Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Indiana Jones


O Personagem e suas Aventuras:


Henry Jones Júnior é um indivíduo com vida dupla: além de um pacato professor de Arqueologia, é um aventureiro destemido e pouco convencional, que usa uma pistola, um chicote e um inseparável chapéu e é mais conhecido por Indiana, apelido tirado do nome do cão que tinha quando criança. A maioria de suas aventuras ocorre na década de 30 e 40. No primeiro e terceiro filmes, o herói enfrenta forças nazistas que querem se apossar de famosas relíquias judaico-cristãs, a Arca da Aliança e o Santo Graal, respectivamente, com o intuito de utilizar seus poderes para o mal. O segundo filme ambienta-se na Índia, então colônia britânica, e mostra o arqueólogo em busca das Pedras de Sankara. No quarto filme, ambientado em 1957, Indiana tem que impedir que a lendária Caveira de Cristal de Akator caia nas mãos de agentes soviéticos.

(Indiana fugindo de uma armadilha numa das cenas mais famosas do Cinema)

A Criação:

George Lucas teve ideias para dois filmes inspirados nos seriados dos anos 30, uma de ficção científica no estilo Buck Rogers e Flash Gordon, e outra de ação inspirada na Republic Pictures e Doc Savage, com um arqueólogo aventureiro. A primeira ideia se tornou Star Wars, e a segunda George Lucas transformou no roteiro entitulado As Aventuras de Indiana Smith, que com a colaboração do roteirista Philip Kauffman, que sugeriu usar a Arca da Aliança como pano de fundo, se tornou então Caçadores da Arca Perdida (como o personagem principal ainda não era famoso, seu nome não apareceu nos títulos). Em 1977, Steven Spielberg se encontrou com Lucas dizendo que queria dirigir um filme da série James Bond, Lucas ao invés disso ofereceu-lhe Caçadores da Arca Perdida dizendo que era "melhor que James Bond". Spielberg gostou, mas pediu para trocar o sobrenome do herói já que Smith não tinha uma sonoridade tão boa com o nome Indiana, e foi então que Lucas e Spielberg pensarem em "Jones". Nascia assim, um dos maiores heróis do cinema de Aventura. O contrato com a Paramount Pictures previa 5 filmes de Indiana Jones, mas Spielberg prometeu a Lucas apenas três.

(Indiana Jones e Marion Ravenwood, um antigo e complicado caso de amor)

Spielberg queria Harrison Ford no papel, mas Lucas resistiu, dizendo que ele já participara de muitas produções suas (American Graffith e a trilogia Star Wars). Tom Selleck foi escolhido, mas seu contrato com a série Magnum o impediu de participar. Spielberg sugeriu Ford novamente, e Lucas dessa vez permitiu.

A Sagrada Trilogia:

Os Caçadores da Arca Perdida foi filmado em estúdios na Inglaterra para cortar custos, e também em locações no Havaí, Tunísia e França. Foi lançado em 1981 e logo se tornou num dos maiores sucessos de bilheteria e crítica.

(Indiana, o menino Short Round e cantora Willie Scott na inesquecível perseguição dos carrinhos de minério)

Para a continuação Indiana Jones e o Templo da Perdição, Lucas não queria reutilizar os nazistas. Spielberg inicialmente considerou o Rei Macaco, e Lucas um castelo mal-assombrado, que Spielberg rejeitou por causa de uma produção sua, Poltergeist. O castelo logo se tornou um templo demoníaco na Índia. A produção foi filmada no Sri Lanka e Inglaterra, e seu tom mais sombrio, influenciado pela separação de Spielberg e o divórcio de Lucas, levou o filme a não ter a mesma recepção calorosa do antecessor em seu lançamento em 1984.

("Meu nome é Jones... Indiana Jones". Indy e a cantora de cabaré Willie em trajes especiais)

Para o terceiro filme, Lucas sugeriu o Santo Graal, e Spielberg rejeitou inicialmente por considerá-lo "etéreo", mas então Lucas resolveu criar uma história de pai e filho, com o Graal sendo uma metáfora para a reconciliação. Para interpretar o pai de Indiana, chegaram á conclusão que o único que podia interpretá-lo era o James Bond mais famoso - Sean Connery. Indiana Jones e a Última Cruzada (considerado por muitos fãs, como o melhor filme da Trilogia) foi filmada na Espanha, Inglaterra e Estados Unidos e tornou-se um grande sucesso em 1989.

