Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Seção Nostalgia - Pulando Elástico (brincadeira de criança)

Hoje em dia estamos diante dos novos aparatos tecnológicos que faz com que quase todas as crianças brinquem dentro de casa com toda a modernidade e sofisticação, seja num software de computador ou até mesmo num joguinho de celular. Mas a Seção Nostalgia dessa vez, vai resgatar uma das brincadeiras mais populares e jogadas no meu tempo de criança... a brincadeira de "Pular Elástico"!

(A primeira fase: era a mais fácil, já que o elástico ficava praticamente no chão)

Para quem não sabe - ou não lembra -, a brincadeira tinha que ter 3 pessoas, no mínimo, para acontecer... e claro, um elástico comprido de pelo menos 2 metros. Esse elástico ficaria preso e esticado entre duas pessoas que serviriam como "a base", se posicionando nas extremidades. O meio do elástico serviria como a área que a terceira pessoa teria que passar pulando em várias fases. Ou seja, duas pessoas para esticar o elástico e uma para pular ele... sendo que a cada pulada e término de uma fase, o elástico iria subir cada vez mais, aumentando assim, o nível de dificuldade para quem estava pulando. Falando assim, parece que "é só pular o elástico e a brincadeira acabou". Mas não, nada disso! O negócio era difícil mesmo e bem divertido até, já que nas últimas fases da brincadeira, o elástico teria que subir até o pescoço dos que estavam como base, para fazer o pulador saltar quase 1 metro e meio de altura! E além disso, acho que o pulador tinha que ir passando uma perna de cada vez, ou seja, não valia se pulasse com as duas pernas direto no vão do meio... tinha que pular colocando uma das pernas no espaço central do elástico, e depois, realizar mais um pulo para colocar a outra perna! Mas o que eu não entendia direito, é que elas faziam umas giradas com o corpo enrolando o elástico entre as pernas que até hoje eu não sei pra que servia!

(Esse era um grau mais complexo, pois o elástico já estava na altura do joelho!)

Primeiramente, apesar desse jogo do "Pular Elástico" fosse dominado por meninas, muitos garotos podiam participar... mas a graça era mesmo ver elas pulando - pelo menos, pra mim! rs. As mais altas eram malandras e usavam como base as meninas mais baixas; assim, quando o jogo chegava em seus últimos graus de dificuldade, o elástico estaria na altura do pescoço das baixinhas facilitando para as mais altas. Mas eram as baixinhas que sempre se ferravam, rss... pois além de ter que se esforçar muito mais pra saltar bem mais alto do que as grandonas (já que suas pernas eram, consequentemente, mais curtas), elas ainda tinham o "agravante" dos shortinhos e das bermudinhas de lycra (aquelas de escola). Ou seja, a cada pulada, era uma fincada do shortinho na bunda! E claro que os meninos não perderiam a chance de assistir a esses espetáculos, hehe! Mas apesar do "desconforto" de algumas que iam com esses shortinhos cravados, a brincadeira era bem legal pela diversão que proporcionava e pelos níveis de complexidade que ia adquirindo... cheguei a ver uma menina de estatura mediana, pular mais alto que a minha cabeça - com essa, eu já sabia que eu não podia sacanear, pois a mesma conseguiria me dar um chute no meio do nariz. As crianças mais maldosas da época ainda diziam que os meninos que pulavam elástico eram viadinhos... o que, certamente, se tratava de um grande exagero; embora, um amiguinho meu que brincava disso, hoje coloca glitter nas unhas!

(Olha os viadin... digo, olha os meninos aí brincando também! Se bem que aquele com a mão na cintura, é meio suspeito!!)

Mas taí, "Pular Elástico" era um jogo bastante divertido, interativo, desafiador e muito saudável para o desenvolvimento físico, já que as meninas trabalhavam a coordenação motora, além de fortalecer as pernas e enrijecer o glúteo. E, obviamente, os meninos adoravam! =P

* As mais sapequinhas já na pré-adolescência, paravam o elástico lá no meio das pernas e olhavam pros meninos com caras de safadas... uma pena que eu era tão ingênuo naqueles tempos e não compartilhava dessa malícia, rs.

