Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Jack Sparrow


Antes de mais nada, não falo aqui dos FILMES "Piratas do Caribe", mas sim, de seu personagem mais marcante e emblemático, que se tornou um ícone na obra e um símbolo no gênero, tornando-se praticamente uma espécie de Indiana Jones dos 7 Mares... falo do inesquecível pirata JACK SPARROW, a figura mais completa, divertida e emocionante de toda a saga!!!

A Criação do Personagem:

Capitão Jack Sparrow é um pirata fictício criado pelos escritores Ted Eliott e Terry Rossio, e interpretado pelo ator Johnny Depp. O personagem é apresentado em "Piratas do Caribe - A maldição do Pérola Negra", aparecendo depois nas sequências "Piratas do Caribe - O Baú da Morte" e "Piratas do Caribe - No Fim do Mundo", e em breve, estará no próximo "Piratas do Caribe - Em Águas Misteriosas", sendo o protagonista em todos eles.

O ator Johnny Depp afirma que Keith Richards, guitarrista dos Rolling Stones, que fez o papel do pai de Sparrow no terceiro filme da série, e o personagem de desenho animado Pepe Le Pew (o gambá que era apaixonado por uma gatinha), são suas inspirações para sua atuação na trilogia. Entretanto, é possível que Errol Flynn - inicialmente em Capitão Blood (de 1938) - também tenha sido uma influência. Depp também disse que imaginou os piratas como os "astros de rock daquela época"; eram como as verdadeiras lendas do Rock! Essa foi a ideia que Johnny tentou passar a respeito da liberdade, que é mostrada nos livros e nos filmes: essa busca por liberdade que o personagem Jack Sparrow buscou em toda a sua vida. Sua interpretação lhe rendeu uma indicaçação ao Oscar de Melhor Ator, uma raridade para papel cômico. Os roteiristas Ted Eliott e Terry Rossio compararam seu personagem ao Pernalonga e Groucho Marx nos comentários do DVD do primeiro filme da trilogia.

A Origem de Jack Sparrow:

De acordo com a Disney e com o jogo baseado na trilogia, Jack Sparrow, é filho único do destemido pirata Teague Sparrow e já foi um empregado da "Companhia das Índias Orientais"(da sigla C.I.O.). Ele comandava o Wicked Wench, uma embarcação mercante da C.I.O., executando trabalhos ímpares para o dono Cutler Beckett. Entretanto, quando Jack se recusa a transportar escravos, e os liberta na África, Beckett ordena que o Wicked Wench seja queimado (e naufragado), e cataloga Sparrow como pirata. Jack incorporou seu status de fora-da-lei, transformando-se num pirata bem sucedido com nenhum desejo em retornar à vida sob o comando de outro. Mais tarde, ele pediu à Davy Jones (que aparece no segundo filme), para emergir seu navio do fundo do oceano. Ele então o batiza de Pérola Negra.

A editora da Disney começou em Junho de 2006 uma série de livros para jovens leitores, narrando as aventuras de Sparrow quando era adolescente. Escrito por Rob Kidd, os quatro primeiros livros, seguem Jack e seu jovem bando em uma busca contínua atrás da legendária Espada de Cortês. Ao longo do caminho, ele guerrea com piratas, enfrenta maldições antigas, sereias, e o poder do oceano. Tudo com aquele jeito peculiar e fascinante que marcou o perfil do personagem!

Sobre o personagem:

Jack Sparrow é uma daquelas figuras mitológicas e lendárias que só víamos em fábulas e contos de aventura. No máximo, em livros de capa-e-espada que tanto os nossos avôs gostavam. Sparrow resgata aquela aura dos grandes personagens de fantasia, é um verdadeiro representante das jornadas marítimas que tanto rodeavam as histórias de piratas. Se o Cinema estava carente de um bom anti-herói, Jack Sparrow surgiu no momento certo e que além de ser dúbio, provocar a estranheza e incitar a dualidade de cada personagem, ele no fundo parece ser um grande brincalhão... um personagem que mesmo nos momentos de maior perigo e tensão, consegue ver um lado positivo daquilo tudo ou mesmo não ver nenhuma ameaça tão negativa a ele. É uma divertida síntese do Homem Livre. Daquele herói, ou anti-herói sem amarras sociais, culturais ou mesmo morais, que poderiam o impossibilitar de ser feliz.

É fascinante também que Jack Sparrow, assim como personagem, se torna ainda mais "rico" e completo na criação, devido aos elementos que compõem seu universo. O pirata possui uma bússola que jamais funciona, mas que ele leva junto dele (o que pode representar a indiferença pelo destino e pelos caminhos a serem trilhados... como se Sparrow desejasse sempre ir aonde desse vontade, sem nada para guiá-lo). Jack também possui um pai que ele não vê há algum tempo, até por causa de sua vida totalmente desregrada, mas que não é motivo para que ele deixe de falar com sua figura máxima paterna (representando aí, um homem totalmente desvinculado de rancores, mágoas ou qualquer outro impecilho)... ele gosta do pai dele do jeito que o pai é. Pois talvez, saiba que não é muito diferente. E além do jeito de falar e do jeito de andar, Jack Sparrow é um exímio espadachim, o que representa também o não julgamento pela aparência, já que quando muitos poderiam duvidar de sua capacidade como lutador, ele demonstra justamente o contrário, que ninguém pode julgá-lo pelo jeito que ele se exibe... até porquê, pode ser tudo falsamente planejado para ludibriar e enganar seus inimigos!

