Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Festival do Rio 2011


Cinéfilo como sou, claro que eu não deixaria passar a chance de conferir no Festival do Rio (um evento cinematográfico que acontece anualmente aqui na minha cidade), filmes que só estrearão em cartaz oficialmente com uma certa demora. Isso, sem contar, aqueles filmes que só vão parar na Zona Sul, em circuitos mais fechados por serem tidos como "filmes de arte". Já até cheguei a encontrar filmes do Woody Allen aqui na zona norte (onde moro), mas infelizmente, só ficam uma semana. Outros nem estreiam mesmo!

Então, sabendo disso, organizei uns horários apertados e uns dias possíveis nos quais posso me deslocar até às salas em que esses filmes estão sendo exibidos e curtir as sessões de cinema.

Aqui, a lista completa do Festival. E abaixo, uma lista dos filmes que me interessaram, com suas respectivas sinopses e rápidos comentários pessoais:

1- Inquietos (Restless), de Gus Van Sant: "A história escrita por Jason Lew acompanha um momento de passagem, entre dois adolescentes, um menino (Henry Hopper) e uma menina (Mia Wasikowska), que têm em comum uma preocupação com a mortalidade."

Bom, tenho certa relutância com os filmes mais experimentais de Gus Van Sant, como "Elefante" e "Paranoid Park", mas o cara nos deu "Gênio Indomável" (uma pérola com Matt Damon e Robin Williams) e "Garotos de Programa" (aquele antigo com Keanu Reeves e o falecido River Phoenix). Gostei da sinopse desse seu novo trabalho e fiquei com vontade de ver!

2- Pior dos Pecados (Brighton Rock), de Rowan Joffe: "O filme adapta o romance de 1938 escrito por Graham Greene. Joffe atualizou a trama para os anos 60. Nela, Pinkie (Sam Riley) é um gângster sem expressão que mata um rival e se vê envolvido amorosamente com a garçonete (Andrea Riseborough) que o chantageia depois de presenciar o crime. Helen Mirren (A Rainha), John Hurt e Andy Serkis também estão no elenco."

Bom, gostei do elenco e gostei do trailer...

3- Ganhar ou Ganhar (Win Win) de Tom McCarthy: "O desmotivado advogado de Nova Jersey Mike Flaherty (Paul Giamatti), luta para manter sua esposa Jackie, suas duas filhas, e ele mesmo felizes. Através de alguns acordos de negócios questionáveis com o antigo cliente Leo Poplar, Flaherty se depara com um jovem e promissor atleta na forma do perturbado adolescente Kyle. O cenário é armado para Flaherty ganhar um pagamento duplo e para uma longa esperada vitória da equipe de luta. Porém, a mãe de Kyle aparece, saída da reabilitação, e ameaça estragar tudo."

Gostei da sinopse, gosto de Giamatti e adoro Dramédias!

4- Precisamos Falar Sobre o Kevin (We Need To Talk About Kevin), de Lynne Ramsay: "Na trama, Kevin (Ezra Miller), de 15 anos, comete uma chacina em seu colégio e vai preso. Atônita, sua mãe (Tilda Swinton) só consegue reagir à tragédia quando começa a se corresponder com o seu marido (John C. Reilly), de quem vive afastada, enquanto relembra o passado problemático do menino."

Elenco me chamou atenção e também gostei do trailer!

5- A Bela Adormecida (Sleeping Beauty), de Julia Leigh: "Apesar do título de conto-de-fadas, aqui a trama é mais pesada, descrita como um conto de fadas erótico e sombrio sobre uma universitária que atende um nicho específico do meretrício. Todas as noites ela dorme, sob o efeito de remédios, no "quarto da Bela Adormecida", onde homens fazem o que querem com ela sem deixar qualquer rastro de lembrança no dia seguinte."

A atriz principal é Emily Browning, gosto dela... e esse roteiro foi tido nos EUA como um dos mais bem escritos dessa temporada.

