Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Pica Pau

Walter Lantz estava em lua-de-mel quando teve a ideia genial de criar o Pica-Pau, por conta de um exemplar real da ave que posou numa árvore perto da janela de seu quarto e o atormentou e o divertiu durante toda a sua noite de núpcias.

A CRIAÇÃO:

Em 1940, o desenhista Walter Lantz decidiu que só um novo desenho não era suficiente para tornar seu estúdio famoso. Ele queria um personagem que, com o tempo, evoluísse para uma estrela completa. Então, ele e sua equipe de animadores apresentaram um novo personagem nos desenhos do ursinho Andy Panda: um pássaro louco de topete vermelho. Mas quando Walter Lantz mostrou o desenho do Pica-Pau, intitulado "Knock, Knock", a Bernie Kreisler, chefe de departamento da Universal Studios, este o rejeitou, dizendo que aquele passarinho era a coisa mais feia e desajeitada que ele já tinha visto. Porém, Lantz insistiu para que o produzissem, dizendo que ele estava apostando tudo naquele personagem. A Universal atendeu aos seus pedidos e produziu o desenho, que fez um sucesso estrondoso em menos de 6 meses! Então, Kreisler pediu a Walter Lantz novos episódios, como se nada tivesse acontecido. Depois do sucesso do Pica-Pau como coadjuvante no desenho de Andy Panda, eles resolveram fazer um episódio onde o personagem apareceria sozinho e seria o astro. Então, Lantz precisou de um nome para o Pica-Pau e decidiu chamá-lo de "Woody Woodpecker", que foi também o título do primeiro desenho animado do Pica-Pau.

A MUDANÇA:

Em seus primeiros desenhos animados, o Pica-Pau aparece como um pássaro louco, com uma aparência considerada extravagante e alucinada. Porém, ao longo dos anos, o personagem sofreu diversas mudanças no seu visual, ganhando traços mais simpáticos, uma aparência mais refinada e um temperamento mais tranqüilo.

O PICA-PAU NA TELEVISÃO:

Como Lantz estava lutando financeiramente, a longetividade do Pica-Pau foi assegurada quando seus desenhos passaram a ser exibidos na televisão, no programa The Woody Woodpecker Show, transmitido pela ABC. Quando o contrato com este canal acabou, devido à disputa que outras emissoras travavam para ter o bicudo em sua grade de programação, a NBC o comprou por uma fortuna na época, mas exigiu que Lantz cortasse grande parte dos desenhos animados mais antigos, fazendo-o tirar cenas que continham violência, o que Lantz fez relutantemente. Logo depois, o próprio Pica-Pau também teve que sofrer mudanças no seu comportamento, ganhando uma personalidade mais tranqüila e menos agressiva, por causa da censura e da influência que o personagem tinha entre as crianças. Até hoje, ele ainda é considerado um dos desenhos mais "violentos" para o seu público ... mas que ironicamente, tem em sua grande marca de sucesso, justamente essa sua agressividade.

O PICA-PAU NO BRASIL:

O Pica-Pau foi o primeiro desenho animado a ser exibido na TV brasileira, na extinta TV Tupi, um dia após a sua inauguração, no dia 19 de setembro de 1950. Nessa época, os desenhos eram exibidos com a dublagem original, pois a dublagem em português só surgiria em 1957.

A primeira emissora de televisão a transmitir os curta-metragens do Pica-Pau com dublagem em português foi a TV Record, na década de 1960. Depois de algum tempo, a série saiu do ar. Alguns anos depois, o SBT tomou posse do desenho até 2002, quando em 2003 a Rede Globo começou a transmitir o desenho com os episódios remasterizados, dentro do programa infantil TV Globinho, onde o desenho parou de ser exibido em 2004 e teve esporádicas exibições em 2005, até que a Rede Globo parou de exibi-lo definitivamente

A HISTÓRIA QUE DEIXOU:

Lantz produziu os curta-metragens do Pica-Pau até 1972, quando ele fechou definitivamente seu estúdio. Desde então, o personagem só voltou a reaparecer em 1999, no programa The New Woody Woodypecker Show, produzido pela Universal Animation Studios de 1999 à 2003. O Pica-Pau é um dos poucos personagens de desenho animado que possui uma estrela na Calçada da Fama. Ele também fez uma pequena aparição junto com outros personagens famosos no filme Uma Cilada para Roger Rabbit, de 1988.

*Pica Pau é simplesmente um dos personagens cartunescos mais emblemáticos e importantes da história da TV Mundial - e é a segunda figura no título deste Blog!

5 comentários:

  1. supremo!!!! marco da infância de todos...inclusive na atualidade, o desenho é repleto de humor negro explícito só que disfarçado...hoje em dia revendo eu já prestei mais atenção a certos detalhes que quando criança não notei: zoofilia,drogas, demonismo...mas que se dane! o desenho é fodão!
    ass. alucard

    ResponderExcluir
  2. Zoofilia? Drogas? Demonismo??? EITA!!! Depois me explica isso melhor, Givaldo... rs

    ResponderExcluir
  3. O que eu sei, como fã do cartoon, é que o Woody violou pelo menos umas 10 leis (na constituição brasileira).
    Eu ví num site(agora é quase impossível lembrar)que o cara se enquadrou em todas essas transgressões. Vai de 155 à 121... 129, nem se fala.... Nessa, até o Tom se ferra. Abrçs.

    ResponderExcluir
  4. Caramba, sabia que o Pica-Pau era um personagem polêmico e rotulado como um dos cartoons mais violentos da história dos desenhos animados... mas realmente desconhecia todas essas transgressões do topetudo vermelho!!!

    ResponderExcluir
  5. Pra vc ver... mais "bandido" que o Woody, só o Buzz Buzzard...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...