Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

sábado, 4 de dezembro de 2010

Seção Nostalgia - Balão Mágico x Trem da Alegria

Às vezes, fico pensando no que as crianças de hoje em dia ouvem, musicalmente falando. Ou melhor, o que SOBRA pra molecada atual ouvir de música na TV, no rádio, ou na internet? Falo aqui de qualidade musical, porque "bandas" como Restart, Banda Cine, Calipso, cantores modinhas como Justin Bieber, Luan Santana, Lady Gaga e outras coisas mais do gênero jovem, não cabem no cenário musical feito para crianças. Todos esses mencionados, são apelativos, erotizados, e até bitolados, e que terrivelmente, acabam moldando o caráter de uma criança mais suscetível, para algo tolo, tosco e bobo.

Percebo que as crianças de hoje, infelizmente, não têm nenhuma banda, cantores e cantoras feitos especialmente para elas. Não há uma produção musical exclusivamente INFANTIL. O cenário da música atual brasileira, dos anos 2000 pra cá, parece se importar apenas com os adolescentes. O que gera um "salto" temporal estranho para a psicologia das crianças, já que sem músicas direcionadas à elas, é claro que vão acabar ouvindo e consumindo músicas com letras e ritmos mais adultos; o que, consequentemente, tornará uma criança mais adulta, maliciosa e fazendo com que largue a pureza da infância precipitadamente! O que é um erro, para o crescimento dela.

Com tudo isso em mente, eu lembrei de uma época (os nostálgicos anos 80, a década em que EU era criança!), onde cresci, cantei e vibrei com grupos como "Balão Mágico" e "Trem da Alegria", formações musicais contruídas unicamente para fazer canções que tocassem diretamente às crianças! E nem por isso, eram músicas bobas. Muito pelo contrário: o valor, a admiração e a saudade que temos do Balão Mágico e do Trem da Alegria, é porque eles conseguiam equilibrar perfeitamente as letras ingênuas, com mensagens bacanas para qualquer criança, e com ritmos muito bem elaborados, que iam desde a valsa ao rock! Simony, Jairzinho, Mike, todos do clássico Balão Mágico, chegavam a gravar com cantores famosos como Fábio Jr, Djavan, Raul Seixas, Roberto Carlos... e Juninho Bill, Amanda, Luciano, Vanessa, Patrícia Marx, esses do marcante Trem da Alegria, gravavam letras de ninguém menos que Paulo Massadas e Michael Sullivan, compositores que faziam hits para nomes grandiosos como Tim Maia, Sandra de Sá, etc. Isso, era apenas uma amostra da popularidade, da abrangência e da IMPORTÂNCIA que esses grupos feitos por crianças tinham, na época. Era tudo muito saudável e divertido, a molecada realmente podia cantar letras inofensivas e boas, e dançarem em coreografias sem parecerem obscenas ou vulgares.

Os anos 80, enfim, tinham isso de bom: música de qualidade para todos os tipos de públicos! E entre o pioneiro Balão Mágico e o contagiante Trem da Alegria, a gente naqueles tempos não saberia escolher quem era o melhor... numa comparação brincalhona, posso dizer que eles eram como os Beatles e os Rollings Stones da criançada! E como isso era bom.

Aqui, estão as provas:

1) Balão Mágico cantando "Super Fantástico", com participação de Djavan (simplesmente emocionante!!!):



2) Trem da Alegria cantando "Uni Duni Tê", com participação dos Fevers (simplesmente inesquecível!!!):



3) E essas duas últimas aqui, eu cheguei a dançar na escola, na SEMART (A Semana da Arte), mas não precisam espalhar isso por aí, rs:

(Programa exibido em 1985, na estréia do Xou da Xuxa!)

(Aqui, um momento raro: Juninho Bill e Amanda, do Trem da Alegria, cantam no programa "Do Ré Mi Fa Sol La Simony", com a já grandinha Simony do Balão Mágico!)

