Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Reynaldo Gianecchini - Mais que um "galã"... um guerreiro!


Desde 2000, quando a novela “Laços de Família”, exibida às 21hrs na Rede Globo foi ao ar, o Brasil esteve diante de um novo ator. Mais um ator bonito, posudo, elegante, charmoso, de fala mansa e que fulminantemente arrebatou a atenção de quase todas as mulheres naquela época... mas como eu disse, para uns, ele era apenas mais um ator. Para outros, a promessa de um galã que poderia mostrar muito talento. Os homens fizeram “cara feia” à ele – eu era um deles, rs – mas, talvez, porquê víamos aquele novo astro despontar para o sucesso e ter todos os elogios femininos sem mostrar esse talento todo. Mas mesmo que seu personagem, que era de destaque na novela, ainda tinha um intérprete meio “cru” e aprendendo a atuar, já era inevitável que aquele rapaz do interior tinha uma presença marcante e chamativa... uma beleza que ultrapassava a aparência física e já demonstrava um potencial que poderia o levar longe! Ele não seria apenas “mais um ator”. Não “apenas mais um nome” num elenco... aquele rapaz, que chamava atenção de todos pela estética, começou a se revelar também um artista promissor, e provou definitivamente que a gente não esqueceria mais o seu nome: REYNALDO GIANECCHINI estava se tornando um verdadeiro ator!

Aquele rapaz tinha sim um magnetismo natural em cena, e que em variados papéis e diferentes personagens, começou claramente a mostrar uma capacidade de atuar impressionante. Não que ele tenha se tornado o maior e melhor dos atores nacionais, mas era espantoso que em tão POUCO TEMPO, esse jovem tenha aprendido atuar de forma tão digna. Pra se ter uma ideia disso, quando ele terminou “Laços de Família”, sua novela de estréia, recebeu duras críticas à sua burocrática atuação e estudou ainda mais técnicas de interpretação. Logo, 4 anos depois, ele se torna o protagonista de “Da Cor do Pecado”, novela das 19hrs de alta repercussão, fazendo um par diferente com Thaís Araújo, quebrando aquele rótulo de casais branquinhos e ganhando uma ótima química com ela, tornando-se ainda mais carismático aos olhos do público e conquistando uma força descomunal não só em cena, como também na admiração daqueles que o haviam criticado em sua primeira novela. “Da Cor do Pecado” foi um sucesso no horário das sete, onde as novelas tendem a ser mais de humor, e Gianecchini provou de verdade que havia se aperfeiçoado e estava disposto a encarar personagens variados, diferentes, que fosse um desafio para ele como ator. Mais um que seguiu honradamente o lema, de que: “o respeito artístico, não é só ter um rosto bonito... mas mostrar talento!”. E era isso que Reynaldo já estava mostrando a todos.

Mas ainda possuía um obstáculo em seu caminho que o incomodava: a rejeição do público masculino! Os caras ainda o viam como um galãzinho “roubando” a atenção das namoradas e o criticavam por ele ser sempre um ator que, mesmo já diversificando seus papéis, continuava a fazer aquele típico bom moço, do protagonista certinho, limpinho e bonitinho. Queimamos a língua! Um ano depois, em 2005 na novela “Belíssima” das 21hrs, Reynaldo Gianecchini interpreta aquele que PRA MIM, foi o seu papel mais divertido e ousado, e que mostrou o quanto ele havia topado encarar qualquer desafio... Gianecchini interpreta Pascoal da Silva, um mecânico sujo, desajeitado, cheio de gírias e paspalhão, que se apaixona pela personagem de Claudia Raia, uma mulher experiente e exuberante, mas que ficava toda abobalhada perto dele. O casal ganhou a simpatia dos espectadores de imediato! E ambos realizavam cenas pra lá de divertidas e emblemáticas, como namorarem em cima de pneus sujos de graxa ou brigarem na oficina fazendo as ferramentas “voarem” quebrando os carros em volta, rs. O personagem foi um divisor na carreira de Reynaldo Gianecchini, que pôde então, mostrar que também fazia HUMOR (algo sempre difícil para atores até experientes!) e conseguiu, assim, finalmente, ganhar a aprovação daqueles marmanjos que viveram anos enciumados pela beleza e pela presença do cara – repito: eu era um deles, rs.

Hoje, com heróis, mocinhos, mecânicos divertidos e até vilões em sua galeria de tipos e já sem a necessidade de provar mais seu reconhecido talento pra ninguém, aquele jovem que saiu lá da roça e conquistou a cidade grande, sofreu uma dura e impiedosa notícia no final desse ano, de 2011: que estava com o Linfoma de Hodgkins – um complicado câncer que atinge o sistema linfático. Num grau de 0 a 10 de periculosidade, esse fica numa escala de 8 a 9 por muitos médicos! Reynaldo ainda descobriu o câncer num estágio um pouco elevado, o que dificultou o seu início de tratamento, e ainda teve que agüentar um outro duro golpe do destino que foi a perda de seu pai, que também faleceu com a mesma doença, quando o ator ainda se recuperava das primeiras quimioterapias. Dois dos piores sofrimentos numa só vez!

Com tudo isso, fica uma grande lição de humanidade e uma das maiores provas de determinação, garra e força pessoal que eu já vi um jovem ator - considerado por muitas revistas brasileiras como o homem mais bonito do Brasil - ter de passar. E o mais admirável de tudo é que ele continua sorrindo... continua transmitindo serenidade... e mesmo que saiba que está enfrentando o grande dragão de todas as enfermidades, ele disse que não vai mais dormir achando que “gastou mais um dia de vida”, mas que agora “acorda ganhando mais um dia de vida!”. Aprendi a ser um fã do cara... aprendi a respeitá-lo, admirá-lo... e não foi só agora onde ele passa por tudo isso. Como eu disse, ele já havia calado a minha boca quando fez o mecânico Pascoal, mas é agora que está encarando o papel mais DIFÍCIL de sua vida: o de sobrevivente!!! E nessa novela da realidade, o final feliz será sempre muito mais aplaudido.

Um grande ator, um grande homem, um grande ser humano! Abaixo, a entrevista sóbria e carinhosa que ele deu ontem ao Fantástico:





* Silvio de Abreu, autor de novelas, disse que só escreverá o remake de “Guerra dos Sexos” (novela dos anos 80) quando Reynaldo Gianecchini finalizar com êxito todo o tratamento que vem fazendo... pois segundo o escritor, há um grande e inesquecível personagem pronto para ser entregue a ele. Silvio disse que seria uma HONRA o ator aceitar!

4 comentários:

  1. Aplaudo a força, firmeza e positividade dele.

    Belo post.

    Boa semana.

    :)

    ResponderExcluir
  2. Pois é! Um ator que chegou de repente e permeado por uma série de preconceitos, porém galgou espaço para mostrar a que veio. Mostrou! E torna-se agora um exemplo também de força e superação.

    Até, Marcel.

    ResponderExcluir
  3. Doença cruel, espero q ele supere tudo isso!
    Abraços Marcel ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  4. Sei, esta tento força como mostra toda pessoa que apresenta essa doença terrivél, cuja qual finalizou os dias de minha mãe nesse mundo. Más quero que saiba tudo só depende de você e de sua força de vontade, percista em viver e Cristo irá vê como a "mulher cananéia" que não poderia ter bênção. No entanto foi atraz de Cristo e ele por v~sua percistência. deu sua vitória. De mesmo será com você é, somente crê... Fique com DEUS, de um amigo que você nunca viu. "NANO" e-mail bisnano@hotmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...