Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Steven Spielberg

Um dos maiores fenômenos da história do cinema, Steven Allan Spielberg dirigiu filmes que não só se tornaram recordistas de bilheteria, como se inscreveram na galeria dos mais incríveis espetáculos cinematográficos de todos os tempos.

Uma criança solitária fascinada por cinema, Spielberg fez vários filmes caseiros durante a infância e adolescência. Aos 21 anos foi contratado pelo estúdio Universal, que havia ficado impressionado com ''Amblin''', curta-metragem que marcou a estréia profissional do jovem cineasta. Seguiram-se trabalhos para a televisão como seu primeiro longa-metragem chamado ''Encurralado'', um angustiante suspense de perseguição na estrada e tido até hoje como um dos melhores "road movies" de todos os tempos.

(Encurralado, "Duel" - de 1971. Seu primeiro longa metragem)

Em 1974, Spielberg estreou no cinema com ''A Louca Escapada'', elogiado pela crítica, e o início da parceria com o compositor John Williams, figura fundamental na carreira do diretor. O ótimo ''Tubarão'', lançado no ano seguinte, além de concorrer ao Oscar de Melhor Filme, tornou-se a maior bilheteria do cinema até então e fez de Spielberg uma estrela. ''Contatos Imediatos do Terceiro Grau'', uma belíssima ficção sobre a anunciada visita de extraterrestres, lhe rendeu uma indicação de Melhor Diretor. ''1941 - Uma Guerra Muito Louca'', uma fracassada (injustamente) comédia passada na Segunda Guerra, concluiu a década de 1970.

(Tubarão, "Jaws" - de 1975. Spielberg brincando na boca da criatura feita de ferro)

Os anos 1980 começaram de forma triunfal, com ''Os Caçadores da Arca Perdida'' e ''E.T. - O Extraterrestre'', ambos indicados aos Oscars de Filme e Direção. O primeiro é um dos pontos altos do cinema de aventura, que lançou o herói Indiana Jones e teve três sequências (também dirigidas por Spielberg). Com ''E.T'', o diretor voltou aos extraterrestres e criou um filme de raro encantamento sobre a amizade entre um menino e um visitante de outro planeta. ''E.T'' ainda reconquistou para Spielberg o posto de maior bilheteria do século, que havia sido perdido para ''Star Wars'', do amigo George Lucas.

(Com Harrison Ford, nas filmagens de Indiana Jones e com o extraterrestre bonzinho, de E.T.)

Abordando assuntos mais sérios, Spielberg dirigiu os dramas ''A Cor Púrpura'' e ''O Império do Sol'', filmes que dividiram opiniões. ''A Cor Púrpura'' foi indicado em nada mais e nada menos que 11 categorias do Oscar, inclusive Melhor Filme. Spielberg não concorreu como Diretor, e alguns viram no prêmio especial Irving Thalberg, concedido ao diretor em 1987, como um pedido de desculpas da Academia.

(Whoopi Goldberg ameaçando Danny Glover em "A Cor Púrpura", e ao lado, o veterano John Malkovich abraçando o menino Christian Bale - o atual Batman - com ainda 13 anos de idade, no excelente "Império do Sol")

Seus dois filmes seguintes, a refilmagem ''Além da Eternidade'' e ''Hook - A Volta do Capitão Gancho'' foram considerados decepcionantes. Quando o declínio parecia inevitável, surgiram o divertido e empolgante ''O Parque dos Dinossauros'', outro campeão de bilheteria, e ''A Lista de Schindler'', magistral obra em preto-e-branco sobre o Holocausto, que finalmente daria a Spielberg os Oscars de Filme e Diretor.

(Steven com um Brontossauro, no set de "O Parque dos Dinossauros", e ao lado, uma cena do emocionante "A Lista de Schindler", considerado uma das versões definitivas do Holocausto Nazista)

''Amistad'' e ''O Resgate do Soldado Ryan'' são exemplos adicionais de sua competência como cineasta, nos quais o diretor criou cenas de extremo realismo sobre a escravidão e a guerra, respectivamente. ''Ryan'' ainda concorreu ao Oscar de Melhor Filme e deu a Spielberg sua segunda estatueta de melhor diretor. Outro grande desafio na direção foi ''A.I. - Inteligência Artificial'', antigo projeto de Stanley Kubrick, que faleceu em 1999. Kubrick desenvolvia ''A.I.'' há mais de 20 anos. Spielberg conduziu o projeto como seu, tanto que assinou o roteiro, o que não fazia desde ''Contatos..''. Mas soube preservar os ideais do colega em uma ficção científica sombria, num verdadeiro amálgama dos dois gênios.

