Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Turma da Mônica

A Turma da Mônica é até hoje um símbolo de toda uma época infantil do Brasil, que fez sucesso por muito tempo,e que até hoje cativa e ensina muitas crianças a ler e escrever, e também dá muitas lições para que elas não tenham problemas no crescimento.

E quem não ficou marcado pelos personagens da turma da Mônica? Com as falas erradas de Cebolinha, com as trapalhadas de Cascão fugindo da água, da fome da Magali, e do gênio mal humorado da própria Mônica? Sucesso não só de vendas, mas garantia de alegria na infância de várias geração, a Turminha da Mônica já se tornou um marco no Brasil e no mundo.

A História:

A Turma da Mônica
é um grupo de personagens de história em quadrinhos criado por Mauricio de Sousa no ano de 1959.

É o maior dos grupos (chamados de "turmas") de personagens criadas pelo cartunista, possuindo ainda uma série de minigrupos, nos quais as personagens passam por várias peripécias cotidianas. O termo pode se referir também a todas as personagens já criadas por Mauricio, mas que, a rigor, não fazem parte da "Turma da Mônica", tais como as personagens da Turma da Mata ou da Turma do Penadinho.

Os primeiros personagens da Turma da Mônica foram Bidu e Franjinha publicados pela Editora Continental em 1960.

A Turma da Mônica foi publicada pelas editoras Abril e Globo e desde 2007 vem sendo publicada Panini Comics, além da publicação de tiras no formato de bolso pela própria Panini e pela L&PM.

As novidades recentes da Turma da Mônica são a Turma da Mônica Jovem, lançada em agosto de 2008. Na Espanha, a Turma da Mônica se chama Mónica y su pandilla e nos Estados Unidos, se chama Monica's Gang. A Turma da Monica tambem têm histórias de aprendizado e trás muita alegria para as crianças com as suas histórias.

A Criação:

Mauricio de Sousa, então repórter policial da Folha da Manhã, no ano de 1959 ofereceu aos redatores do jornal uma tira em quadrinhos sobre um cãozinho e seu dono, Bidu e Franjinha. Nos anos seguintes foram lançados Cebolinha, Mônica e, em seguida, Chico Bento, Cascão, Magali e Pelezinho, entre outras.

Mônica e Magali foram criadas em homenagens à suas primeiras filhas (hoje, ele continua dando nome e criando novos personagens inspirado em familiares!), e Cebolinha e Cascão foram inspirados em amigos do tempo de criança.

A Turma da Mônica pode ser encontrada em diversas mídias como livros, jornais, desenhos animados, CD-ROM, games, internet e discos. A "Turma" na verdade consiste de 14 turmas:

  • Turma da Mônica
  • Turma do Chico Bento
  • Turma do Horácio
  • Turma do Bidu
  • Turma do Penadinho
  • Turma do Piteco
  • Turma da Tina
  • Turma do Papa-Capim
  • Turma da Mata
  • Turma do Astronauta
  • Turma do Pelezinho
  • Turma do Ronaldinho Gaúcho
  • Turma da Mônica Jovem
  • Turma Mônica Baby
Os Personagens Principais:

MÔNICA ( 1963 ): A auto-denominada "dona da rua". Seu coelhinho de pelúcia é o terror de seus coleguinhas quando armam contra ela ou falam dela ( a chamam de "baixinha", "gorducha" e "dentuça"). É estourada, porém, carinhosa. Ela é a melhor amiga de Magali. Dona de uma força que as vezes é levada ao exagero. Originalmente era a irmã menor do Zé Luis, mas a idéia foi abandonada logo depois. Baseada em uma filha homônima de Mauricio.










Cebolinha (1960): O principal amigo e 'adversário' da Mônica. Adora atazanar os amigos e possui apenas cinco fios de cabelo além de um problema na fala: troca o "R" por "L"). Normalmente está bolando seus "planos infalíveis" em vãs tentativas de usurpar da Mônica o título de "a dona da rua" ou descobrir de onde vem sua força sobre-humana. Sempre acaba pagando com merecidas coelhadas no final.











Cascão (1961): devido ao seu medo irracional da água, NUNCA tomou banho na vida ( ou deixa a entender isso ). É o melhor amigo de Cebolinha. Baseado em outro conhecido de Mogi das Cruzes. Sua personalidade, originalmente, era a de um menino que adorava e vivia num depósito de lixo mas ela foi mudando para uma personalidade brincalhona que recicla objetos velhos para fazer brinquedos, mas com o mesmo medo de água.











Magali (1963): Menina doce,meiga e singela mas de imensa fome. Tem vontade de comer tudo o que vê. Foi criada baseada também em uma filha homônima de Mauricio. Gosta de comer muito, e de todos, tornando-se as vezes até egoísta. É a melhor amiga da Mônica.












Aqui, todos os personagens do universo de Mauricio de Sousa!

* Eu cresci lendo a Turma da Mônica, e ela é a DÉCIMA OITAVA imagem do título desse Blog.

10 comentários:

  1. Pode crê... Turma da Monica marcou muito a infância de muitas crianças pelo Brasil à fora.
    Já li e reli muita gibisada dessa turma atrapalhada, mas muito bem humorada criada pelo Mauricio Sousa.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá querido!

    Nossa, não conhecia a história e agora quje li, gosto ainda mais dos personagens do Maurício de Sousa!

    Um beijão!!!!

    ResponderExcluir
  3. cara
    acho q td criança já teve uma coleção de HQs da turma da monica
    eu aprendi a ler com eles
    q saudade...

    http://falandosobreall.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Há quem diga que um coelho azul na minha mão seria arma fatal... Não sei exatamente o porquê... rsrs

    Adoro a Turma da Mônica e isso trago de muito tempo! Pra você ter noção tenho até um vinil aqui em casa jurássico: Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta. Saudades daquele tempo!

    Bj!

    ResponderExcluir
  5. Sempre li os gibis da TM.
    Agora revivo com minha filha, que ama esta turminha.

    Otimo dia pra vc.

    Bj

    ResponderExcluir
  6. Marcel,
    Adolo essa turma! rsrsrs
    Como tive esse probleminha por muito tempo, sempre fui chamado de cebolinha,rs
    Gosto demais dessa turma...marcou minha infância também.

    Obrigado pela visita, te espero mais vezes no blog:

    http://www.sabordaletra.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Marcel,
    Clássico dos clássicos. Foi muito bom você resgatar essa história. Comprei muitas, mas muitas revistas da Turma da Mônica para minha filha. Ela adorava os personagens e as situações em que eles enfrentavam.
    Grande abraço e ótimo sábado.

    ResponderExcluir
  8. Marcel
    Voltei aqui para lhe convidar para visitar meu blog sabor da letra e participar do sorteio de um livro, que acho que você vai gostar.

    Volterei aqui mais vezes. Adoro esse espaço!

    http://www.sabordaletra.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. ah... Sou fã dessa turminha! Meu hábito de ler teve muita influência dela através das revistinhas que meu pai comprava sempre pra mim.
    Mas prefiro a versão original, e tenho dito.

    ResponderExcluir
  10. Alem de tirar pelos do nariz ele ainda gosta da turma da Monica q lindoooo :* hUhUHuhUHuHUh

    Diferente dos teus filmes de terror foi com eles q passei a maior parte da minha infância hehehehe
    Mês passado doei minha graaaaaaaande coleção de gibis pro meu sobrinho de 2 anos, com o meu coraçãozinho apertado, mais valew apena, acho q toda criança precisa deles tbm \o/ ... (pena q hj as crianças não ligue muito pra isso ne =/ )

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...