Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Rambo


Rambo foi o herói de uma série de filmes de ação iniciada na década de 80, cujas características e história foram inspiradas numa obra do escritor David Morrell, intitulada First Blood e publicada em 1982. Contava a história de John Rambo, um veterano do Vietnã e ex-Boina Verde que após sair derrotado de uma guerra sangrenta e sem propósitos, encontra uma outra muito mais difícil de ser vencida... a do preconceito e da exclusão. Rambo era um soldado condecorado e tido como um dos melhores combatentes por seus militares, mas na cidade, as pessoas o tratavam mal, o humilhavam e o ignoravam, por ele "espelhar" uma guerra que a América havia perdido. O drama contido na obra vai além da superação pessoal e dos traumas psicológicos imbuídos em Rambo... a pergunta que o personagem nos deixa é: "o que adianta ser considerado um herói nos campos de batalha, se na sociedade, você é apenas um lixo?"

Foram feitos quatro filmes até hoje, todos protagonizados pelo ator Sylvester Stallone. São eles:

ORIGEM:

David Morrell diz que a escolha do nome Rambo foi inspirado pela "força do som" no nome das maçãs do gênero Rambo que ele encontrou na Pensilvânia, e ele sentiu que a pronúncia de Rambo era semelhante ao nome de Arthur Rimbauld, o título do famoso trabalho de uma temporada no inferno, que lhe parecia "uma metáfora para o prisioneiro de guerra, cujas experiências ele imaginava que Rambo havia sofrido."

BIOGRAFIA DE RAMBO:

John Rambo, nasceu em 7 de junho de 1947 em Bowie, Arizona, filho de um índio americano, (Rauwakee Rambo, de acordo com o último filme, seu pai) e uma mulher descendente de alemães (Marie Dragoo, sua mãe). Rambo é graduado em Rangeford High School, e depois se alistou no exército dos Estados Unidos com a idade de 17 anos, em 8 de junho de 1964. Ele foi mandado para o Vietnã do Sul, em Setembro de 1966. Um ano depois, em 1967, ele voltou para os Estados Unidos e começou o treinamento nas Forças Especiais (os Boinas Verdes), em Fort Bragg, Carolina do Norte. Nesse treinamento, ele aprende também a pilotar helicópteros. No final de 1969, Rambo foi re-incorporado para o Vietnã, por ser considerado e avaliado por toda sua base militar, como um dos melhores soldados em treinamento. Em Novembro de 1971, ele foi capturado pelas forças norte vietnamitas perto da fronteira chino-vietnamita em um acampamento para prisioneiros de guerra, onde ele e outros prisioneiros americanos foram cruelmente torturados. Rambo fugiu do cativeiro em Maio de 1972.

Após o seu regresso aos Estados Unidos, Rambo encarou um outro inferno... esse muito mais complexo de ser controlado. John descobriu que muitos civis americanos odiavam o retorno de soldados, e ele foi submetido à constantes humilhações e constrangimento por ter comunidades anti-guerra jogando lixo nele e o chamando de "matador de bebês". Além de constatar também que muitos de seus amigos que serviram com ele na guerra, adquiriram doenças e câncer precoce devido a exposição dos produtos químicos usados para dizimar as aldeias vietnamitas. Toda essa sua experiência sangrenta e desumana no Vietnã aliado à humilhação e perseguição ao voltar para casa, resultou em um caso extremo de estresse pós-traumático que isolou John Rambo e o deixou um homem cada vez mais anti-social, solitário e amargurado.

AS 10 FRASES MAIS MARCANTES DE SEUS FILMES:

1- "A pior Guerra é aquela travada aqui...!" (Diz Rambo apontando para o peito, numa conversa com uma vietnamita que o ajuda em Rambo 2)
2- "Ele foi treinado para ser o melhor entre os melhores. Por isso, é óbvio que ele reconhece uma dor... mas vai ignorá-la!" (Coronel Trautman para o burocrata Murdock)
3- "Vamos mandar mais de 30 homens para capturar o seu animal, duvido que Rambo escape!" - "Então é melhor encomendar mais de 30 sacos de cadáveres!" (Coronel Trautman para o xerife)
4- "Deus tem Piedade, acredito que Rambo não!" (Coronel Trautman)
5- "Enquanto homens no poder continuarem medindo ganâncias e forças, guerras sempre existirão... o problema é que eles mandam jovens inocentes brigarem por eles!" (diz Rambo para Trautman)
6- "O que você chama de inferno, Rambo chama de Lar!" (Trautman para o burocrata Murdock)
7- "Porquê sempre o chamam para uma guerra, John?" - "Porquê eu sou descartável" - "O que é ser descartável? - "Sabe quando lhe convidam para uma festa, você não vai e ninguém se importa? É mais ou menos isso...!" (Rambo numa conversa com a vietnamita que o ajuda em Rambo 2)
8- "Posso falar com o Jim?" - "Ele partiu." - "E que horas ele volta?" - "Jim morreu!" - "O quê?" - "O câncer o comeu todo por dentro. Aquele maldito líquido laranja que tacavam dos helicópteros acabou com ele!" (Conversa de Rambo com a esposa de um de seus melhores amigos)
9- "Como não conseguiram capturá-lo? Eu mandei duas patrulhas e mais um caminhão fechar o cerco... meu deus do céu, Rambo é um só!" - "Mas temos que admitir, senhor... o desgraçado vale por mil!" (Conversa de um policial com o xerife em Rambo 1)
10- "Na selva, no meio daquele inferno, me tratam como um Deus e me enchem de condecorações e medalhas... mas aqui na cidade, não me oferecem nem um emprego num posto de gasolina!"

AQUI, UMA DAS CENAS QUE COMPROVAM O QUANTO O PERSONAGEM É HUMANO:


* Rambo é a sétima imagem no título do meu Blog!

3 comentários:

  1. Muito bom!
    Só me lembro daquela parte, quando a vietnamita morre, que os cretinos no extinto CINE BRISTOL, dizem: - Aproveita que ainda está quente... saudades daqueles tempos.

    ResponderExcluir
  2. Ahahahaha...

    CINE BRISTOL era um em Madureira????

    ResponderExcluir
  3. Era em madureira sim!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...