Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

De Volta Para o Futuro


Tudo começa em 1985. Marty McFly é um jovem morador de Hill Valley, uma pequena cidade da Califórnia, namora Jennifer e sonha em ser um cantor de rock com sua banda de garagem. No entanto, como assistente do brilhante e exótico cientista Emmett Brown, Marty participa de um novo e mais ambicioso experimento científico do Doutor: uma viagem no tempo à bordo de um DeLorean, um veloz carro esporte. Eles se encontram no Estacionamento Dois Pinheiros e tudo o que Marty precisava fazer era filmar a experiência que faria um cão de nome Einstein viajar no tempo e espaço.

O DeLorean foi transformado numa máquina do tempo que funcionava através da energia cinética do movimento do carro. Era necessário acelerar o DeLorean até às 88 mph (140 km/h) que, consequentemente, fazia ativar o capacitor de fluxos, que usava plutônios para produzir uma energia elétrica de 1,21 GW para transportar o veículo para a data programada.

O problema acontece quando um pequeno grupo terrorista surge no estacionamento querendo recuperar os plutônios que o Dr. Brown havia roubado para realizar seu experimento... o cientista é metralhado e Marty decide fugir no DeLoren. Inevitavelmente, quando atinge a velocidade no carro de 140 quilômetros por hora, o rapaz é "jogado" ao passado, no aleatório ano de 1955, 30 anos antes ao seu Presente, justamente na época que o raio destrói o relógio da torre de Hill Valley. E o pior é que esse é apenas o início dos problemas para Marty, já que ele tem que servir de "cupido" e ajudar seu tímido e desengonçado pai a conquistar sua mãe (senão sua existência no futuro será apagada!), precisa impedir que Biff Tannen, um jovem rebelde e brigão, atrapalhe tudo e, ainda por cima, necessita urgentemente voltar para 1985, o seu ano correto, antes que fique preso eternamente naquele tempo... e para isso, só conta com a ajuda do Dr. Brown de 1955, o único que pode fazer com que o DeLorean seja atingido pelo mesmo raio que acertará a torre, enviando assim Marty de volta para o futuro. Eles dois só possuem essa única chance e não podem errar!

Muita adrenalina, aventura, humor, ação, suspense e drama rodeiam esse que é um dos melhores filmes da década de 80, e que gerou uma das trilogias mais perfeitas do Cinema! Tanto o segundo quanto o terceiro filme que completam esse primeiro, é de igual perfeição!!!

Oscar 1986 (EUA)

BAFTA 1986 (Reino Unido)

  • Indicado nas categorias de melhor edição, melhor filme, melhor roteiro original e melhor direção de arte.

Globo de Ouro 1986 (EUA)

  • Recebeu quatro indicações nas categorias de melhor filme - comédia/musical, melhor ator - comédia/musical (Michael J. Fox), melhor roteiro e melhor canção (The Power of Love).

Premi David di Donatello 1986 (Itália)

  • Venceu nas categorias de melhor filme estrangeiro e melhor roteiro - filme estrangeiro.

Academia Japonesa de Cinema 1987 (Japão)

  • Venceu na categoria de melhor filme estrangeiro.

Prêmio Saturno 1986 (Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films, EUA)