(O ataque à praia da Normandia, no ótimo "O Resgate do Soldado Ryan" e, ao lado, Spielberg com Haley Joel Osment, no reflexivo "A.I. - Inteligência Artificial")

Além de diretor, Spielberg igualmente solidificou a carreira como um dos grandes produtores em Hollywood. Seu nome aparece em importantes projetos não só para cinema (''De Volta Para o Futuro'', ''Homens de Preto'', ''Os Goonies''), mas também para televisão em séries campeãs de audiência (''ER'', ''Band of Brothers'', ''Taken'', "The Pacific"). Em 1995 fundou a Dreamworks SKG, uma potência na indústria de cinema e multimídia que tinha como sócios Jeffrey Katzenberg, ex-executivo da Disney, e David Geffen, o magnata da empresa fonográfica Geffen Records. Parte da empresa seria vendida anos mais tarde para o estúdio da Paramount, onde aliás Spielberg mantém seu próprio escritório.

(O logotipo da Dreamworks, o estúdio de cinema que ele fundou, e ao lado, Jeffrey Katzemberg, Spielberg e David Geffen, os fundadores)

Spielberg está na lista dos homens mais ricos do mundo, com uma fortuna pessoal avaliada em aproximadamente 4 bilhões de dólares. E mesmo assim ele não pára. Produz, escreve roteiros e dirige. No máximo a cada dois anos lança um filme com a sua assinatura na direção. Após ''A.I.'' realizou outra ficção, ''Minority Report'', estrelada por Tom Cruise. Em seguida vieram ''Prenda-me se For Capaz'' e ''O Terminal'', ambos com Tom Hanks. Logo depois, outro projeto com a presença de Cruise, a refilmagem ''Guerra dos Mundos''. Com o drama ''Munique'', sobre os atentados terroristas durante as Olimpíadas na Alemanha em 1972, novamente a Academia indicou seu nome como melhor diretor.

(Uma cena do emocionante thriller político Monique - "Munich", de 2005)

Separado da atriz Amy Irving (que se casou com o diretor brasileiro Bruno Barreto), ele uniu-se em matrimônio com a também atriz Kate Capshaw. O cineasta tem uma irmã, Anne Spielberg, co-roteirista de ''Quero Ser Grande'' e um filho que se envereda pelo caminho da atuação, Max Spielberg.

Justificar(Steven sentado ao lado de sua mulher Kate Capshaw, numa das Cerimônias do Oscar)

O American Film Institute divulgou uma lista dos 100 melhores filmes americanos de todos os tempos. Steven Spielberg, com 5 filmes, foi o diretor mais representado. Um feito nada surpreendente para um diretor que soube cativar o público como nenhum outro nas últimas décadas.

CURIOSIDADES:

  • Vindo de uma família judaica de classe média, Steven Spielberg ganhou sua primeira câmera com apenas 12 anos de idade;
  • Aos 19, iniciou o curso de Cinema na Universidade da Califórnia, sendo que aos 22 anos filmou Amblin, curta que possibilitou sua entrada na Universal Studios, onde passou a realizar vários filmes para a TV americana;
  • O mais importante deles foi Encurralado, que se tornou um grande sucesso de crítica;
  • Steven Spielberg morre de medo de alturas e por isso, sofre quando tem que filmar em lugares altos e principalmente dentro de uma grua.
  • O diretor foi picado por uma cobra em um dos filmes de Indiana Jones, e mesmo não sendo venenosa, deixou sua mão inchada.
  • Steven realizou obras primas cinematográficas quando nem era de fato Cineasta formado... ele só foi tirar seu diploma conclusivo como Diretor de Cinema em 2002!

* Spielberg possui um talento nato, e ele é a DÉCIMA PRIMEIRA imagem no título deste Blog!

24 comentários:

  1. esse cara é foda demais, adoro os filmes dele, ele nunca decepciona!
    realmente, uma lenda da história do cinema (:
    curto muito o trabalho dele, já vi os filmes dele milhares de vezes, mas o melhor mesmo é o ET, rs.

    enfim, o post tá ótimo, muito informativo.

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo post! Spielberg é mesmo o cara, ele consegue fazer grandes filmes com histórias fracas e comuns, mas contadas por ele fica muuuuuito bom!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto! Parabéns!

    Entre no meu e segue também!

    www.preguicaalheia.blogspot.com

    Um blog de HUMOR!

    Obrigado e abraço,
    P.A.
    ___________________________
    www.preguicaalheia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Spielberg é genial. Só perde para Charlie Chaplin, como maior nome da história do cinema.
    Encurralado, grande filme de Spielberg e que poucos conhecem. Se não me engano, é o primeiro longa dele. Eu tenho. É um filmaço. A sensação do motorista perseguido sentida durante todo o filme, é um dos suspenses mais intensos da história. Nem precisa de muito diálogo.
    Bem, Spielberg é genial.
    Estou seguindo teu blog, se puder retribuir, agradeço.

