Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Silvio Santos é um cara MUITO legal!


O canal de televisão conhecido hoje como SBT (A sigla para “Sistema Brasileiro de Televisão”), foi criada em 1976 no Rio de Janeiro com o nome ainda de TVS (“TV Studios”) e foi só em 1981, quando eu completava um ano de vida, que o canal ganhou a sigla atual, e a concessão foi comprada por um cara que até então só havia trabalhado nas rádios como comentarista e que começou a vida pobre, sobrevivendo como camelô nas barcas que fazia o percurso entre Rio de Janeiro e Niterói... um cara esse que eu admiro profundamente pelo histórico pessoal e, principalmente, pela trajetória como um dos maiores apresentadores da televisão brasileira. Querendo ou não, ele conseguiu ser MAIS POPULAR do que a família Marinho (donos do Império Rede Globo), do que Jorge Saad (o dono da Bandeirantes), e obviamente, muito mais do que o Bispo Edir Macedo (dono da atual Record)... bom, eu falo simplesmente do GÊNIO Señor Abravanel, seu nome de batismo. Descendente de judeus que nasceu carioca e atende pelo nome eterno de: SILVIO SANTOS!

Essa crítica que faço hoje a ele, talvez já era para ter sido escrita por mim desde que eu tinha 10 anos de idade (hoje tenho 31), lá pelos anos 80 e 90; justamente numa época que eu era completamente dividido entre a Rede Globo e suas Sessões da Tarde de ouro (e suas novelas ainda originais) e o SBT, com seu Cinema em Casa, seu Carrossel e, claro, o humorístico Chaves. Vale também mencionar a extinta TV Manchete que me fez ver tantos aqueles tokusatus famosos e os desenhos animados, obviamente. Aliás, a criançada oitentista era recheada de bons desenhos em várias emissoras naqueles áureos tempos. Resumindo, o SBT foi um grande disseminador de alegria para mim quando moleque. Não que eu vivesse assistindo televisão, mas cabe lembrar que sou de uma época que TV à cabo e computador nem dava sinal de vida por aqui... portanto, éramos de fato criados pelas brincadeiras com os amigos na rua e, certamente, pelos canais de TV que mais chamavam nossa atenção, quando estávamos em casa.
O SBT realmente NUNCA chegou ser a emissora mais vista no Brasil... esse prestigiado primeiro lugar sempre coube à Rede Globo e ao empenho politizado, corporativo e, por vezes monopolizador, da família Marinho. No entanto, Silvio Santos tinha uma popularidade e um carisma absurdo que devastava seus concorrentes!!! Já em meados dos anos 80, os programas dominicais de Silvio Santos – em especial, seu “Show de Calouros”, exibido em horário nobre todo domingo -, eram atrações que conquistavam qualquer tipo de público interessado em diversão, escapismo e conteúdo descompromissado. Mas nunca, jamais vulgar ou apelativo. Claro que já haviam mulheres de biquínis dançando, mas a prioridade de todos os programas e quadros comandados por Silvio, eram ainda bem familiares e descontraídos. Silvio Santos sempre alegou que trabalhar justamente nos domingos, onde a maioria se reúne com a família e tenta descansar, seria para ele, a porta principal para seu desempenho e sua conquista... e ele estava certo mais uma vez! Não haviam outras emissoras naquela época – nem a poderosa Globo -, que continha em sua grade de exibição, programas tão legais como os do Silvio Santos. aos domingos. Esse dia era do Silvio e foi aí, certamente, a fincada magistral do empresário que, mais que empresário, sempre soube ser um autêntico animador!

Eu não podia também deixar de comentar que atualmente a velhice está tornando Silvio Santos mais amalucado... e, justamente por isso, ainda mais divertido. Se antes, eram apenas os PROGRAMAS de Silvio que exibiam as loucuras e a diversão, hoje, muito desse naipe de divertimento vem do próprio apresentador! Até uma década atrás, pelo menos, Silvio ainda era mais “contido”; brincava e ria sim, mas com modos e com uma postura que ainda não o permitia zombar e se entregar no total escárnio. Hoje, o coroa zomba dos convidados, sacaneia seus colegas de trabalho, fala do corpo de Lívia Andrade, joga cantadas em cima de Helen Ganzarolli, dança valsa com aquela deusa da Lola Melnyck e ainda chama a própria filha (a simpática Patrícia) de magrela e tribufú. Claro que isso tudo faz parte do clima de brincadeira que Silvio quer fazer perdurar e que se entregou de corpo e alma, afinal, ele já caiu num tanque de água, já tropeçou no tapete e tombou feio no chão, em uma brincadeira do antigo "Topa Tudo por Dinheiro", já levou ovada de Sérgio Mallandro, já teve a peruca puxada pela Maísa e já caiu numa anedota onde uma menina manda ele enfiar o bambu no cu!!! Rss. Silvio parece ter percebido que todos esses anos que ele se dedicou e VIVEU pela emissora, foram anos importantes para mantê-la com dignidade e profissionalismo, e que agora é o verdadeiro momento de BRINCAR! Ele está mais solto, piadista, brincalhão mesmo... mas possuindo aquela sua velha e notória elegância e postura que sempre teve. Silvio jamais abandonou seu talento nato.
Mas não só de vitórias e flores, esse cara foi criado... recentemente, Silvio sofreu uma de suas maiores derrocadas financeiras que foi o Banco Panamericano, onde ele era um dos sócios majoritários, precisou vender um dos seus maiores investimentos durante anos que foi o Carnê do Baú para equilibrar aquele golpe, e até num terrível assalto ele já ficou como refém, na mira de bandidos ousados que invadiram sua residência e aterrorizaram sua família. Mas Silvio ainda está lá... sendo uma das pessoas mais imitadas pelos humoristas, uma das mentes mais geniais da televisão e o ÚNICO DONO DE UMA EMISSORA DE TELEVISÃO que aparece brincando com toda a família aos domingos!!! Qual outro dono de canal ao redor do mundo, faz isso, hein?