Sua vida amorosa sempre foi um grande mistério, condizendo mais com um estilo de vida libertino e fanfarrão... mas em sua próxima aventura (o 4º filme), parece que descobriremos um pouco mais do verdadeiro amor que Jack nutriu por alguém. Ou não.

Um personagem maravilhosamente criado e magistralmente interpretado pelo sempre competente Johnny Depp!

As loucas frases do Pirata:

Sparrow também é conhecido por suas frases antológicas e muitas delas consideradas verdadeiras pérolas, como essas que ele proferiu durante suas três aventuras:

  • "Nos desonestos pode-se sempre confiar na desonestidade. Honestamente, os honestos é que deviam ser vigiados pois nunca se sabe quando farão alguma coisa realmente estúpida."
  • "Se não tivermos a chave não podemos abrir aquilo que não temos com que abrir, então do que adiantaria encontrar aquilo que precisa se aberto, e que não temos, sem primeiro encontrar a chave que o abra?"
  • "Agora...tragam-me o horizonte."
  • "Eu tenho um jarro de terra, Eu tenho um jarro de terra,
    Eu tenho um jarro de terra. E adivinha o que tem dentro?"
  • - Todos tem momentos heróicos. Você nunca sentiu vontade de fazer algo realmente certo? - Eu gosto desses momentos! Adoro acenar pra eles quando passam por mim.
  • "Ela está a salvo como eu prometi, ela vai se casar com Norrington como ela prometeu, e você tem que morrerpor ela como você prometeu. Somos todos homens de palavra, exceto Elizabeth, que na verdade é uma mulher. "
  • "Ninguém se mexe! Meu cérebro caiu."
  • "Parem de fazer buracos no meu navio!"
  • "Não é uma chave. Melhor... é o desenho de uma chave."
  • "Vocês vieram me salvar? Porque eu deveria ir com vocês? Quatro de vocês já tentaram me matar. E um conseguiu."
  • "O homem que o acordou convida o que dormia para um drink, o homem que dormia bebe, enquanto ouve uma proposta do homem que o fez acordar."
  • Jack a Mr. Gibbs: Pode jogar meu chapéu, se quiser. *Mr. Gibbs joga o chapéu* Jack a Mr. Gibbs: Agora vá pegá-lo!
  • "Se não tem sobreviventes, então quem conta as histórias?"
  • "Complicações surgiram, continuaram e foram superadas."
  • "Sim, eu menti para você. Eu não amo você! E é claro que isso deixa você gorda! Eu nunca estive em bruxelas, e a pronúncia é 'N-O-T-Ó-R-I-O', falando nisso, não, eu não conheci Pizzaro, mas adoro Pizzas, e tudo perde significado em vista do fato que meu navio partiu outra vez"
  • "De nós dois, eu sou aquele que não se amotinou. Portanto, minha palavra é a confiável."
  • "Xô, Xô! Maldiçao! Agora estou sendo perseguido por pedras!"

* Jack Sparrow é um personagem altamente cativante e muito bem criado, e ele é a TRIGÉSIMA SEGUNDA imagem que compõe o título desse Blog!

7 comentários:

  1. Ele deveria ter levado esse Oscar!!! Maldita e injusta Academia...

    "Agora, tragam-me o horizonte!", é na minha concepção a frase que resume a personalidade de Jack: algo indisciplinado ao extremo, mas repleto de todas as intenções do ir além, do arriscar-se, seja lá como for e dê no que der. Ele não mede, não se limita.

    Não fosse Rhet Butler, delirando aqui, Jack Sparrow seria um par perfeito para Scarlett O'Hara... Que dupla! Os dois personagens mais bem interpretados da história do cinema pra mim, uma simples mortal.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. ...e o Keith Richards nasceu pra ser o Capitão Teague Sparrow. \m/

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post!
    Adoro o Jack Sparrow. O melhor pirata dos sete mares. Só vou ver o próximo Piratas do Caribe por causa dele, por que a historia mesmo não parece ser tão boa.
    Abç Marcel ;D

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei ter conhecido um personagem assim tão cativante como ele e o mais incrível que ele é interpretado com tanta naturalidade. O Jonnhy Deep fez mesmo um trabalho incrível, não tenho dúvidas do sucesso do próximo filme.

    ResponderExcluir
  5. Amei *-* Adoro o Jack, é o meu personagem favorito em filmes. O jeitinho dele andar... O Johnny fez um trabalho incrível nesse papel e em todos os outros que ele fez.

    ResponderExcluir
  6. que interessante...adorei ter conhecido =)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...