    www.tocadowilliam.com

    ResponderExcluir
  5. Realmente um grande nome na história do cinema. E você descreveu a carreira dele de uma forma leve, bem ilustrada e muito gostosa de ler.
    Sobre a pergunta que me fez lá no meu blog, o texto está à disposição. Pode usá-lo quando quiser sem nenhum problema. Só tenho a te agradecer! Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Marcel,
    não sei te dizer se já saiu em DVD esse filme. Eu tinha ele em VHS e gravei em DVD.
    Realmente a cena que você lembrou é antológica.
    É um filme que se a gente se coloca no lugar do motorista do carro, realmente é assustador. Numa época onde não haviam celulares, dificuldade em achar telefone público nos postos nas estradas, mesmo sendo nos EUA. Um filme que só Spielberg é capaz de fazer mesmo. E olha, estava no começo de carreira hein....
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Marcel, vi teu site no do meu amigo William ^^
    Vejo q encontrei outro amigo aqui o Andre Mansim \o
    Enfim, Steven Spielberg é um grande Cineasta Nos últimos anos, seus filmes começaram a abordar temas como o Holocausto , escravidão, guerra e terrorismo.Ele é considerado um dos cineastas mais influentes na história do cinema.

    Estou seguindo teu blog, se puder retribuir, agradeço.

    http://humornegrosemcensura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Spielberg é um gênio do cinema, sem duvida o melhor.
    A Lista de Schindler
    Império do Sol
    O Resgate do Soldado Ryan
    A.I.
    Munich
    Esses filmes são incríveis!
    Até mais!

    ResponderExcluir
  9. Parque dos Dinossauros, Tubarão, ET, todos fizeram parte da minha infância ñ dá para negar que seus filmes são marcantes e a grande maioria bons.

    Particulemente prefiro seus filmes dramaticos como a Lista de Schindler, O Regaste do Soldado Ryan, Império do Sol são meus prediletos, e claro, tenho todos na minha coleção =P

    ResponderExcluir
  10. eu amo os filmes desse cara. ele é uum genio do cinema...

    ResponderExcluir
  11. o cara e fera mesmo.
    admiro pra caramba!

    seguindo!!!

    http://carrapatopreto.com

    ResponderExcluir
  12. Sou fansaço de Spielberg, assisti Jurassic Park umas 33 vezes (qnd eu parei de contar), todos os filmes dele eu assisti mais de uma vez, ele tem uma característica muito singular, sempre nos filmes dele existe uma "força" maior que impera durante todo o filme. Incomoda, te deixa tenso, vc não desgruda da tela. Um gênio! Amo mesmo

    dá uma força no meu blog
    http://dois-e-meio.blogspot.com/
    abraço!

    ResponderExcluir
  13. Excelente postagem cara! parabéns!

    S.Rïver
    http://www.youtube.com/riuhpvh

    ResponderExcluir
  14. Olá Marcel,

    Que bom que você gostou do meu blog. No início era apenas um projeto de faculdade mas incorporei a blogueira e quero levar adiante.

    Nossos conteúdos são bem parecidos mesmo. Adoro cinema. E, quanto a este post do Spielberg, esta semana mesmo eu fiz um trabalho de radiojornalismo sobre trilhas sonoras e ele foi um dos diretores que selecionei. É interessante o fato de ele ter se formado em cinema apenas em 2002 e no dia da formatura ele foi receber o diploma com uma orquestra tocando o tema de Indiana Jones.

    Não deixe de visitar o Película.

    Até a próxima

    ResponderExcluir
  15. ótimo post....
    adoro o trabalho do Steven Spielberg.... um fantástico diretor....
    e aproveitando para agradecer por estar seguindo meu blog....

    ResponderExcluir
  16. Ele é o cara. nunca vi trabalho melhor. bela postagem, uma volta ao passado com tudo isso. adorei :D

    ResponderExcluir
  17. vim aqui no seu blog te seguir e comentar, se puder retribuir :
    http://cravoecanelagabriela.blogspot.com/
    # confira, mts novidades *-*

    ResponderExcluir
  18. Esse cara é mágico.. fez parte da minha vida :)

    Seguindo aqui, se puder retribuir.
    Musilítica & Blá Blá Blá, só olhando pra ver :) Sejam bem vindos.
    http://musilitica.blogspot.com/
    Procurando banner e link parcerias e membros para formar equipe do blog, se indentificou ?? Add MSN milsonobscuro@hotmail.com
    Júnior..

    Me Sigam e comentem, conto com a força de vocês, retribuirei todas as ações.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. vlw marcel!
    tu ta add tb^^
    seu blog tb eh phoda cara, ainda prometo passar umas horas lendo isso aqui :P
    abraço

    ResponderExcluir
  21. queria eu ter um conteudo de vida que esse cara teve vio.apesar das desanvenças.POst mtu bom mesmo cara.seguindo seu blog. Muito Phoda blogão

    pra galera ai acessem
    www.vemaquinomeublog.blogspot.com
    E
    blocodenoia.blogspot.com

    :)

    ResponderExcluir
  22. O cara é massa mesmo.. Não é dos filmes que mais me agradam, mas são muito bem produzidos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...