Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Jack Nicholson


John Joseph Nicholson nasceu em Nova Iorque, em 22 de Abril de 1937. Sua mãe, June Frances Nicholson, era uma artista de shows e descendente de ingleses e iranianos, que havia sido anteriormente casada com um executivo de shows ítalo-americano, Donald Furcillo. June se descobriu grávida assim que se separou de Furcillo. Furcillo, já casado novamente, não quis saber da criança e então a mãe de June, Ethel, se ofereceu para cuidar do neto e insistiu para que ela deixasse o bebê aos seus cuidados, para que June pudesse assim seguir sua carreira de dançarina que era o seu sonho.

Assim, Jack cresceu acreditando que seus avós maternos John (um decorador de janelas de loja de departamentos em Asbury Park, Nova Jersey) e Ethel May, uma cabeleireira e tratadora cosmética, e artista amadora em Neptune, Nova Jersey, eram seus pais. Nicholson só veio a descobrir que seus pais eram na verdade seus avós, e sua irmã na verdade era sua mãe, apenas em 1974, já com 37 anos, após ser informado por um jornalista da Time Magazine que estava escrevendo sobre ele, enquanto filmava The Fortune. Nesta época, tanto sua mãe quanto sua avó já tinham falecido (em 1963 e 1970).

Jack Nicholson sempre declarou que não soube quem era seu pai, dizendo "apenas Ethel e June sabiam, e nunca contaram a ninguém". Apesar de Donald Furcillo dizer ser pai de Nicholson, a biografia de Patrick McGilligan, "A vida de Jack", publicada em dezembro de 1995, afirma que Eddie King, empresário de June, poderia ser o pai. Nicholson nunca quis se prolongar nisso, dizendo com seu famoso humor irônico "são pessoas que eu nunca tive contato, então, pouco me importam! Mas se quiserem fazer um filme sobre minha vida, escolham pelo menos um ator decente para me interpretar!"

(Medonho e insandecido com a cara na porta arrebentada à machadadas, no clássico "O Iluminado")

Apesar de, pessoalmente, Nicholson ser contra o aborto, ele é a favor da liberdade de escolha: "sou muito contrário à minha posição em termos do aborto porque sou realmente contra ele. Não tenho direito a nenhum outro ponto de vista. Minha única emoção é gratidão, literalmente, por minha vida".

Em sua vida pessoal adulta, Nicholson é notório por ser incapaz de "sossegar". Sabe-se que ele tem quatro filhos com três diferentes mães, apesar de ter se casado apenas uma vez. Tem uma filha chamada Jennifer Nicholson com sua agora ex-mulher Sandra Knight, um menino chamado Caleb Goddard com Susan Anspach, e o casal Lorraine e Raymond Nicholson com Rebecca Broussard. Ele foi romanticamente ligado a várias atrizes e modelos por décadas. Muitas inclusive, o elogiavam sexualmente, dizendo que Jack era um dos homens mais fervorosos, divertidos e carinhosos na cama! O relacionamento mais longo de Nicholson durou 17 anos, com a atriz Anjelica Huston, a filha do lendário diretor John Huston.

A BRILHANTE CARREIRA:

Em sua carreira, começou como ator, escritor e produtor, trabalhando para e com Roger Corman. Isto incluiu sua estréia na tela, em The Cry Baby Killer (1958), onde ele fez o papel de um delinqüente juvenil que entra em pânico após atirar em outros dois adolescentes, e Little Shop of Horrors (no Brasil, A Pequena Loja de Horrores), onde fez um pequeno papel como um paciente masoquista em um dentista.

(Em uma de suas mais arrebatadoras performances: o rebelde Randall McMurphy de "Um Estranho No Ninho", filme que lhe deu o Oscar de melhor ator)

Seu trabalho no roteiro lisérgico de The Trip, estrelada por Peter Fonda e Dennis Hopper, o levou a seu primeiro trabalho de sucesso no clássico Sem Destino (Easy Rider, 1969). No filme, Nicholson faz o papel do advogado beberrão "George Hanson", pelo qual recebeu sua primeira indicação ao Óscar. Uma indicação/nomeação para Melhor Ator veio no ano seguinte, por seu papel em Cada um Vive Como Quer (1970), que inclui seu famoso diálogo com uma salada de frango sobre obter o que se quer.

