Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A Síndrome da Folha em Branco


Pois é, às vezes acontece... imaginem a cena: acordo de manhã, tomo o meu café e lembro de que hoje quero postar alguma coisa no Blog. Mas o quê, exatamente? Acho que todos, em algum momento, em maior ou menor frequência, já devem ter passado por isso: a "Síndrome da Folha em Branco"!

Essa síndrome é uma rápida falta de inspiração ou a ausência de idéias momentâneas que nos bloqueia a criatividade e a imaginação. Por vezes, pensamos até no tema que queremos escrever no blog, ou um rápido assunto que nos vêm à mente, mas na hora ela não "aparece" e não flui coordenadamente na nossa cabeça! Então, queremos escrever, mas não conseguimos, porquê estamos sem a inspiração certa. É como se você estivesse olhando pra um pedaço de papel em branco e não conseguisse transpor nada escrito para lá... essa síndrome é bem desconfortável e vitimiza até escritores profissionais! Verdade, podem acreditar! Stephen King - o famoso escritor de inesquecíveis histórias de dramas, suspense e terror - já revelou que é acometido por essa maldita síndrome várias vezes. Sidney Sheldon também! E até Agatha Christie (a Rainha do Crime), vejam só, já foi vítima da "Síndrome da Folha em Branco"!!!

Por que isso não aconteceu com a Bruna Surfistinha ou com a Stephenie Meyer?

Hoje, quase sou vitimado por isso. Acabei de tomar meu café, vim aqui pra frente do PC e por uns minutos fiquei olhando para a tela, pra parte de "compor nova mensagem" do meu Blog com uma cara de retardado e a minha mente ainda vagando por aí, que nem um libertino à procura de orgias; olhava pro teclado para escrever alguma coisa e as letras nas teclas pareciam fugir dos meus dedos e rir de mim; coçava a minha cabeça que nem um macaco-prego à procura de idéia; cheguei a ficar virando o rosto para os objetos aqui em minha volta para ver se "encontrava" inspiração e tudo que eu via era a gaveta, o abajour, os meus chinelos, o meu celular, a janela e nenhum sinal de inspiração! Já estava me sentindo um verdadeiro autista observando tudo em seus mínimos detalhes sem interagir com nada e sem ter nenhum tipo de pensamento coerente!!! Que agonia.

Fiz o que muitos devem fazer nesse momento tenso da "Síndrome da Folha em Branco": diga para você "que se foda!", e saia digitando qualquer palavra. Essa primeira palavra te levará a uma outra palavra, que levará a uma outra, que levará a outra e outra... e quando você perceber, já compôs algo. Bom, eu decidi falar sobre essa "Síndrome", mas você pode falar talvez, do jardim do vizinho, da lâmpada queimada do seu corredor ou do hamster fedorento do seu primo. Sempre aparecerá algo, não se preocupe... sempre aparecerá!

*Marcel Camp sofre de debiloidismo agudo. Então, isso acarreta mais gravidade à situação.

16 comentários:

  1. Eu já tive isso!
    Quando acontece, escolho palavras e busco trabalhar em cima delas. Foi assim em "Caleidoscópio", "Um café e um cigarro" e outros. A inspiração brota, não tem como fugir.
    Bj!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. rsrsrs...Fala Marcel....
    Cara, isso acontece direto comigo. Muitas vezes tenho vontade de escrever alguma coisa e não sai nada. Misturo umas maluquices com uma imagem e posto no blog. Pronto. Seja lá o que for...eheh
    E muitas vezes acontece ao contrário. Estou inspirado, as frases vem na cabeça, e cadê que consigo digitar........pqp........é soltar um palavrão e esquecer. Dar risada.
    O ser humano é um bicho esquisito mesmo...eheh
    Grande abraço e bom dia pra ti.

    ResponderExcluir
  4. Se não temos o que dizer,é melhor falar sobre alguma coisa... Se "a boca só fala do que o coração está cheio",vamos ouvir o nosso coração com mais frequência. Abrçs.

    ResponderExcluir
  5. Tem que botar a mão na massa e começar a escrever, mesmo que seja aparentemente sem sentido, pois uma coisa leva a outra como vc disse.
    Isso me lembra do prof. Márcio Mori (lembra?) que sempre dizia: redação/escrever é 99% transpiração e 1% inspiração.

    ResponderExcluir
  6. Lembro sim, Silvia... Professor Márcio Mori era UM VERDADEIRO MESTRE SAMURAI!!!

    =P

    ResponderExcluir
  7. Marcel, isso acontece cmg direto! u.u'
    Estou com com ela " A Síndrome" nesse exato momento! y.y'
    Abraços e Ótima Quarta!