6- Tudo Pelo Poder (The Ides of March), de George Clooney: "A trama é centrada no jovem diretor de comunicação Stephen Myers (Gosling) e as trapaças do jogo da política em que ele precisa se meter para conseguir a indicação para seu candidato, o então governador Mike Morris (Clooney)."

Vou ver totalmente pelo elenco!!! rs

7- Bernie (Bernie), de Richard Linklater: "Na comédia de humor negro, Black vive um agente mortuário que se torna companheiro de Marjorie Nugent (MacLaine), viúva de 81 anos. O filme é baseado na história de Berhardt "Bernie" Tiede, que em 1996 foi condenado por assassinar Nugent e esconder seu corpo em um freezer por nove meses, fingindo que ela ainda estava viva. Matthew McConaughey faz o promotor público da cidade texana de Huntsville, sempre em campanha para se reeleger, que investiga a morte da viúva. Rip Torn vive advogado de Bernie."

Filme de Richard Linklater, responsável pelos dois dos romances que mais adoro na face da terra: "Antes do Amanhecer" e "Antes do Pôr do Sol". E ainda tem um elenco legal...

8- Contágio (Contagion), de Steven Soderbergh: "Um virus letal é espalhado e toma conta dos 4 continentes, com isso, um pequeno grupo de pessoas precisa se unir para tentar acharem uma cura."

O elenco tem Matt Damon, Kate Winstet, Jude Law, Marion Cottilard, Lawrence Fishbourne, Gyneth Paltrow, Bryan Cranston... enfim, um ELENCAÇO nas mãos de Steve Soderberh não deve sair coisa ruim! É um dos que eu mais queria ver.

9- Estado Vermelho (Red State), de Kevin Smith: "Sobre um bando de desajustados que encontra uma família de religiosos fundamentalistas no coração dos EUA e os começa a perseguir os aterrorizar - é baseada livremente no caso da Westboro Baptist Church, de Topeka, cidade do Kansas"

É o primeiro thriller de Kevin Smith... fiquei curioso!

10- George Harrison, Living in the Material World, de Martin Scorsese: "Um documentário produzido e dirigido por Scorsese mostrará a carreira do Beatle desde sua integração no quarteto de Liverpool, até sua carreira solo e seus trabalhos para cinema".

Um documentário feito por Scorsese, que é tão ligado a grandes artistas da música, é sempre legal de se acompanhar!

11- Drive, de Nicolas Winding Refn: "Na trama, um dublê de Hollywood (Ryan Gosling), que à noite trabalha como motorista de fugas para criminosos, descobre que há um preço pela sua cabeça depois que ajudou o namorado ex-presidiário de sua vizinha (Carey Mulligan) em um golpe que acabara mal."

O filme deu o prêmio de melhor Diretor no Festival de Cannes para Nicolas Refn, e ainda tem Ryan Gosling, um ator que gosto demais... esse é, certamente, o que eu mais quero ver no Festival!!!

* O Festival acontece entre os dias 6 a 18 de Outubro. Agora, basta os cariocas cinéfilos se agendarem!

2 comentários:

  1. A bela adormecida
    Contágio
    Estado vermelho
    Drive
    São os que eu quero muito ver, mas é difícil ir ver todos nos cinemas da zona sul.
    Uma droga que só os blockbuster's passem por aqui. A gente acaba ficando sem essas boas produções e só vê quando saem em DVD.
    Abraço ;D

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Driele! Muita coisa não é divulgada ou é divulgada de forma inadequada e fraca, o que faz com que as pessoas nem tomem conhecimento da grade de filmes e esses eventos passam desapercebidos da maioria do público ou ao menos do público mais popular.

    Muita coisa boa, muitas sinopses interessantes. Vou me atentar para as datas e tentar achar uma brecha pra assistir alguns.

    Beijo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...