Outros primeiros filmes pelos quais ele é famoso incluem The Last Detail, de Hal Ashby (1973), Chinatown de Roman Polanski (1974), Um estranho no ninho de Milos Forman (1975), pelo qual recebeu seu primeiro Óscar e O iluminado de Stanley Kubrick. Nicholson ganhou um prêmio da Academia por Melhor Ator (coadjuvante/secundário) por seu papel no tocante e comovente Laços de Ternura (1983). A essa altura, tanto a crítica quanto o público, já consideravam Jack Nicholson como um dos maiores atores do Cinema, ao lado de nomes como Brando, Pacino e De Niro.

(No premiado e romântico drama "Laços de Ternura", com Shirley McClane e Debra Winger, onde vive um carismático astronauta aposentado)

O Batman de 1989, onde Nicholson fez o papel do supervilão Coringa (Joker), foi um êxito internacional, e o ator fez algo inédito desde então: realizou um contrato com a ajuda de Tim Burton recebendo a porcentagem nos lucros da bilheteria do filme, o que deu a Nicholson cerca de 50 milhões de dólares. Anos mais tarde sugeriu ao amigo Danny DeVito que fizesse o "Pinguim" na sequência Batman Returns como investimento potencial. No entanto, ele adorou ter feito o Coringa e disse "Burton foi um amigão e eu fiz o vilão como quem vai pro Circo pra se divertir!"

(No clássico "Batman" de Tim Burton, onde viveu um Coringa que rouba todas as cenas)

Por seu papel como o impetuoso "Coronel Nathan R. Jessep", em Uma Questão de Honra (1992), um filme sombrio sobre um assassinato em uma unidade dos fuzileiros navais dos EUA, ele recebeu outra nomeação pela Academia. Este filme contém a cena de Nicholson onde ele diz "você não pode lidar com a verdade!", que desde então se tornou amplamente conhecida e imitada. Nicholson iria ganhar seu Oscar seguinte por um de seus papéis mais brilhantes e comoventes, tido por muitos, como quase o seu alter-ego: o hipocondríaco neurótico cheio de TOC's Melvin Udall, no romântico Melhor é Impossível (1997), um personagem que ele diz ter sido um presente do amigo James L Brooks, produtor de Os Simpsons.

(Na comédia romântica "Melhor é Impossível", que lhe premiou com outro Oscar por viver um sujeito sistemático e cheio de Transtornos Obsessivos Compulsivos que se apaixona por uma garçonete)

No ótimo e reflexivo drama As Confissões Schmidt (2002), Nicholson faz o papel de um vendedor de seguros aposentado de Omaha, Nebraska, que questiona a própria vida e a morte de sua mulher pouco depois. O filme lento e profundamente emocional, aparece contrastando com muitos de seus papéis anteriores. Revela um Nicholson ciente de sua idade, de seu compromisso com o Cinema e acima de tudo, um talento que a versatilidade e a competência do ator, transborda em cada gesto e palavra. Comprovando essa espantosa facilidade em diversificar personagens com qualidade, na comédia Tratamento de Choque, Nicholson faz o terapista agressivo que deve ajudar o pacifista Adam Sandler. Mais uma vez, ele demonstra que domina qualquer tipo de papel. Seu filme seguinte é o divertido romance Alguém tem que Ceder, de 2003, como um "mauricinho" envelhecido, que se apaixona pela mãe de sua jovem namorada, ninguém menos que a colega Diane Keaton, que ele revela despudoradamente no fim das filmagens: "Eu sempre tive um tesão em Diane... na verdade, eu sempre desejei ter transado com ela décadas atrás. Como não foi possível dividir uma cama com ela e gozarmos do nosso sexo, divido agora um filme e gozamos do nosso talento, que é um prazer ainda mais forte!"

Nicholson retornou à sua forma vilanesca como o chefe durão da máfia Irlandesa, controlando Matt Damon e Leonardo DiCaprio no filme de Martin Scorsese Os Infiltrados (2006). Em 2007, Nicholson , juntamente com o amigo Morgan Freeman, protagonizou a comédia dramática Antes de partir (The bucket Listl), onde a vida de doentes terminais são colocadas no mais alto astral. Nicholson mais uma vez, transmite toda sua energia como ator.