  • Venceu na categoria de melhor ator (Michael J. Fox), melhor filme de ficção científica e melhores efeitos especiais.
  • Indicado nas categorias de melhor figurino, melhor diretor, melhor canção, melhor ator coadjuvante (Crispin Glover e Christopher Lloyd), melhor atriz coadjuvante (Lea Thompson).
CURIOSIDADES:
  • O ator inicialmente contratado para interpretar "Marty McFly" foi Eric Stoltz, que chegou a gravar algumas cenas como o personagem. Entretanto, os produtores consideraram que Stoltz não convenceria como um adolescente nas telas por ser mais velho e, então, Stoltz acabou sendo substituído por Michael J. Fox.
  • Fox sempre foi a primeira opção para o papel de Marty. No entanto seus compromissos com a série Family Ties (aqui no Brasil, chamado de "Caras & Caretas") o impediram de ser contratado inicialmente. Quando Eric Stoltz não foi aprovado, os produtores mais uma vez insistiram em tê-lo para o papel principal do filme, e conseguiram um acordo com Michael J Fox e a NBC, que exibia a série. Na época o ator chegou a cumprir dupla jornada, durante o dia gravando Family Ties e à noite Back to the Future.
  • O ator Crispin Glover (George McFly) foi cortado das continuações porque, após o sucesso do primeiro filme, queria receber um cachê que segundo a produção era maior que o de Michael J. Fox. Assim o roteiro foi mudado e o personagem não aparece (pois foi morto numa realidade alternativa do tempo)
  • O ator Crispin Glover (George McFly), pai de Marty no filme, é mais novo que o ator que interpreta seu filho Marty McFly (Michael J. Fox)
  • Back to the Future arrecadou 350 milhões de dólares nas bilheterias de todo o mundo, um marco para uma Ficção Científica de comédia e aventura.
  • O modelo esportivo DeLorean DMC-12 foi usado na trilogia de Back to the Future. Dois anos depois, o carro saiu de fabricação, mas os produtores do filme continuaram usando o veículo nos dois filmes posteriores.
  • A atriz Claudia Wells, que no primeiro filme interpretou a namorada de McFly, Jeniffer, foi substituída, nas duas sequências, pela atriz Elizabeth Shue, porque ela não conseguiu uma boa performance para atuar com "ela mesma mais velha" na segunda parte do filme.
  • Todos os membros da família Tannen que aparecem nos filmes são interpretados pelo mesmo ator, Thomas F. Wilson, o vilão Biff.
  • Biff Tannen, até hoje, é considerado um dos vilões mais cultuados pelos americanos dentro de uma série de cinema. Perdendo apenas para Darth Vader e Hannibal Lecter. O ator Thomas F. Wilson é lembrado até hoje pelo marcante personagem.
  • O estacionamento onde Marty encontra o Dr. Brown no começo do filme, se chama "Twin Pines Mall" ("Shopping Pinheiros Gêmeos"). Dr. Brown conta que o velho fazendeiro sr. Peabody era o dono daquele terreno e que ele costumava plantar pinheiros. Quando Marty volta no tempo, ele passa por cima de um pinheiro com o DeLorean. Quando ele volta ao estacionamento no final do filme, a placa do estacionamento mudou para "Lone Pine Mall" ("Shopping Pinheiro Solitário"). Isso quer dizer que Marty de alguma maneira começa a mudar a história - ao matar um dos pinheiros, acabou alterando o nome do shopping! E situações como essas, acontecem durante toda a trilogia... como exemplo a ponte Eastwood, no terceiro filme.
  • Nos três filmes, Marty acorda numa cama e diz ter tido um sonho de que viajou no tempo, sendo sempre acalmado por sua mãe, Lorraine.
  • No primeiro script do filme, a máquina do tempo seria uma geladeira, mas os produtores acharam melhor mudar com medo de que crianças quisessem entrar em suas geladeiras após ver o filme.
  • A banda de rock "Huey Lewis and The News" fez a música Power of Love como tema para o protagonista Marty McFly, e Alan Silvestri compôs o tema principal do filme... um dos mais lembrados até hoje!
  • De Volta Para o Futuro é considerado por muitos cinéfilos, como uma das Trilogias mais perfeitas da História do Cinema!!! Em seu roteiro não há nenhum erro de contradição ou falha de coerência.
* Eu amo essa trilogia e é a terceira imagem no título desse Blog!

4 comentários:

  1. Você esqueceu de mencionar a frase clássica do Marty em todos os filmes: "ninguem me chama de franguinho". A melhor de todas as trilogias, definitivamente.

    ResponderExcluir
  2. Excelente trilogia
    o primeiro filme, era o filme qu mais via quando criança
    bons tempos, pega minha fita VHS, aonde aia levava a fita, rsrsrsrsrs!!!!

    ResponderExcluir
  3. ótima trilogia!!! tenho eles em vhs e dvd...
    adoro essa cinesérie!!!
    ass. alucard

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...