Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Seu Madruga

A HISTÓRIA:

Don Ramón Valdés (no Brasil: Seu Madruga) é um famoso personagem mexicano do seriado televisivo infanto-juvenil de maior sucesso e duração da história: Chaves.

Interpretado por Ramón Valdés, é um dos personagens de mais destaque da história do programa, cujo estrelato permanece até hoje na televisão brasileira, especificamente no SBT.

Na trama, o personagem tem como filha uma garotinha chamada Chiquinha (Maria Antonieta De Las Nieves), cuja mãe morreu no seu nascimento. Seu Madruga é sempre injustamente castigado com bofetadas no rosto pela vizinha Dona Florinda (Florinda Mieza). Vive fugindo das cobranças de 14 meses de aluguel, feitas pelo Senhor Barriga (Edgar Vivar), dono da vila. Sempre repreende o peralta Chaves, por suas travessuras, com cascudos na sua cabeça, porém, não o odeia. Apesar de frequentemente estar de mau humor, é um homem de bom coração, que ama a todos na vila, especialmente as crianças.

Ramón Valdés faleceu em agosto de 1988, de câncer pulmonar, ocasionado pelo fumo excessivo, e deixa saudades até os dias de hoje. Atualmente, o personagem Seu Madruga é cultuado e possui diversas páginas, blogs e comunidades no site de relacionamentos Orkut em sua homenagem. É de longe o personagem mais querido do seriado, conquistando mais carisma do que Chaves, o personagem principal.

PERSONALIDADE:

Seu Madruga está na faixa dos 50 anos de idade (sua idade é provavelmente estimada entre 45 e 55 anos; uma vez que ele afirmou ter 50 em um episódio, porém, em outro, afirma que "ninguém é velho aos 40 e tantos anos" ao falar de si próprio). É um homem maduro, porém preguiçoso e um tanto desleixado com sua vida e suas responsabilidades. Vive arranjando bicos para conseguir dinheiro (chegou a ser dito que ele nunca concluiu o colégio).

Seu Madruga é visto como um homem bruto e selvagem (como dito pelo seu crítico, Professor Girafales), que perde a paciência com muita facilidade, inclusive com as crianças e especialmente com Chaves. Apesar disso, é um homem que tem muita fé na vida, que tenta manter o bom humor, apesar das más situações que o cercam. Demonstra ter um bom coração e boas intenções, que são notadas por todos ao seu redor.

Mora na casa 72, com a filha Chiquinha, e deve 14 meses atrasados de aluguel ao proprietário da vila, Senhor Barriga, sempre inventando desculpas para não pagar o aluguel. Às vezes, perde a paciência com as crianças e aplica cascudos em Chaves e beliscões em Quico. Neste caso, sempre que é flagrado por Dona Florinda, leva uma bofetada no rosto. Às vezes, ainda é acusado por ela sem ter feito nada ao garoto.

Sua vizinha Dona Clotilde (conhecida como Bruxa do 71), é secretamente apaixonada por Seu Madruga e, para agradá-lo, costuma fazer bolos e salgadinhos para ele. Normalmente, as guloseimas são visadas e roubadas pelas crianças da vila.

AS 20 MELHORES FRASES DO SEU MADRUGA:

1- "Eu sabia que você era idiota, mas não a nível executivo!"
2- "Não existe trabalho ruim. O ruim é ter que trabalhar."
3- "Sabe como é, existem vários tipos de porcarias: papéis, lixo, garrafas,.. Florinda..."
4- “Não há nada mais trabalhoso do que viver sem trabalhar!”
5- "Esta caveira representa 'prerigo','PRE- RI- GO', entenderam bem?"
6- "Como ousa me acordar às 10 da madrugada, Chiquinha?!
7- "Tem uma coisa que não inventaram, e que eu estou a ponto de inventar, Quico... são as bolas feitas com bochechas de moleque aloprado!"
8- "Estou falando com a mula, não com seus carrapatos!"
9- "Quando a fome aperta, a vergonha afrouxa..."
10- "Sou pobre, porém honrado!"
11- "Essas daí são todas assim, Chaves: começam ficando com o chapéu e acabam ficando com a carteira!"
12- "Isto é uma caliúnia! Uma caliúnia! Você sabe o que é uma caliúnia?"
13- "Por 100 mangos eu posso até ser a madrinha do casamento!"
14- "Minha senhora, se acha que pode me comprar com alguns presentinhos, eu vou lhe dizer uma coisa... eu aceito!"
15- “Mas tinha que ser o Chaves mesmo!”
16- “Olha os churros! Churros! Quem vai querer churros?”
17- “Chaves, a diferença entre as duas Alemanhas é simples, é que de um lado se toma Vodka, e do outro cerveja.”
18-"Tenha mais um pouquinho de Barriga, Sr. Paciência... digo..."
19-"E vocês por acaso acham que eu tenho cara de mula? Não respondam!!!"
20- "Eu sempre deixo as vagas de empregos para os mais jovens, e venho adotando essa nobre atitude desde os meus 15 anos!"

CURIOSIDADES:

- A audiência do seriado Chaves caiu consideravelmente quando Ramón Valdés, o "Seu Madruga" saiu do programa após a saída do amigo Carlos Villagrande, o "Quico".

- O episódio que marca sua volta quase um ano depois, registrou um dos maiores ibopes pra série, superando inclusive, o episódio do Churros e o da Morte do Seu Madruga.

- O episódio do Churros foi um dos mais marcantes justamente porque possui um dos mais belos finais de toda a história da série... nesse episódio, a história termina com Seu Madruga assumindo a culpa no lugar de Chaves por ter comido todos os churros compreendendo a fome do menino e aceitando levar as bofetadas de Dona Florinda, mas Florinda já havia descoberto toda a verdade pois Chaves contou a ela bem antes dele assumir a culpa. Ela então sorri e diz que, apesar das desavenças entre os dois, deu orgulho naquele momento de ter um vizinho como ele... um homem, uma pessoa honrada.

- "Chimpanzé Reumático", "Mula Manca", "Burro Empacotado", "Minhoca Desnutrida" e "Velho Raquítico" são apenas alguns dos muitos apelidos que o Seu Madruga ganhou das crianças da Vila.

- É o personagem do seriado com o maior número de comunidades dedicadas e ele composto por um número assustador de fãs. Há camisetas ao estilo "Che Guevara" com o rosto dele e suas frases são bordões ditas até hoje.

ABAIXO, UMA DAS CENAS QUE PROVAM O TALENTO E O CARISMA DESSE ÓTIMO COMEDIANTE:

* Eu sou um fã declarado!!! Da série e do personagem Seu Madruga... e ele é a sexta imagem do meu Blog.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...