Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

sábado, 11 de dezembro de 2010

O "Politicamente Correto" é foda!

Estranhamente, a nossa cultura atual prega de forma didática, pragmática e quase ditatorial, a filosofia do "Politicamente Correto". Mas o que é esse termo, afinal de contas? É simplesmente um recurso utilizado pela sociedade para que você, como cidadão, não use de maneira leviana, irresponsável ou inconseqüente (com trema mesmo porque eu não sou adepto à nova norma gramatical da Língua Portuguesa e não estou fazendo nenhuma prova), algum vocabulário ou atitude que para eles indique algum grau de vulgaridade ou preconceito.

Refletindo sobre isso, é que podemos perceber que os preconceituosos são justamente esses que impõe o "Politicamente Correto" como regra para que sigamos; ora essa, é quase a mesma coisa de dizer que os negros precisam de cota para entrar em uma Universidade, como se eles não fossem capazes intelectualmente de competir de igual para igual com qualquer outra raça. Ou em nossos calendários, precisar ter um Dia para a Mulher, como se ela necessitasse provar a cada ano, que tem que ser lembrada... será que eu, por acaso, esqueço da mulher como ser humano? Esses exemplos, ao meu ver, já são discriminatórios por si só, pois estamos colocando margens de vantagem para o negro e para a mulher terem chance na sociedade, admitindo que eles são inferiores ao restante. É uma hipocrisia generalizada e defendida, às vezes, por pessoas dessas mesmas "classes" que não entendem que a discriminação começa quando você analisa tudo como divisão. É a mesma coisa de dizer que a homofobia é um crime, mas a heterofobia não, só porquê os gays são a minoria ou a sexualidade mais denegrida. Pelamordedeus, nada a ver isso. Esses conceitos que levantam a bandeira do falso moralismo, infelizmente, são criados por essa onda do "Politicamente Correto", que parece ver injustiça em tudo... é quase que uma paranóia, verdade seja dita!

Eu fui de um tempo onde qualquer massificação cultural e midiática era livre desses rótulos e julgamentos sociais. Eu assistia filmes com sangue espirrando e nem por isso virei um maníaco homicida; eu falava palavrões em conversas informais com os colegas na rua e nem por isso, tornei-me vulgar ou indecente; eu podia chamar um amigo negro de negão e não ser repreendido por isso. Hoje, eu que sou a vítima por qualquer manifestação sacana, mas de forma SINCERA, que por acaso, eu queira empregar. Por isso, parece que não posso mais brincar de forma autêntica e natural com aquele meu amigo negão ou com aquele meu amigo bichinha... porquê eles viraram amigos afro-descendentes e homo-afetivos. E se eu desobedecer essa "Lei dos Bons Costumes" que virou uma espécie de censura, certamente serei retaliado, achincalhado e se der mole, processado.

Bom, então aqui eu posso dizer, pois é o meu espaço: o "Politicamente Correto" é uma grande MERDA criada por hipócritas.

* Chegará um tempo em que toda a brincadeira será vetada e nos tornaremos uma sociedade séria e infeliz.

17 comentários:

  1. Extremamente ácida hoje e cansada dessa babaquice eterna dos que fazem jus à hipocrisia desmedida, me junto à você em coro contra esse "Politicamente Correto". Mais uma artimanha criada com o intuito de podar a livre expressão e autenticidade de termos agora considerados pejorativos. Será que não percebem que o que denota teor ao termo é a forma como é empregado e não o seu uso?! Quantas leis banais vamos ter que ver descer goela abaixo por conta de pessoas que criam seus próprios preconceitos?

    Pensam que palavra é força e que ato é concretização... Esqueceram que palavra é expressão! Querem calar nossas palavras e transformar o que pra nós é brincadeira em crime ou vulgaridade. Falo (e escrevo!) palavrões quando necessário, sem apelação, uma vez que se encaixam em um contexto; assim como também já usei de apelidos, hoje condenáveis, para com meus amigos. Vai chegar o dia em que tudo isso deverá ser aposentado?! Pois é... Pois é...

    E que voem todas as farpas sempre, Marcel! tem coisa que não dá pra manter entalada...

    Bj1

    ResponderExcluir
  2. eu não acho que o "politicamente correto" é uma grande merda, como você disse. mas, atualmente é praticado por hipócritas mesmo na grande maioria das vezes. as pessoas continuam fazendo as mesmas coisas usando nomenclaturas mais suaves, pra parecer que estão praticando a coisa certa - pobre das pessoas sem informação. gostei :)

    ResponderExcluir
  3. Sim, Geni... só não será uma grande merda exatamente quando esse eufemismo idiota acabar!