    ResponderExcluir
  8. Marcel...

    Isso é mais comum d que vc imagina...
    Estou em dias dessa síndrome.. e meu blog paradão.... mas fazer o q ? Não sei escrever qq coisa... ai me 'calo' ... ou posto só músicas... paciência...

    Bjão e ótima 4ª

    ResponderExcluir
  9. Realmente, meu caro, isto é mais comum do que se imagina. Mas quem lida com criatividade tem que aceitar este momento. Pode-se dar um tempo e voltar depois, ou fazer como você mesmo disse...ir escrevendo...que logo renasce a inspiração!
    Parabéns pelo BLOG!

    Abraços
    http://felipedesouza-psicologo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que há muitas maneiras de "falarmos" através do blog, a Dani acaba de dizer que se cala, mas é mentira, as músicas que ela posta falam exatamente dos momentos que ela passou ou está passando, é apenas um meio alternativo que ela encontrou pra falar quando as "palavras" lhe faltam. Mas nem sempre precisamos de palavras.
    Eu acho muito mais digno o blogueiro postar uma imagem que diga algo e coloque em pauta um debate do que simplesmente copiar e colar algum versinho de Drummond por exemplo, a não ser que ele coloque um PS explicando porque colocou aquele verso ali e isso uma vez ou outra, senão fica sem sentido e pra mim, esses blogs que só colocam imagens "fofas" e debaixo textinhos do Caio Fernando Abreu e afins significa: "alguém sem o mínimo talento pra criar sequer uma postagem ordinária e sem nada pra fazer querendo se destacar no mundo dos blogs". E ainda vejo que muitos deles tem vários seguidores e os comentários nada nos acrescentam, puras bajulações. Radical? Radical sim mas é minha opinião, não posso fazer nada.
    Hoje mesmo postei uma piada que deu a impressão de ter sido um copiar e colar, mas não foi, me contaram mesmo essa piada e, nessa época que muitas pessoas por vários motivos pessoais costumam ficar deprimidas, achei que seria legal dar uma descontraída, tenho feito isso em meu blog, acho que estamos aqui para sermos úteis, ao inverso de Bruna Surfistinha e Stephanie Meyer (e quem disse que elas nunca tiveram dia desses também? Não estamos o tempo todo com elas, não sabemos). Agora eu nunca tentei forçar inspiração como alguns de vcs fazem, pegar uma palavra e uma coisa ir puxando a outra, eu falo do cotidiano, por mais idiota que seja, gostaria de ter esse talento.

    ResponderExcluir
  11. Nick,
    Sou 'obrigada' a concordar com vc... vc 'sacou' tudo rs
    Todas as músicas que eu posto ali, no lugar de um post todo bem escrito, elaborado, nada mais é realmente do que eu estou sentindo ou passando, é reflexo de tudo que às vezes não consigo expressar por 'palavras', expresso por meio de músicas que se encaixam perfeitamente no meu momento, do que eu quero dizer e não 'consigo'.
    Beijos ... observador ^^

    ResponderExcluir
  12. É melhor falar da sindrome do que ficar sem postar..rs
    Escrever é um vicio!

    Beijo

    ResponderExcluir
  13. kkkkkkkkkkkk ri um monte c/ esse texto. isso acontece comigo às vezes, e quer saber?! eu dou tempo tbm à falta de inspiração... é isso ou bater com a cabeça na parede :) rsrs.

    ps.: eu não bato a cabeça na parede.

    ResponderExcluir
  14. HAhsahsh nos dias de síndorme eu posto alguma música pra ver se o desejo de postar algo passa. Geralmente não tenho síndrome, pq o que gosto de falar está no cotidiano, as vezes as idéias vem quando eu nem estou pensando nelas. Então eu só as guardo "pra mais tarde"

    Abraço Marcel e um Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  15. Adorei a postagem e o nome. Sofro dessa síndrome várias vezes, principalmente depois que decidi mudar o rumo do meu blog, antes era só eu brigar ou ficar de mal humor que logo já pintava a inspiração.

    A tua descrição eu morri de rir, "debiloidismo agudo", por Deus... Deve ser uma figura!

    Desculpe a ausência mas estou de volta assim que terminar o ano.
    E falando nele, desejo a ti um maravilhoso Ano Novo, sucesso e saúde!
    Beijo. =*

    ResponderExcluir
  16. ODEIO quando isso acontece!
    E é justamente quando tenho as ideias mais legais, sobre coisas diversas, mas me vem justamente na hora dessa crise!

    www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...