Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Aposentadoria de um jogador de futebol (ou o fim de um heroísmo)

O caso do Ronaldo "Fenômeno" me chama atenção para uma coisa: a idolatria por um jogador de futebol.

Como todos devem saber, já não é de hoje que quando vemos um atleta renomado e famoso se aposentar, ainda mais quando essa atleta é um jogador DE FUTEBOL (ou alguém já viu comoção maior por um jogador de vôlei ou por um nadador?), parece que o Brasil inteiro pára, se mobiliza e se convence de que um grande herói esportista está deixando seu campo sagrado de tantas epopéias homéricas.

Ora essa, o que eu vejo é apenas um cidadão que encheu os cuscuz de dinheiro, usufruiu do bom e do melhor desde os 20 anos (quando muitos jovens estão se preparando para uma Faculdade!), fez mil e uma extravagâncias, casou e descasou com quem quisesse, desfilou com modelos, atrizes e carros importados, emprenhou várias maria-chuteiras por aí, brincou com mulheres de tromba e já com o seu burro na sombra, joga por hobbie, por diversão e sim, por uma paixão de moleque, e não mais por amor à camisa. A história de Ronaldo (meu conterrâneo, inclusive), é igualzinho à de tantos Romários da vida, que saíram da pobreza - da quase miséria - e subiram no status social somente e unicamente pela grana e pela liberdade de poderem ostentar e exibirem seus vários bens luxuosos. Convenhamos, a maioria não sabe nem resolver uma expressão aritmética e conjugar verbos no particípio passado deve ser uma tremenda dificuldade para eles! Jogadores como Ronaldo, falam algumas línguas porque tiveram que jogar em times estrangeiros... mas se eu fizer um intercâmbio e ganhar uma bolsa de um curso de idiomas para a Europa, garanto a todos vocês que volto falando italiano, espanhol, francês e, se bobear, alemão também. E com muito estudo! Não abandonei o primário e nem o ginásio para ajudar a minha família a comprar uma mansão fazendo o que eu sei fazer no campinho da praça... e até que jogo bola direitinho. Nada disso, eu estudei, me formei, continuo estudando, trabalho e tento ajudar minha família onde posso, sempre com muita prioridade, dignidade e orgulho. Não porque simplesmente eu tenho milhões sobrando! Com isso, pessoal, não quero diminuir os Ronaldos e Romários da vida (esse último está tentando fazer gol na política, agora) que, de fato, contribuiram para elevar o nome do país no esporte mundial. Mas foi só isso que fizeram. No máximo, tentam depois de milionários, construir escolinhas de futebol. E o que eu vejo pelas ruas e pela internet é uma comoção quase nacional pela pendurada de chuteiras do Ronaldo... o que esse ótimo jogador (que realmente jogava um bolão!) fez para ajudar o nosso país de verdade? O que jogadores dentro do perfil "poderoso" e influente como o de Ronaldo fez para ajudar a diminuir nossa criminalidade? O que eles fizeram para que a nossa população tivesse um salário melhor, quando eles já tiravam milhões daqui? Nossa Educação melhorou com eles? Nossos hospitais melhoraram com eles? Nossa cultura e a estrutura da nossa sociedade se aprimou com todos esses jogadores de futebol triliardários que jogam filhos pelo mundo, cheiram sua ervinhas e saem pras baladas? Alguma vida, ou várias vidas, foram salvas por jogadores de futebol? Pois é... e ainda são ídolos. São heróis, ou quase super-heróis, para uma porrada de gente!

Bom, acho que o Ronaldo, o Romário, o Cacá, o Ronaldinho, ... todos merecem respeito, mas virarem símbolos de um heroísmo nacional??? Na boa, mas se eu tiver filho, não quero que ele tenha como base para um herói brasileiro - ou mundial - jogadores de futebol. Não mesmo! Admiro qualquer esporte, e um bom esportista, mas serem endeusados e virarem mártires já é muito pra minha aceitação. Herói pra mim, é um bombeiro que entra no meio dos escombros para salvar uma pessoa ou algum animal doméstico que está preso, enfrenta as chamas com o risco de morrer ou ser queimado apenas para resgatar alguém que ele nunca viu na vida; heróis são os médicos que às vezes acordam de madrugada, em qualquer horário, para sair de sua própria casa, em baixo de chuva, ao ser chamado em uma emergência para cuidar, tratar, curar e salvar qualquer pessoa; heróis são os policiais bem treinados, que sacrificam muitas vezes a sua presença na família para terem que enfrentar bandidos no meio da rua, correndo risco de vida em qualquer lugar; heróis são os professores que estudam, trabalham desgastantemente, são responsáveis por crianças, adolescentes, que ensinam e preparam a inteligência de cada futuro cidadão e saem sujos de giz ou de caneta das salas de aula no fim do dia.... heróis são todas essas pessoas, gente que estuda, trabalha, não faz filho por diversão, não casa por brincadeira, não fogem de pensões, não criam brigas em bar, não usam drogas por modismo, não frequentam baladas para "causar" (nem possuem tempo pra isso), e o pior de tudo: não ganham nem um décimo de um quinto do que um idolatrado Jogador de Futebol, sem estudo e fazendo só o que gosta, ganha!

