Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

TV Pirata

A História:

TV Pirata foi um famoso programa de televisão humorístico brasileiro, transmitido pela Rede Globo entre 1988 e 1990, e em 1992, às terças-feiras.

Foi criado pelo diretor Guel Arraes e pelo roteirista Cláudio Paiva e foi um dos maiores sucessos do gênero no Brasil, com seu humor com base no nonsense e na sátira, executado por uma equipe de roteiristas que incluía Luís Fernando Veríssimo, os quadrinistas Laerte e Glauco, e integrantes do Planeta Diário e da Casseta Popular - que viriam a se reunir e formar, anos mais tarde, o Casseta & Planeta.

O sucesso também se deve ao elenco, contando com atores e atrizes renomados como Cláudia Raia, Débora Bloch, Marco Nanini, Mariza Orth, Maria Zilda Bethlem e os comediantes Guilherme Karan, Luis Fernando Guimarães, Ney Latorraca, Pedro Paula Rangel, Regina Cazé e Cristina Pereira.

O Formato:

O humorístico carregava influências de programas internacionais como o Saturday Night Live dos Estados Unidos, do grupo Monty Python da Inglaterra e dos filmes de Mel Brooks, tanto no conteúdo quanto no seu formato. Cada programa consistia em uma série de esquetes, aleatórios ou seguindo o padrão de quadros fixos.

O tipo de humor da série não poupava nada e nem ninguém, e parodiava desde a televisão, o rádio, a música e até o cinema - mas sempre de maneira inteligente.

A Estréia e o Sucesso:

Em 5 de abril de 1988, o programa fez sua estreia na Terça Nobre substituindo indiretamente o Viva o Gordo (quando Jô Soares passou para o SBT, seu espaço nas segundas-feiras foi ocupado pela Tela Quente) como principal humorístico da Globo.

O começo foi devagar e TV Pirata quase foi cancelado. No começo, a audiência não assimilou bem um programa humorístico que não contava com comediantes e sim com atores dramáticos fazendo comédia (mais tarde, alguns destes atores fariam mais comédias em suas carreiras). Também não havia no TV Pirata um conceito de quadros "fixos" comparável ao do modelo de humorísticos tradicionais como Balança Mas Não Cai e Praça da Alegria: diante da contínua criação de novas atrações, nenhum quadro tinha espaço garantido ao longo da temporada.

Aos poucos, porém, a organização em esquetes começou a pegar porque fazia piada de todos os tipos, incluindo futebol, política, economia, novelas, celebridades e outros. Nenhuma pessoa de qualquer classe econômica ou social escapava do humor do TV Pirata --- nem a TV Globo, "vítima" de sátiras de Globo Rural (Campo Rural), TV Mulher (TV Macho), Roda de Fogo (Fogo no Rabo) e inúmeros outros programas.

TV Pirata se consolidou como fenômeno do humor brasileiro, rompendo com o estilo de comédia de tipos que vinha da era do rádio e se estendia como padrão dominante na TV desde os anos 60. O talento dos atores e dos escritores não podia ser negado, o que ajudou o programa a vencer a categoria de melhor humorístico no Troféu Imprensa de 1988.

A Herança:

  • Depois de mais de vinte anos e especialmente por suas duas primeiras temporadas, TV Pirata atingiu um status de lenda do humor brasileiro, pois até hoje nunca existiu um programa igual. No ano seguinte ao cancelamento do programa, o grupo Casseta & Planeta e outros colaboradores se reorganizaram em torno de mais um projeto inovador: Doris para Maiores, que por sua vez deu origem ao Casseta & Planeta Urgente!.
  • Em 2004, a Globo Vídeo lançou um DVD duplo com os melhores quadros do programa, incluindo episódios selecionados de TV Macho e a trama completa de Fogo no Rabo. O canal de TV por assinatura Multishow, também pertencente às Organizações Globo, reapresentou em 2005 a maior parte dos episódios da primeira temporada, em comemoração aos 40 anos da Rede Globo. Alguns quadros do programa também estão disponíveis no Youtube e no website da TV Globo.
  • A novela Fogo no Rabo, está sendo reprisada desde o dia 25/05/2009, dentro do programa vespertino Video Show.
  • A novela Sabrina os diamantes não são para comer, foi reprisada no mes de novembro de 2010, dentro do programa vespertino Video Show.
  • O canal por assinatura VIVA começa a reprisar na íntegra todo o programa a partir do dia 01/01/2011 aos sabados a 00:00
Vejam agora algumas provas, aí embaixo, do quanto esse programa era engraçado (tudo video curtinho, não se preocupem, rs!!!):