    Não é o que a pessoa diz, mas COMO a pessoa diz que transforma todo o contexto!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Meu ponto de vista é que as pessoas de 2000 pra cá tem um hábito muito maior de estudos e de compreensão das palavras. Logo elas tem enfeito mais profundo que antes. A sociedade é punitiva mesmo ao passo que se a crítica a partir dela está crescendo o elo mais fraco tem que se alinhar ou fica só. Acho que dizer o que se quer terá sim chance de ser expresso, mas será com as pessoas certas e não em qualquer lugar.

    Enfim! Opinião é opinião e você faz uso certo do seu blog ele existe pra isso: dizer o que se pensa! =)

    Abraços!

    http://neowellblog.wordpress.com/whats-up/

    ResponderExcluir
  5. Assino contigo.
    O politicamente correto é uma tremenda hipocrisia.
    A sociedade em seu todo, está repleta de gente assim. Cara, se a gente for começar a enumerar os casos, não há blog que resista à umas 10 paginas sobre o assunto...eheh
    Mas a vida segue, e esses são fracassados.
    Grande abraço e bom sabadão

    ResponderExcluir
  6. Politicamente incorreto, socialmente aceito.
    É claro que essas regras parecem escravizadores intelectuais, para que não possamos agir com naturalidade diversificada que possuímos. Não somos iguais, não temos que ignorar as diferenças.
    E também não acho que devemos contempla-las. Somos diferentes e ponto, tentar mudar isso seria contra a ordem natural das coisas. A sociedade só tenta corrigir o preconceito implantado por meio de antigas pautas de "Politicamente Correto". PAREM DE JULGAR! Sejam imparciais, tratando a diferença com indiferença.
    ________________________________
    http://assimounao.blogspot.com/
    Lê, comenta, segue, sei lá.
    Eu retribuo.

    ResponderExcluir
  7. O politicamente correto realmente tem suas falhas e erros mas, se não fosse ela.. com certeza, pessoas com ar ironico e de brincadeira acabariam ofendendo outros.
    http://projetosdeumlouco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Ser politicamente correto é uma maneira branda de dizer que é hipocrita, já vivemos numa sociedade séria e infeliz :(

    ResponderExcluir
  9. Acompanho seu blog todo dia e nunca comento, mas este é um tópico onde você tocou em um ponto certeiro. A fronteira entre o "politicamente correto" e a hipocrisia. O que mais assusta, é que esta fronteira não existe. Totalmente apoiado seu ponto de vista!

    ResponderExcluir
  10. Em tempos politicamentes corretos nossos governantes dão chance para bandidos, para torturar as pessoas isso não é linscença poética de cineasta sabe, é a realidade! Olha eu mergulho na alteridade com muita facilidade, no afã de agir corretamente com o próximo, mas não sei q porcentagem de acertos tenho.
    Abraços e tenha um Ótimo final de Semana.

    ResponderExcluir
  11. Marcel,
    bem lembrado a abertura do seriado lá no blog.
    A música é "Tom Sawyer", um dos maiores clássicos da banda. Estou seguindo o blog do Kiko também.
    Abraço

    ResponderExcluir
  12. Vim aqui no seu blog !

    www.nerdzzila.com

    Abs !

    ResponderExcluir
  13. Vlw mesmo manow, pela força, maneiro o seu blog abraço!

    ResponderExcluir
  14. Nunca havia pensado nesse assunto, belo ponto de vista! Certamente não adoto isso na minha vida, pra mim o certo é procurar não ser inconveniente, ou seja, saber a hora de parar e pensar antes de falar/fazer besteira.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Cara,eu entendo sua revolta,todas essas limitações que a sociedade impõe para as pessoas.Mas,olhando pelo seu lado,é mesmo chato toda essas regras de boa convivência;mas pense pelo lado dos 'bichinhas' e 'negões' que não são chamados assim não só pelos amigos,mas por pessoas preconceituosas e que usam de tais 'brincadeiras' para expressar tal discriminação.
    Eu acredito que não é preciso ser politicamente correto para viver bem com a sociedade,tudo têm hora e lugar,então só é preciso a pessoa ter consciência de seus atos e pensar no que irá fazer ou falar,que está tudo certo. ;)

    Beijo

    ResponderExcluir
  17. É... um post para, no mínimo, balançar algumas estruturas (mentais e psiquicas), mexer com os preconceitos que insistimos em dizer que não temos, mas que muitas vezes andam guardadinhas no cantinho...

    Muitas leis e projetos de lei, se avaliarmos bem, são ridículos mesmo! (e pensar que eles recebem dinheiro do nosso suado dinheirinho para criar e votarem leis que não são dos nossos interesses...)

    Concordo quando diz que a maioria acaba pagando pela minoria e que quando criamos algo como as cotas na universidade, como vc mesmo citou, na minha humilde opinião, acho que aumenta a discriminação.

    Mas, acredito que isso tudo é preguiça e má vontade de resolver o problema pela raiz, concorda comigo?

    Sem mais, parabéns pela ousadia (infelizmente, dizer o que pensa é considerado ousado... estranho né?).

    Bjs!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...