Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Toy Story

Toy Story é um filme norte-americano do gênero animação computadorizada do ano de 1995. É conhecido por ser o primeiro longa metragem dos estúdios Pixar e também o primeiro da história totalmente feito por computação gráfica (houve uma tentativa anterior, uma produção chamada The Works, que nunca foi concluída), embora haja controvérsias e muitos considerem que este feito pertença à produção brasileira Cassiopéia.

Com críticas totalmente favoráveis, o filme arrecadou 191.796.000 dólares nos Estados Unidos (a maior bilheteria de 1995) e 358.100.000 dólares em todo o mundo. Foi seguido de Toy Story 2 em 1999 e Toy Story 3 em 2010.

(Woody e Buzz, começando a se conhecer e começando a se implicar...)

De uma forma envolvente e altamente carismática, a história de Toy Story conta com as aventuras de brinquedos que ganham vida e conversam entre si, quando, e somente quando, nenhum ser humano está por perto. A graça do roteiro já ganha "forma" aí, quando vemos que todos aqueles bonecos e bichos podem falar e caminhar, mas sem deixar com que as pessoas percebam, já que eles foram construídos para possuírem um dono e serem brincados. Há uma metáfora aí de que devemos seguir nossa natureza, não importa o que somos! Tanto é que em determinado momento do filme, Woody, o cowboy de pano "quebra" essa regra e aparece como uma criatura viva junto de outros brinquedos maltratados por um garoto rebelde para justamente assustá-lo e dá-lhe uma lição!

Outra questão muito bem trabalhada no foco principal da história, é que o menino Andy de apenas 8 anos (dono dos brinquedos principais do filme), ganhou um novo brinquedo: um boneco espacial todo arrojado e cheio de tecnologia... o que implicaria numa certa "inveja" ou ciúme do simplório cowboy de pano Woody, que não gostaria de ser substituído ou deixado para trás. Momentos interessantes e até comoventes serão delineados através desse embate entre Woody e o boneco espacial Buzz Lightyear.

(O Senhor e a Senhora Cabeça-de-Batata... coadjuvantes hilários!!!)

A amizade é outro fator essencial nessa obra original; enquanto o espectador testemunha a rixa entre Woody e Buzz numa certa disputa para quem será o preferido de Andy, eles acabam se perdendo de casa e os outros brinquedos então se reúnem para salvá-los. Em um certo momento na trama, os outros brinquedos acham que Woody matou Buzz, e é então que o cowboy precisa provar que é inocente... mas como? Justamente com a ajuda de Buzz, e para isso, o ponto forte do roteiro surge... Woody e Buzz, antes rivais, precisam agora unir forças e se juntar para além de achar o caminho de volta para casa, provar a inocência de Woody e reencontrar os outros amigos brinquedos!

Tanto a história principal, quanto a perfeita direção de John Lasseter (ainda galgando no aprimoramento da animação computadorizada), conquista o espectador de cara, e não restringe a idade: Toy Story é um autêntico filme tanto para crianças de 8 anos, quanto para um velhinho de 80 anos!!! É, sinceramente, uma das animações que mais me cativou quando vi no Cinema.

(Woody reunindo todos os brinquedos no quarto de Andy Davis)

O filme recebeu ótimas críticas em todos os países em que foi exibido. Segundo o site especializado Rotten Tomatoes a avaliação do filme é de 100% baseado em 74 críticas, outro site, o Metacritic deu ao filme 96 de 100 possiveis avaliações positivas.

A revista Time elegeu a produção como o oitavo melhor filme de 1995. A Online Film Critics Society revelou em uma lista em 2003 que Toy Story é a melhor animação de todos os tempos.

