Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Galera do Barulho (Saved by the Bell)

Saved by the Bell é uma série de TV estadunidense exibida originalmente em 5 temporadas, de 1989 a 1993. No Brasil, foi exibida no SBT anos mais tarde, entre 1994 e 1995, com o nome de Galera do Barulho.

A série é predominantemente ambientada em um colégio, o Bayside High School, onde seus estudantes se aventuram em temas próprios da adolescência. Os personagens foram propositalmente feitos como esterótipos bastante comuns e frequentes na escolas americanas, como por exemplo "o bonitinho popular", "o atleta latino", "a garota linda", "a líder de torcida", "o nerd atrapalhado", dentre outros.

O seriado foi tão bem sucedido (até Quentin Tarantino ja disse em entrevista que assistia a série!), que acabou por gerar um spin-off (Saved by the Bell: The College Years) e dois telefilmes (Saved by the Bell: Hawaiian Style e Saved by the Bell: Wedding in Las Vegas, onde o protagonista Zack Morris casa com seu grande amor dos tempos de escola, Kelly Kapowski).

A HISTÓRIA:

Galera do Barulho se originou na NBC Americana, quando fizeram um primeiro episódio-teste de 30 minutos entitulado "Good Morning, Mister Bliss", inspirado no passado do presidente da rede Brandon Tartikoff, que era professor. Ironicamente, os próprios produtores da NBC não quiseram exibir o episódio, mas a Disney Channel comprou a idéia e começou a exibir a série por uma temporada. A história, de início, iria centralizar os acontecimentos na vida de Mister Bliss, papel desempenhado pelo ator Dennis Haskins, que até então, era o personagem principal. Depois de exibidos todos os 13 episódios da primeira temporada, a NBC então constata o sucesso do seriado, conseguindo adquirir os direitos da série e decidindo reformular Galera do Barulho, tornando-o totalmente juvenil.

A NOVA CARA:

O Produtor Executivo Peter Engel, já de início, queria entitular o novo projeto de "When The Bell Rings" ("Quando o sino toca"), mas Tartikoff, o Presidente da NBC convenceu-o a usar o mesmo "Saved by the Bell" ("Salvos pelo Sino"), já que a série havia ganhado popularidade justamente com esse nome. Os três atores adolescentes que já haviam participado da primeira temporada permaneceram na série, são eles: Mark-Paul Gosselaar (o loirinho sacana Zachary "Zack" Morris), Dustin Diamond (o nerd Samuel "Screech" Powers) e Lark Voorhies (a mulatinha Lisa Turtle, por quem Screech era apaixonado). Percebendo que esses três tinham um enorme carisma ao público adolescente da época, os produtores resolveram mudar o foco central da série... ao invés de abordar somente as peripécias do professor Bliss com seus alunos, agora, os personagens principais de Galera do Barulho seriam exatamente os alunos adolescentes! As mudanças então, começam pra valer: a escola é toda reformulada, perdendo aquele "ar" de escola primária e ganhando uma "cara" de colégio ginasial; o professor Bliss agora muda de nome, e passa a se chamar Mister Belding (em uma sonoridade semelhante ao nome "Bell", que possui no título da série), entra o hispânico Mario Lopez (como o atleta latino A.C. Slater, para rivalizar com o loirinho Zack, a fama de paquerador); e são inseridas as duas novas atrizes adolescentes, chamadas Tiffani Amber-Thiessen (a certinha e delicada Kelly Kapowski, interesse romântico de Zack) e finalmente, fechando o núcleo jovem, Elizabeth Berkley (como a espivitada líder de torcida Jessica "Jessy"). Além da contratação do comediante Ed Alonzo, como o mágico Max, dono da cantina da escola. Os temas do seriado começaram a ser cada vez mais diversificados e aprofundados, e a rotina escolar que cada personagem possuía, começou a ser dividida com dramas pessoais, como reprovação, os primeiros relacionamentos sexuais, traição, pequenas intrigas e até alguns momentos chorosos como a perda de um membro familiar de um dos alunos. Mas tudo era tratado com muita leveza, já que Galera do Barulho realmente foi construída para um público infanto-juvenil!