Premiado com 7 Globos de Ouro, Jack Nicholson é conhecido por seu estilo irônico e algumas vezes obscuro, engraçado e neurótico de dar vida aos personagens que interpreta. Foi indicado ao Óscar doze vezes, vencendo em três oportunidades. É o ator que mais foi indicado e que, certamente, nunca abandonou o talento!

CURIOSIDADES:
  • Nicholson é um grande torcedor dos Los Angeles Lakers, time da Associação Nacional de Basquete dos Estados Unidos (NBA). Sempre que os jogos são televisionados, Nicholson é invariavelmente o torcedor mais filmado durante os intervalos, acompanhado seja por sua namorada ou por algum de seus filhos mais novos.
  • Em 1998, depois de visitar Cuba e conversar três horas com Fidel Castro, Nicholson disse ao jornal Daily Variety que Castro era um gênio louco. De acordo com Delfin Fernandez, ex-oficial da Inteligência cubana, o quarto de hotel em que Nicholson ficou hospedado estava entulhado de equipamentos de gravação de vídeo e áudio, seguindo instruções de Fidel. Este pediu que ele interpretasse a famosa fala de Al Pacino, no papel de Michael Corleone em O Poderoso Chefão.
  • Seus amigos o chamam de "Pickles".
  • Nicholson mede 5' 9¾", aproximadamente 1,77 metros.[2]
  • Ele morou próximo, na mesma vizinhança, de seu amigo Danny DeVito em Nova Jersey durante os primeiros anos de suas carreiras.
  • Deu um tapa na bunda de Ronald Reagan quando este já era presidente e disse que como ator, ele já merecia aquele tapa há muito tempo.
  • É famoso por misturar bebidas estranhas... sua última "invenção" foi um Martíni, com Pepsi e uma dose de licor com Leite Condensado que ele deu para Robert Redford beber.
  • Quando atuou com Tom Cruise em Uma Questão de Honra, disse que Tom é realmente um homem muito bonito, mas que jamais venceria o charme que ele (Nicholson) possuía.
  • Disse também á ter desejado dormir com Meryl Streep, mas revelou que ela é "atriz demais" para ele, rs.
  • Apesar da fama de brigão, Nicholson nunca fez escândalos ou confusões em lugar algum. Nem sequer reclama dos Paparazzi, mas fala para eles terem cuidado pra não pisar o seu pé.
  • Informado de que o ator Heath Ledger o "Coringa" em The Dark Knight, havia sido encontrado morto em seu apartamento, e que poderia ter sido vítima de overdose, Nicholson disse ter ficado triste mas não perdeu a piada: "Eu o avisei que o personagem era enlouquecedor!"

* Sou um grande admirador desse ator fenomenal! Pra mim, Jack Nicholson é completo: faz terror, policial, drama, romance e comédia com o mesmo estupendo talento. E ele é a TRIGÉSIMA imagem que compõe o título desse Blog.

25 comentários:

  1. Adoro o Jack, surtado ao máximo, as caretas esporaticas dele são dignas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Melhor assim do que em casa esperando a morte chegar.

    PS: Eu errei o nome da figura, tava pensando demais!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Abraços Marcel meu querido e Ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Que enredo de filme,daria a vida dele,hein?!
    E concordo contigo ,o cara é fera em tudo que faz!
    Bjsss :)

    ResponderExcluir
  3. Sim! Ele é completo. Suas atuações em 'O Iluminado', 'Os Infiltrados' e 'Batman' (não poderia jamais faltar o Coringa!!! - rsrs) são espetaculares. Ele consegue realmente surpreender em cada personagem, independente do gênero do filme.

    Excelente artigo! Já te disse que eu adoro os artigos de sexta feira...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Jack Nicholson é um ator sensacional, sou um admirador dos seus trabalhos, como Batamn, tratamento de choque, no qual ele nos faz ri demais ao lado do Adan Sandler, dando mais um show de interpretação. Pude conhecer muito mais da sua carreira e principalmente da vida pessoal, depois de ler seu post, Marcel. Uma matéria completa sobre a vida pessoal e profissional de um dos melhores atores da história do cinema, sem falar em classificação, mas sem dúvida, entre os melhores.

