídia as forças armadas estão combatendo bem esses atos terroristas e espero que logo termine da melhor maneira possível aos moradores.

    O crime deve ser combatido a todo custo.

    ResponderExcluir
  4. Somente agora vi essa tua postagem. por estar dentro do enredo trago aqui pro teu espaço parte do meu pensamento...

    "Como moradora da PENHA (pasmem!), grande foco da guerrilha, porém em ponto oposto ao acontecido, não posso deixar de dar meu parecer (nada técnico, diga-se de passagem). Penso que seja uma situação que requer ação, sim, mas ação de vários órgãos, como Marcel mencionou.

    As Leis estão defasadas sim, são de época onde as táticas utilizadas pelos oponentes eram diferentes. Vide episódio recente onde durante os dias que antecederam as eleições a bandidagem pôde ‘pintar e bordar’ sem nenhuma punição, por conta de uma lei que impede a prisão.

    Passeatas realmente geram mais mídia do que resultados. As ações devem ser diferenciadas e voltadas para essa realidade na qual nos encontramos. É a versatilidade da polícia sendo posta em cheque!

    Outro episódio que não me passou desapercebido: a Rede Globo mostrava ao vivo a fuga dos traficantes pela mata, enquanto por telefone o representante de segurança dizia que apuraria os fatos. Apurar o quê? Estava ali pra quem quisesse ver!

    País pra mim é, acima de tudo, seu povo. E o povo brasileiro não merece isso. É preciso sim, que governo (legislativo, principalmente) e forças de segurança máxima se unam de modo a reverter o que tem acontecido, devolver ao cidadão a paz local e oferecer melhores condições de vida."

    Como publiquei hoje em meu post: "O Cristo Redentor fecha os braços e esconde o rosto, crucificado de vergonha..." Temos direito de viver em uma cidade pacata e pra isso é preciso que as autoridades se unam de forma organizada.

    Até!

    ResponderExcluir
  5. Nossa... Apesar de ser alguma que nunca queremos como assunto para postar, vc soube usar muito bem as palavras, mesmo diante de um assunto tão sério e chocante.

    Que essa seja uma das únicas coisas desagradáveis que nos dê assunto para postagem.

    Beijos e parabens

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...