O SUCESSO INESPERADO:

Os criadores da série, assim como seu elenco, até hoje admitem que nunca esperaram que o programa passasse de 1 ano. Mas os adolescentes da década de 80 e início de 90, adoraram a roupagem dinâmica e o tom de humor natural que Galera do Barulho possuía. Tudo era bem colocado para divertir e sensibilizar de maneira correta, o espectador. "O perfeito equilíbrio temático que alcançamos com Saved by the Bell, aliado ao carisma de todo aquele elenco adolescente, é o que talvez tenha segurado a série por tanto tempo e nos dado tanto orgulho!", disse o respeitado Brendon Tartikoff, o presidente da poderosa NBC.

CURIOSIDADES FINAIS:

  • À pedido de inúmeras fãs da série que idolatravam Mark-Paul Gosselaar, no final do segundo ano (a segunda temporada), Zack Morris passa a ser quase o protagonista. Muitos episódios tem ele como o foco central dos acontecimentos, mas os redatores fizeram tudo disfarçadamente, já que não podiam diminuir os demais personagens.
  • O mágico e comediante Ed Alonzo, que fazia o Max, colocou fogo acidentalmente num dos cenários que servia como faxada para a cantina da escola, ambiente do personagem, enquanto ensaiava um número real de mágica. Os produtores tiveram que refazer umas três vezes aquele cenário do restaurante durante as 5 temporadas que a série teve... então, é possível ver que a cantina mudou levemente de cor, espaço e forma nos 3 últimos anos do seriado!
  • Vários professores passaram pelo colégio Bayside ao longo da série, mas o Senhor Belding, feito por Dennis Haskins, permaneceu fixo no elenco até o fim do seriado.
  • Cada temporada de Galera do Barulho representou essencialmente um ano de ensino médio para os alunos (o Segundo Grau Americano tem 4 anos), e finalizou no ano da formatura deles... que foi exatamente o quinto e último ano da série!
  • O sucesso e a empatia de Galera do Barulho nos jovens americanos foi tão grande que a NBC lucrava alto com os fortes índices de audiência, fazendo com que na terceira temporada, o seriado precisasse duplicar o tempo de duração, ganhando 1 hora! Fato meio raro em um seriado adolescente que começou sem nenhuma e qualquer pretensão.
  • Depois do término da série, Tiffany Amber-Thiessen (que fazia a Kelly) emplacou outro grande sucesso televisivo chamado Beverly Hills 902010, aqui conhecido pelo título de Barrados no Baile - outro seriado juvenil, mas com temáticas mais sérias e mais maduras. Elizabeth Berkley (a Jessie) tentou o cinema, mas infelizmente, seu filme chamado Showgirls foi um fracasso retumbante que quase pôs fim à carreira da atriz. Mario Lopez (o Slater) tornou-se apresentador de programas esportivos e vive como instrutor de musculação. Dustin Diamond (o Screech) seguiu uma carreira de show em Stund-Up Comedy e dizem alguns boatos que ele dirigiu um filme pornô que fez relativo sucesso, de nome "Screeched". Mark-Paul Gosselaar (o Zack) continuou na televisão fazendo também outras séries de renome, como a famosa Nova Iorque Contra o Crime. E Dennis Haskins (o Senhor Belding) e Lark Voorhies (a Lisa Turtle) ainda fazem algumas pontas em filmes, séries e comerciais de TV.
ABAIXO, A INESQUECÍVEL ABERTURA DESSE INGÊNUO E SINCERO SERIADO:


VEJAM COMO ESTÃO TODOS ELES HOJE:


* Provavelmente quem tem menos de 20 anos, não vai lembrar dessa tão marcante série... mas "Galera do Barulho" foi a responsável por começar a me dá o gosto de acompanhar seriados televisivos e, hoje, ocupa com orgulho a imagem número 9 lá no título do meu Blog!

4 comentários:

  1. Tiffany Amber-Thiessen ñ mudou praticamente nada, continua lindinha como sempre rsrs

    ResponderExcluir
  2. Essa série era be legal, juntamente com o Parker Lewis, eram minhas favoritas antes de começar o Arquivo X.

    ResponderExcluir
  3. Tá disponível no NETFLIX

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...