Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Leonardo DiCaprio


Leonardo Wilhelm DiCaprio nasceu em 11 de novembro de 1974. Descendente de italianos por parte de pai e eslovenos por parte de mãe, esse jovem americano nascido na Califórnia sempre desde muito cedo mostrava uma desenvoltura e um talento fora de série que o diferenciaria dos demais atores de sua idade e geração.

DiCaprio começou num pequeno filme de terror chamado "Criaturas", mas mal aparece em cena. Foi em 1993, num filme sensível e bonito chamado "Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador", que Dicaprio definitivamente mostra toda a sua capacidade de atuação, criando uma performance extraordinária ao interpretar um menino de 17 anos com problemas mentais e viciado em chocolate. No filme, DiCaprio faz o irmão caçula do também talentoso Johnny Depp e contracena com Juliette Lewis e Mary Steenburgen, atrizes de muita versatilidade... mas praticamente "rouba" todas as cenas em que aparece! É com esse complexo e hipnotizante personagem, que DiCaprio finalmente tem seu nome indicado pela Academia, provando de uma vez por todas o quão ator ele é! Um pequeno - e importante! - detalhe que preciso comentar: nesse filme, Leonardo tinha apenas 19 para 20 anos na época e eu ainda não o conhecia, nem nunca tinha ouvido falar dele, e justamente por isso, quando assisti pela primeira vez "Gilbert Grape", eu juro que acreditei de verdade que se tratava de um ator com deficiência mental de TÃO PERFEITO que foi sua atuação!!!

À partir daí, Leonardo DiCaprio imenda outro difícil filme que é "Diário de um Adolescente", onde interpreta um jovem problemático envolvido com drogas e prostituição, com uma atuação digna de aplausos, novamente. E assim foi, realizando filmaços como "As Filhas de Marvin", "O Despertar de um Homem", até se chegar em sua grande e mais conhecida obra comercial que foi "Titanic"; trabalho, inclusive, que o próprio ator disse que não considera o seu melhor desempenho... já deixando claro que prefere obras densas, intensas e com um grande desafio dramático, DiCaprio buscou projetos mais desafiadores como ator, depois de estourar nas bilheterias e ser conhecido em todo o mundo, e mesmo que tenha feito alguns filmecos como "A Praia" e "O Homem da Máscara de Ferro", realizou também "O Aviador", "Prenda-me Se For Capaz", "Diamante de Sangue", "Rede de Mentiras", "Os Infiltrados", "Foi Apenas Um Sonho", "A Ilha do Medo" e agora, o sensacional "Inception - A Origem", filmes que definitivamente marcam sua versatilidade e a busca por trabalhos sempre competentes que o valorizem como ator!

Depois de ser transformado em sexy simbol (título que o ator jamais gostou, revelando em muitas entrevistas que isso até o atrapalhou em seus relacionamentos, já que nunca saberia se uma mulher estaria com ele por status ou por gostar de verdade dele), DiCaprio também se enveredou no mundo ecológico e, hoje, é um dos maiores e mais ativos membros do "Green Planet" (Organização Mundial de Proteção ao Meio Ambiente) e possui milhões depositados em campanhas e instituições sérias para o salvamento do verde e para a recuperação atmosférica do planeta. O ator já consome apenas bio-combustível em seu carro e transformou toda a sua casa em uma grande captação de energia solar, poluindo de maneira mínima o ar e a região climática em que vive. Uma das declarações dele que mais gosto é a emblemática frase que soltou pra Vanity Fair "Nunca precisei quebrar um quarto de Hotel, participar de orgias com drogas e bebidas ou acordar numa piscina rodeado de vômito pra sentir que sou uma estrela... ao contrário, se eu fizesse isso, talvez me sentiria o pior artista do mundo!"

Consciente, responsável, simpático e muito talentoso, Leonardo DiCaprio nunca foi apenas um "rostinho bonito" no meio do Cinema... mas um dos maiores e melhores atores de sua geração!

FILMOGRAFIA:
Como Produtor:
Como Roteirista:

PREMIAÇÃO AO OSCAR:
2007 Melhor Ator Diamante de Sangue
Indicado
2005 Melhor Ator O Aviador
Indicado
1993 Melhor Ator Coadjuvante Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador
Indicado

PREMIAÇÃO AO GLOBO DE OURO:
2009 Melhor Ator (Drama) Foi Apenas um Sonho
Indicado
2007 Melhor Ator (Drama) Diamante de Sangue
Indicado
2007 Melhor Ator (Drama) Os Infiltrados
Indicada
2005 Melhor Ator (Drama) O Aviador
Vencedor
2003 Melhor Ator (Drama) Prenda-me Se For Capaz
Indicado
1998 Melhor Ator (Drama) Titanic Indicado
1994 Melhor Ator Coadjuvante Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador
Indicado

PREMIAÇÃO AO BAFTA:
2007 Melhor Ator Os Infiltrados
Indicado
2005 Melhor Ator O Aviador
Indicado















* Ele é o número 1 das figuras do meu título, rs. Sou um grande e declarado fã desse cara!!!

2 comentários:

  1. Nossa, que mega pesquisa que voce fez!!

    ResponderExcluir
  2. E que pesquisa bacana! Parabéns!Sou fã dele desse garoto,também.Ele não é só um rostinho bonito.Alias provou isso desde seu primeiro filme.Sua beleza está em último lugar.Ele é BOM mesmo no que faz!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...