* É realmente uma pena que as crianças de hoje mal aprendem a falar e já cantam músicas pornográficas, de duplo sentido, se vulgarizando, enfim... portanto, quando tiverem seus filhos, coloquem essas músicas pra eles, de verdade!!!

Para ver as Seções Nostalgia anteriores, clique nos dois links abaixo:
- Bozo
- Sylvinho BlauBlau

10 comentários:

  1. Teu texto me remeteu também aos antigos especiais infantis exibidos na Globo (Pluct Placz Zum, Arca de Noé, etc). Realmente nada do que é produzido para crianças tem mais a qualidade de antes; são músicas bobas e até degradantes e programas apelativos, que abusam de efeitos especiais e deixam a desejar em conteúdo.A criança hoje, na TV aberta, está limitada a alguns apresentadores mirins robóticos e sem sal, quanto à música... Cadê a música?!
    E ainda há quem acredite que o mundo evoluiu muitos nas últimas décadas...
    Bj!

    ResponderExcluir
  2. Marcelo,
    cara, as bandas de hoje em dia em sua grande maioria, talvez até mesmo uns 95%, são verdadeiros LIXOS MUSICAIS.
    É impressionante como a qualidade cai drasticamente a cada ano.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. "Sou feliz por isso estou aqui, Também quero viajar nesse balão."
    Nossa, Mais um momento Nostalgia Marcel!!
    Se eu infartar a culpa é tua! aushsauhsauh ( Brincadeira) Mas é muito gostoso relembrar a nossa infância com coisas boas!
    *-*
    Coisas q infelizmente algumas crianças não teram no futuro para mostrar aos filhos delas!
    Aqui em casa eu compro filmes dos anos 80 e desenhos para a criança assistir, e crescer vendo coisa boa!
    Abraços e tenha um Ótimo dia!

    ResponderExcluir
  4. Amava balão mágico:

    Sou feliz por isso estou aqui, Também quero viajar nesse balão."

    Isso sim foi infância e ñ essas coisas de hj

    Ótimo post

    ResponderExcluir
  5. Eu adorava o balão mágico....
    Como disse nossos amigos acima...

    " Sou feliz por isso estou aqui, Também quero viajar nesse balão "

    Ahhh meus tempos.... ahhhh maravilhosos tempos... que não voltam mais...
    aquilo sim era infância!!!!!

    Adorei o post... bjos Marcel :D

    ResponderExcluir
  6. Daria quase tudo, pra ver vc dançando na SEMART,na escola .... humm fotos , fotos rs rs rs

    ResponderExcluir
  7. adorei essa Explosão de realidade Marcel \o/
    Ainda lembro da minha mami na agonia pra me acalmar ligava o som pra eu cantar --->...Super fantástico!No Balão Mágico! O mundo fica bem mais divertido!... Era a unica forma dela m fazer paraH kakakakakkaka
    (Cantava com todo o meu fôlego kakaka nossa q sdds)

    ...É Marcel de fato a musica infantil hj é decadente ...
    A infância já não é mais infância...

    ResponderExcluir
  8. uau, o felipe neto do mundo dos blogs! brincadeira, vc dá d 10 a zero nele, e eu gosto mto d nostalgia!

    ResponderExcluir
  9. Marcel, esse post ficou ótimo!
    É a pura verdade, não se tem mais música de qualidade para crianças. O que salva são as canções de desenhos ou programas infantis dos canais pagos como Discovery Kids, Baby TV, Nick Jr etc.
    Mas, nada impede que, por exemplo, eu ensine a Amanda a gostar de Trem da Alegria (ainda tenho os discos de vinil!!!!), Balão Mágico e outros.

    Estou em falta com a leitura do seu blog, mas em breve voltarei ao ritmo normal.

    Ah! Atualizei o post por causa do seu comentário. Passa lá pra conferir.

    Bjos!

    Silvia

    http://umapitadadecadacoisa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. UUuuuuuuu AINDA BEM QUE EU PEGUEI O POUQUIN DESSA ALEGRIA !!!
    AINDA HOJE GOSTO DISSU TUUDO !!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...