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Jack é fabuloso,ainda me lembro do meu primeiro coringa no cinema !!!!

    saudades !

    e ai velho se sumiu...um abraço

    http://universovonserran.blogspot.com/2011/04/doze-copos-de-cafe.html

    ResponderExcluir
  6. ADORO O JACK NICHOLSON!
    MAS ACHEI OS FILMES DELE DOS ANOS 80 OS MELHORES
    E EM O ILUMINADO NAO POSSO DIZER Q FOI TAO GENIAL ASSIM
    PRA FALAR A VERDADE SÓ GOSTEI DA ULTIMA MEIA HORA DO FILME ;D

    ResponderExcluir
  7. GRANDE JOSÉ NICÁSSIO
    MUITO AMIGO MEU
    ÓTIMO ATOR MESMO
    MAS É LOUCO!

    ResponderExcluir
  8. Bem esse Jack nao e da minha época não, mas ele é muito loco!!! xD. Ele é fera no personagem do coringa!!! Muito doido.. \m/ (o.O) \m/

    ResponderExcluir
  9. É um ator clássico, né? Eterno!
    Mas um Coringa que fez o Batman virar protagonista.

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  10. Jack é uma lenda viva,um ator extraordinário....

    Parabéns pelo blog, muito interessante.

    Abraço

    http://cinemaparceirodaeducacao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. achei q fosse mentira, mas ele é bom mesmo!

    ResponderExcluir
  12. nossa, que vida. poucos conseguem um sucesso tão grande

    ResponderExcluir
  13. Caramba, que exemplo, isso sim é empenho e exemplo de carreira.
    Se todos os artistas fossem assim...
    Bom, ótimo post e belo blog.
    Parabéns.
    Abraços,
    Depois dê uma olhada no meu blog: www.cotidianoduplex.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. NUSS muito LOL isso!tá de paraba!
    o meu blog já num é sobre textos já trata das famosas tirinhas!!mas detalhe....eu mesmo as desenho e invento as histórias se quiser dá um pulinho lá fique á vontade!
    LINK--->http://zoeirasanimada.blogspot.com/
    ah!e faz um comentariozinho dizendo o que vc achou pufffffffffvv

    ResponderExcluir
  15. Bélissimo post, merece meus aplausos, vc Marcel e o Jack que é pra mim junto com De Niro, Sean Penn, All Paccino e Samuel L. Jackson, os caras da arte de atuar!

    ResponderExcluir
  16. jack é magnifico adoro seus filmes...


    que o senhor te abençoe...

    ResponderExcluir
  17. Concordo com você. Jack é muito bom! =)

    ResponderExcluir
  18. Ta aí um ator que merece o devido respeito..ótimo blog este aqui..Parabéns

    ResponderExcluir
  19. De verdade ,tbm adoro cinema o conteúdo de seu blog é fabuloso. Parabéns pelo blog e Sucesso!

    Ps: Estou indicando seu blog para alguns amigos.

    Leandro
    www.emquestao.org
    comente e siga

    ResponderExcluir
  20. Muito legal teu blog, parabéns!

    Já estou te seguindo.A partir de hoje estarei te acompanhando...
    tenho um blog também segue lá?
    http://emersonblogando.blogspot.com/

    quanto a JACK NICHOLSON, o cara é um gênio , obviamente um dos maiores atores da atualidade.

    ResponderExcluir
  21. Melvin Udal não seria pai do House? rsrsrs

    ResponderExcluir
  22. Gostei do blog...
    Siga o meu tbm...

    http://temtudomega.blogspot.com
    Dicas e downloads

    Querendo parcerias mande-me um email nandosempreomelhor@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. gOSTEI DO BLOG MAS NÃO TENHO PACIENCIA PRA LER ISSO TD Ñ!
    ABS. FÁBIO

    ResponderExcluir
  24. todos os filmes dele sao otimos,mas o cara da medo auehuehauheae

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...