Os primeiros cinco dias de exibição de Toy Story (numa semana de Ação de Graças), arrecadaram $39,071,176. O filme foi a maior bilheteria daquele final de semana com $29,140,617 arrecadados. Nas duas outras semanas o filme manteve a primeira colocação no ranking de maiores bilheterias. Toy Story foi a maior bilheteria de um filme nos EUA em 1995, passando produções como Batman Forever e Apollo 13. No ano de seu lançamento, foi a terceira maior bilheteria de um filme do gênero (apenas O Rei Leão and Alladin estavam a sua frente). Não considerando a inflação, Toy Story está na posição 96 de todas as maiores bilheterias nos EUA de todos os tempos. O filme arrecadou um total domestico de $191,796,233, um total de outros mercados de $170,162,503, somando um total mundial de $361,958,736.

(Woody, Buzz e o carrinho remoto atrás do caminhão de mudança de Andy... um momento adrenalínico!)

Toy Story recebeu três indicações ao Óscar: Melhor Trilha Sonora em Comédia, Melhor Roteiro Original e Melhor Canção ("Amigo Estou aqui"). Toy Story também recebeu duas indicações ao Globo de Ouro: Melhor Filme em Comédia e Melhor Canção ("Amigo Estou Aqui").

CURIOSIDADES:

  • Toy Story foi o primeiro filme realizado através da parceria entre a Walt Disney Pictures e a Pixar
  • O carro do Pizza Planet que Buzz e Woody pegam para encontrar Andy, aparece em outros filmes da Disney/Pixar, como em Procurando Nemo, Monstros SA, WALL-E, Vida de Inseto e Carros
  • Essa mesma picape tem escrita na tampa da caçamba "YO", que seria um disfarce para a marca Toyota. Quando Porquinho está lendo o manual dela, aparece "Gyoza", que seria um siginificado para o YO na tampa traseira.
  • O soldado que Sid explode no quintal seria um G.I. Joe, más a empresa Hasbro não permitiu usa-lo no filme pelo fato dele explodir.
  • No comercial do brinquedo Buzz Linghtyear eles mencionam sobre a loja Celeiro de brinquedos do Al.
  • O posto de gasolina no qual Woody e Buzz brigam (e depois entram no carro da Pizza Planet), se chama Dinoco (o mesmo de Carros).
  • Na reunião de Woody com os brinquedos antes do aniversário de Andy, dá para ver alguns livros na estante atrás de Woody com títulos de curtas da Pixar, como Knick Knack, Tin Toy e etc.
  • Na cena em que Woody e Buzz vão atrás do caminhão de mudanças, á uma menção do filme O Rei Leão onde no carro, Molly escuta a música "Hakuna Matata.
  • Na parte do quarto do Andy que da pra ver os jogos deles, da pra ver jogos conhecidos como Twister e Candy Land.
* Eu adoro todos os 3 Toy Stories e considero, sem exagero algum, uma das melhores trilogias da História do Cinema... e Toy Story é a TRIGÉSIMA PRIMEIRA imagem no título desse Blog.

6 comentários:

  1. Eu também adoro!!!

    Parece que assistir Toy Story me faz viajar longe. Não necessariamente voltar à infância, mas divagar sobre questões daquela época que ainda são atuais em nossa vida e não percebemos isso, assim como não percebíamos quando criança.

    Você não falou da Jessie! Adoro ela!!! :(
    A amizade e seu valor são os pontos altos dos três filmes, assim como a superação da rivalidade e necessidade de união para que se consiga 'sobreviver'.

    ResponderExcluir
  2. Finalmente consegui comprar os 3 DVDs e assisti o Toy Story 3 há poucas semanas. Nossa... simplesmente emocionante! Um final perfeito! Se bem que se quisessem continuar teria enredo para tal.

    ResponderExcluir
  3. Eu também gosto muito de Toy Story e achei muito inovador a idéia por trás da história desde a primeira vez que apareceu. Foi um dos primeiros filmes de animação a pegar temáticas assim comuns ao universo infantil e dar `´vida`` por assim dizer.

    ResponderExcluir
  4. O terceirooo é ótimooooo!
    História mt lindaaaaaaaaaaaaa!
    http://geiciblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...