Recentemente, ele apareceu de short rosa dando uma entrevista pelos 30 anos do SBT e, mais uma vez, demonstrou inteligência, sagacidade e vários elementos que nos faz acreditar do porquê ele chegou até onde chegou. De camelô a ADMINISTRADOR de um IMPÉRIO, ele é simplesmente o dono de um dos MAIORES CENTROS DE TELECOMUNICAÇÕES do Brasil, que é o de Anhanguera, em São Paulo. Silvio paga milhões de funcionários, sustenta várias famílias, brinca com todos eles (do Roque ao Liminha, sem distinção) e está todos os domingos lá, sem falta, na televisão... pagando seus micos, sendo sacaneado e sacaneando, e mesmo assim, conseguindo ser altamente profissional em TUDO, absolutamente TUDO QUE FAZ. E agora que está chutando o balde e enfiando o pé na jaca, ele ainda está muito mais legal!

É para mim, certamente, o maior e melhor apresentador do Brasil.

PS: Tenho CERTEZA ABSOLUTA, que quando Silvio Santos morrer, executivos renomados da Rede Globo estarão presentes no enterro dele!!! Só espero que isso ainda demore bastante para acontecer!

7 comentários:

  1. Não dá pra dizer quanta gente cresceu assistindo ao SBT, Marcel.
    E é bem o que você colocou, do nada Sílvio Santos ergueu sua emissora e a coloca diariamente em um jogo de xadrez de audiência contra a Globo.
    Atualmente Sílvio já entrou para o rol das lendas, e nem se importa mais com o que vão achar ou deixar de achar de suas ações.
    Certo ele.
    Vou deixar o endereço do outro site onde escrevo, o http://fantasticocenario.com.br/, onde ficam meus textos mais "sérios" e nerds.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Jacques quando ele diz que não dá pra negar que muita gente cresceu assistindo o SBT.

    De certa forma não há como negar também que o histórico de Sílvio Santos reflete em uma carreira quase milagrosa: o sujeito que eclode do nada e consegue espaço; poucos tem essa sorte e, o que é mais difícil, o dom de fazer com que essas conquistas rendam e venham a se perpetuar. Porém não vejo qualidade na programação do SBT e acredito que alguém como ele, não precisa sujeitar-se à pegadinhas ou 'Maysas' para provar carisma e simplicidade em frente às câmeras.

    Não me sinto à vontade para falar mais pois, minha opinião é, de fato, completamente adversa à tua. Não sairia boa coisa...

    Até, Marcel!

    ResponderExcluir
  3. Sim, até te entendo, Barbara... os programas do Silvio também caminham dentro desses meandros do espetáculo televisivo que se faz com menininhas engraçadinhas (entende-se como chatinhas, rs), pegadinhas, mulheres semi-nuas e por aí. Mas acredito que independente de COMO FUNCIONA a audiência (e aí, pra falar de ibope, não podemos falar só de qualidade e sim, do que a MASSA quer ver, infelizmente) e de como o SBT ainda tem programas fracos, o Silvio consegue HOJE estar além desses avaliativos. Porém, também é associado a isso, o que é chato.

    Mas como apresentador, animador, negociante, empresário, e um cara que resiste ao tempo e às críticas, é de se admirar a persistência TRABALHOSA que precisou manter. E a segurança de realmente saber que ele É bom. E acho que hoje em dia, ele até sacaneia também as próprias coisas ruins que existem em seus programas... dá alfinetadas na chatice da Maísa e critica algumas pegadinhas... ou seja, ele está ATENTO ao que não agrada, mas acredito que não mude porquê agora ele não quer mais disputar nada.

    ResponderExcluir
  4. Adoro o SiSi!
    *-*
    Ri horrores com o nome q ele deu ao cachorro da Patrícia! "Pirulito"
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Enfim, adoro o programa do Tio Sílvio, ele ta muito do Sem vergonha mesmo, mas é assim q o povo gosta!

    Abraços Marcel tenha uma ótima semana meu querido =*

    ResponderExcluir
  5. É ,ele está beeem solto nos últimos tempo,fala tudo o que vem na cabeça,sem censuro,tá parecendo uma criança maldosa,me divirto com essa nova fase dele!E concordo contigo,independente da "logistica televisiva " ibope e afins,o cara arrasa,é o comunicador!
    bjsss :)

    ResponderExcluir
  6. É Marcel, fã número 1 do Silvio Santos!
    Acho ele bem legal como apresentador e exemplo de vida, mas quem o conheceu pessoalmente diz que ele é bem arrogante. Eu não sei...
    Eu gosto mais do SBT do que da Globo, é claro. Só de ter o Chaves Silvio Santos já montra sua genialidade ;D
    Abç Marcel

    ResponderExcluir
  7. Se pudesse definir SS em uma única palavra, ela seria, fenomeno, não existirá outro com a estória de vida e a capacidade p/ comover e envolver o público como SS, um negociante nato, uma inteligência rara p/ antever as coisas, esta na memória afetiva dos brasileiros e acompanhar seus programas passam de pais p/ filhos, SS é um herói da resistência, esta com 80 anos como o principal apresentador do país, gerando noticias e dando mais audiência contra programas ao vivo, como o pânico e domingo espetacular, SS é um grande fenomeno da comunicação e eu tiro meu chapéu pra ele, pq p/ vencer na vida e se manter no Brasil não é tarefa p/ qualquer um.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...