Negro, eu?!? (Divertidamente crítico!!!)


Linha de Roupa Fofinho (Divertidíssimo!!!)


Bambi II - A Vingança (sátira hilária ao Rambo!)


Viciado em Heroína (SENSACIONAL!!!)


Restaurante Francês (Vejam e tentem não rir ALTO!)


* Esqueçam Casseta & Planeta, Zorra Total e A Praça é Nossa... isso que era HUMOR!!! TV Pirata é a VIGÉSIMA PRIMEIRA imagem que compõe o título desse blog!

7 comentários:

  1. TV Pirata, Simplesmente adoro! Reuniu praticamente o melhor elenco que a globo já teve:
    Regina Casé, Luís Fernando Guimarães, Cláudia Raia, Marco Nanini, Guilherme Karan, Ney Latorraca, Cristina Pereira, Diogo Vilela, Louise Cardoso e Déborah Bloch.
    Adorava a novela Fogo no Rabo com o Barbosa
    A TV Macho apresentada pelo Guilherme Karan posando de cafajeste, todo cheio de colares de ouro, costeleta e um óculos escuro brega era divertidissimo.
    E a Cláudia Raia de presidiaria, tb era hilariante.
    Bons momentos *-*
    Adorei o teu Post, Marcel!
    Abraços meu querido e um Ótimo sábado!

    PS:Tou rindo até agora com o vídeo " Negro, eu [?] " kkkkkkkkkkkkk
    beijos =*

    ResponderExcluir
  2. Voltei de novo amigão!!
    Rapaz, a TV PIRATA foi um marco na televisão brasileira e já não se fazem mais comedias assim. Composta por um elenco de feras da tv ela fazia rir das piores situações, com paródias de td e todos. Esse sim era um progrma divertido q põe ZORRA TOTAL e CASSETE&PLANETA no chinelo. Grande abraço só lembrando que o www.cinemeirosnews.blogspot.com está com uma postagem oomemorativa e lhe convida e ir pegar uma fátia do bolo hehehe....

    ResponderExcluir
  3. Era muito bom programa. Uma fórmula inovadora que deu certo e entrou pra história da televisão brasileira.
    Me lembro que era pequena quando começou e (mesmo não entendendo as piadas mais pesadas) assistia toda semana. Eu já ficava esperando! Adorava o Barbosa e o Tonhão, da Cláudia Raia.
    Bj!

    ResponderExcluir
  4. tv pirata nao é da minha epoca mas curto bastante o humor, muito melhor q o de hj
    os melhores da globo estavam la
    hj temos zorra total :(
    lastimavel...

    ResponderExcluir
  5. Eis que surge um bom motivo pra ter tv por assinatura... No canal VIVA,dá pra curtir o melhor do que rolou pela Globo, como a TV PIRATA,CHICO TOTAL,entre outras atrações. Um abraço do Elesbão(que continua sem amiiiigo).

    ResponderExcluir
  6. Só tenho uma coisa a dizer :
    Baaaaaaaaarbosaaaaaaaaa :D

    ResponderExcluir
  7. Eu me lembro da TV Pirata...

    Negro eu? Hoje todos querem ser negros, por causas das cotas nas Universidades.

    Viciado em heroína: Ri demais da She-ra

    Restaurante francês: Por isso que tenho medo de comer fora...

    Infelizmente não tenho TV por assinatura, mas o DVD dá para comprar...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...