Heróis Brasileiros? É... acho que o próximo pode ser o Neymar.

* Marcel Camp só torra grana em estádio pra ver algum show de música.

10 comentários:

  1. Marcel, A aposentadoria prematura de Ronaldo junto com a transferência de Roberto Carlos para o exterior é consequência direta da violência de parte da torcida corintiana sobre a qual nada é feito pelas nossas autoridades policiais e o ministério público. Até quando vamos permitir que criminosos influenciem as diversas atividades econômicas, sociais e esportivas em nosso país [?]


    Abraços e Ótima Semana.

    ResponderExcluir
  2. Já vi que hoje você tá meio ácido como eu... rs Entretanto concordo com TUDO o que relatou aqui!

    A concepção de herói ou ídolo aqui no Brasil é difusa. A população é tão carente de alegrias que acaba misturando tudo e valoriza excessivamente alguns ícones, acarretando a eles este status. É motivo de orgulho o Ronaldo fazer um gol em jogo de copa, mas um bombeiro retirar um bebê dos escombros de uma casa que caiu. Quando Ronaldo teve aquele piripaque na Copa de 98 ele foi considerado coitado, mas o professor que sugere uma greve por direitos trabalhistas é o filho da puta... E por aí vai!

    Um professor da rede pública que carrega diariamente uma turma de 40 alunos pode ser considerado herói. mas não é! porque? seus feitos são desmerecidos, sua figura não remete ao altruísmo e suas roupas são simples assim como sua postura. Ele começa e encerra seu dia de trabalho anonimamente dentro de uma sala de aulas. Pequeno detalhe: ele forma cidadãos!

    Falta o país acordar pra realidade e parar de viver de fantasias...

    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. ESSA É BOA MESMO!
    CHAMAR JOGADORES DE FUTEBOL DE HEROI É A MESMA COISA Q CHAMAR O PESSOAL DO BBB DE HEROIS
    AFF :S

    ResponderExcluir
  4. A Driele tirou o comentário da minha mente. haha
    Jogadores se matam no campo, merecem todo o respeito, mas dai já chama-los de heróis é de mais!

    Tenho meu time pra qual torço, mas nem assisto jogo e dirá ligo para quem esta aposentando.

    E assim como você, só gasto dinheiro no estádio se for pra ver um show. de preferência ROCK! hehe

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Marcel meu amigão, eu estava pensando em fazer uma postagem sobre o assunto, mas vc já falou tudo o que eu ia falar!

    Que vergonha um país onde o professor ganha o que ganha e um atleta ganha 50000 vezes mais!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. "...Serem endeusados e virarem mártires já é muito pra minha aceitação..."
    Pra minha,também.Na minha cabeça,não entra esse tipo de coisa,fico olhando e pensando...como pode?
    Mas é como a Bárbara falou,é uma questão de valores mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Fiz um post sobre isso no Dedinho tbm... puxação de saco irritante!! A imprensa não consegue ser mais ridícula! Herói é tbm o brasileiro que faz um verdadeiro milagre c/ R$540,00.

    ResponderExcluir
  8. Marcel,
    Cara, você disse muita verdade aí. Eles não estão nem aí mesmo. Infelizmente, nós, gostamos de futebol. Mas daí idolatrar falsos ídolos? Concordo contigo. No caso específico de Ronaldo, é evidente que foi um grande jogador, mas fora do campo não serve de exemplo para ninguém! Tá certo que agora ele quer consertar algumas coisas e como o povão tem memória curta, logo vão esquecer as várias besteiras que ele fez fora de campo.
    Sabe o que importa para esses caras? $$$$$$$$
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Cara o Ronaldo não se aposentou pelo o que ocorreu da torcida do Corinthians, ele não é Corinthiano ele não liga pra isso.

    Eu não acho que ele é um herói.
    Mas dos jogadores que eu vi jogar o Ronaldo foi O MELHOR, eu não vi Pelé jogar, nem Maradona, mais eu vi Ronaldo, ele tem 13 cirurgia feitas ele tinha que se aposentar, ele não conseguia jogar um jogo bem...

    Eu não acho ele como Herói, mais não tenho nada contra quem acha, porque ele é o cara que mais fez Gols em Copa do Mundo, e se não fosse ele, não teríamos o Penta. Isso é FATO!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...