13 comentários:

  1. auhauahuhaauh vc ingênuo, Marcel ?? ahahahah tô acreditando mtooooooo :P
    fico eu imaginando tua cara de sapeca..vendo as pobrezinhas pularem rs
    eu amava pular elástico, passava todos os níveis fácil... me esbaldava ....mto bom... recordei mto meus tempos...
    e tbm pulava amarelinha, lembra? Vale um post tbm =P
    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Boa lembrança, Marcel! Mas nunca fui muito fã; não tinha muito talento para isso.

    ResponderExcluir
  3. Fala Marcel,
    Muito legal seu comentários lá no meu blog. Fico feliz que tenha ajudado a você e outros por mostrar trabalhos de músicos, bandas, dos anos dourados do rock. Me sinto gratificado com isso.
    Você tem feito o mesmo aqui no seu blog com sua Seção Nostalgia. Mais uma vez aparece com uma ótima postagem, coisa que as crianças e adolescentes hoje em dia não fazem mais.
    Enfim, é isso aí, resgatando bons momentos.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. kkkkk..
    Vamos?
    Pular elastico...rs

    Tava com muita saudade. Muito bom estar por aqui novamente.

    beijo

    ResponderExcluir
  5. Eu adorava pular elástico, mas não pulava muito bem! Digamos que sempre levava um certo TOMBO! u.u'
    Mas adora pular!
    Quando chegava na parte da cintura, começava o desafio! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Lembro da vez que cheguei no pescoço!
    Eu, uma tampinha, tentando vários saltos mortais pra pular o elástico!
    Adorei Marcel, Ótimas lembranças!
    Abraços e Ótima Terça!

    ResponderExcluir
  6. Acho que pular elástico era a única brincadeira de colégio que me prendia. Eu era craque! Chegava a matar algumas aulas pra poder pular mais tempo... Tempos que trazem saudade.
    Bj!

    ResponderExcluir
  7. Ahhh q saudade da minha infância!!!!! Pulei elástico até uns 14 anos... só q as minhas colegas já não estavam mais interessadas nessas brincadeiras :/ aí como não tinha quem segurasse o elástico, fui obrigada a parar de brincar.
    Muito boa a descrição da brincadeira... Tava aqui mentalmente revivendo tudo isso. e eu era boa nisso!! Embora seja baixinha, pulava alto!!

    Por aqui, ONO-UM, ONO-DOIS, ZIG-ZAG, ZIG-ZAG, JHA!!! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Saudades da infância, essa brincadeira eu nunca brinquei, eu pulava corda, era bom aquele tempo, nossa bem nostálgico mesmo.
    Cara tem outro selo pra você no blog! hahaha
    http://falando-peloscotovelos.blogspot.com/2010/12/oi-galera.html
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. nossa muito legal
    teu blog gostei e estou te seguindo!

    ResponderExcluir
  10. Muito legal o blog e o texto... eu nunca brinquei de pular elástico e pesquisei esse tema no google pra saber do que se trata, foi assim que eu cheguei aqui no blog!
    Darlene
    (bob_cristal@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  11. eu pulo elastico com os amigos de escola

    ResponderExcluir
  12. Nossaaaa... Passava horas brincando de elástico e pelo que me lembro eram muitas fazes... A que mais gostava, embora fosse uma das mais complicadas, era da estrelinha: estrelinha um, estrelinha dois... Gostaria que a minha filha brincasse disso tbm, mas o difícil não seria convencê-la, e sim convencer um grupo de amiguinhas para acompanhá-la além de mim, que teria que ensinar o passo a passo, que hoje em dia não sei se daria conta... rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  13. Lembro que não podia passar do joelho se não perdia a vez? correto?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...