Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Cantinho Musical #2 - "Artistas que mudaram o estilo - parte I"


Hoje não abordarei nenhuma banda específica e nem comentarei sobre suas melhores músicas, álbuns, enfim. O Cantinho Musical de hoje, vai iniciar uma série que mostrará os artistas musicais que mudaram drasticamente de estilo! Sabemos que isso acontece por alguns motivos escusos, seja por insatisfação artística, falta de identidade e o que é pior, por jogadas comerciais para angariar um público mais abrangente; o que, muitas vezes, na minha opinião, descaracteriza por completo determinado músico!

Pra começar, destacarei aquele que é considerado um dos maiores deejays (DJ's) da atualidade, conhecido por "FATBOY SLIM".

A maioria deve saber que o cara lota as apresentações por onde passa, seja em boates, eventos de premiações e principalmente, em shows abertos como praias e feiras musicais. Incluindo músicas eletrônicas com todo o ritmo tecno e batidas pops, ele se tornou um verdadeiro fenômeno como DJ.

Veja aqui abaixo, uma de suas apresentações:


Mas o que muita gente não sabe, ou não se lembra, é que Norman Cook (sim, esse é o nome nerd do hoje descolado Fatboy Slim!) era o baixista de uma ótima banda britânica chamada The Housemartins, que fez um grande sucesso nos anos 80 com uma música chamada "Build"... que aqui, no Brasil, ganhou o tosco nome de "Melô do Papel". A música era MUITO BOA, e ele era um bom baixista que, por razões desconhecidas ou pela síndrome de "agora quero aparecer mais!", resolveu abandonar o grupo e virar um Deejay internacionalmente famoso.

Abaixo, a ótima "Build" com um Fatboy Slim ainda desconhecido:


* Essa série, dentro da seção "Cantinho Musical", futuramente mostrará mais outros artistas que mudaram drasticamente seus estilos de música. Se você lembra de alguns e quer que eu aborde, deixe aqui o seus pedidos nos comentários!

7 comentários:

  1. E olha qu essa banda era legal mesmo viu marcel. Eu gostava do Melô do Papel pra caramba!
    Acho que um dos primeiros beijos que dei na vida foi dançando essa musica na seleção de musicas lentas que tinha num clube em São paulo que se chamava Broadway, hahahahaha que papo mais antigo, hahahahahahahahaha.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você quando afirma que há aqueles que alteram seus estilos por necessidade de promoção pessoal ou por rendimento financeiro ou qualquer outra sacanagem, mas não penso que seja regra.

    Muitas vezes as pessoas tem realmente essa mudança como uma necessidade meeeesmo, ou seja, insatisfação com a condição anterior! De certa forma, ele pode ter dado certo como baixista, mas poderia não ser aquela sua vontade e que estivesse ali somente por estar... Ainda vejo a mudança como coragem. O cara integrava uma banda de sucesso e decidiu se arriscar por outros mares. Assim como fez sucesso, poderia ter 'dado com os burros n'água'; entretanto arriscou-se.

    Bj!

    ResponderExcluir
  3. André, essa música "Build" é mesmo muito bonita... e tb cheguei a dançar ela nas festinhas americanas! (mas não beijava ninguém, rs)

    Barbara, concordo inteiramente com vc! Acho que em qualquer mudança há o fatos risco e coragem, ao mesmo tempo. Eles eram uma boa banda, e o Norman estava muito bem como baixista (pelo menos, profissionalmente)... mas faltou talvez isso que vc destacou: uma completude pessoal, algo mais íntimo. E quando ele decidiu partir pra uma nova vertente musical, ele também escolheu ser um novo tipo de artista! Isso acarreta mesmo várias mudanças ousadas que poderiam dar certo como também errado... para todos que mudam drasticamente o seu estilo inicial. E felizmente, ele se deu bem em sua mudança!

    ResponderExcluir
  4. Marcel, não conheço o trabalho dele, mas recordo q vi ele tocando no Jô Soares, não tenho ctz.

    Beijos meu querido e Ótima sexta!

    ResponderExcluir
  5. Fala Marcel,
    Rapaz, que idéia interessante a sua de abordar esse tema. Realmente existem vários músicos espalhados por aí, que se transformam para ganhar dinheiro ou jogadas de marketing, como você mesmo disse.
    No mundo do rock não é diferente e existem vários exemplos disso e vou citar dois:
    Charlie Watts, batera dos Rolling Stones, tem uma banda de Jazz.
    Robert Plant, ex vocalista do Led Zeppelin e com carreira solo definida, tem feito uma turne e gravou um álbum maravilhoso com a Alison Krauss, uma parceria no mínimo diferente!

    Esse que você citou em sua postagem, eu não conheço. Passei a conhecer agora.

    Acho interessante os músicos fazerem experiências com outras vertentes musicais, mas acho que tudo deve ser feito de forma natural, sem envolver grana ou marketing.

    Um abraço e ótima sexta feira pra ti.

    ResponderExcluir
  6. Fatboy Slim é tudo pô, disparado, adoro o cara!
    não conhecia o outro, bacana (:
    um ótimo final de semana *:

    http://sweetboldness.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Dessa eu não sabia...
    Quem diria hein?!
    Mas a melo do papel é foda, ouvi muito, nessa época eu era pequeno ainda, mas lembro bem da melodia, lembro que minha mãe ligava o rádio deixava numa altura boa enquanto limpava a casa, e eu dormia! hahaha (vagabundo!)hahaha

    PS: Tô meio sem tempo de vir por aqui mais vezes, mas sempre que dá eu apareço.

    Abraços e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...