(Indiana salvando seu pai com o Cálice Sagrado, em um momento emocionante de "A Última Cruzada")

A Quarta Aventura:

Lucas não conseguia pensar em uma boa idéia para outro filme, e resolveu então produzir uma série de TV contando as origens do personagem quando adolescente. Depois de ver Harrison Ford participar de um episódio, Lucas chegou a conclusão que podia fazer um filme com Indiana nos anos 50, inspirado na ficção científica da época e usando uma temática sobre alienígenas. O tema era polêmico e arriscado, já que destoava do perfil das aventuras do herói. Ford e Spielberg resistiram à ideia, inicialmente (o segundo principalmente por ter feito dois filmes com extraterrestres, Contatos Imediatos do 3º Grau e E.T.), mas George Lucas foi insistente e pediu roteiros para dois escritores (Jeb Stuart e Jeffrey Boam), mas após o lançamento de Independence Day, ele e Spielberg desistiram temporariamente de outro filme de invasão alienígena.

(Indiana Jones e seu rebelde filho Mutt Williams)

Em 2000, Spielberg, Ford, Lucas, e os produtores Frank Marshall and Kathleen Kennedy se encontraram em um tributo a Ford pelo American Film Institute e decidiram que valia a pena tentar mais um Indiana Jones. Lucas resolveu tornar os extraterrestres não como do espaço, mas de outra dimensão (inspirado na teoria das cordas) e usar as caveiras de cristal como ponte. Frank Darabont escreveu um roteiro em 2002 (que continha o retorno de Marion, a mocinha de Raiders e um filho para Indiana), e Jeff Nathanson, escreveu um outro em 2004. A partir daí David Koepp assumiu o texto, que foi batizado Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal. Como Spielberg não queria se afastar da família, todas as filmagens foram nos Estados Unidos. O filme foi lançado em 22 de maio de 2008, e dividiu opiniões.

O Futuro do Herói:

Steven Spielberg quer fazer outro filme apenas se o público quiser mais um, Harrison Ford disse que se interessa "desde que não leve mais 20 anos" e George Lucas disse estar atualmente pensando na idéia de uma quinta aventura.

A introdução do filho de Indiana Jones, Mutt Williams (feito pelo jovem ator Shia LaBeouf) no quarto filme, levou a rumores que ele se tornaria o foco da franquia. Spielberg disse que LaBeouf tem que "fazer muitos Transformers antes de assumir o papel". Lucas inicialmente considerou um quinto filme focado em Mutt, mas depois mudou de idéia, dizendo que "Harrison Ford é e sempre será Indiana Jones. Se fosse pra colocar Mutt como o principal, seria Mutt Williams e a Busca por Elvis ou coisa parecida", disse brincando.

(Henry Jones Senior e Henry Jones Junior... uma dupla inesquecível)

Curiosidades:

  • No primeiro filme, "Os Caçadores da Arca Perdida", dá pra ver uns hieróglifos encontrados por Dr. Jones no Poço das Almas (mais precisamente à direita) trazendo as inscrições R2-D2 e C3-PO, que são na verdade os números de identificação dos robôs da saga "Star Wars," criada por George Lucas.
  • Indiana, na verdade, era o nome do cachorro de George Lucas... e isso foi inserido no terceiro filme da série, numa fala de Henry Jones Sr., personagem de Sean Connery.
  • No roteiro original, haveria uma longa luta entre Indiana Jones e um homem com uma espada., em "Os Caçadores da Arca Perdida", mas ela foi encurtada porqueFord estava com desinteria neste dia e pediu ao diretor que encurtasse a filmagem. Spielberg respondeu: "Bom, podemos diminuir, desde que Indy saque a sua arma e atire no homem". A produção deu muitas risadas e a cena foi filmada exatamente deste modo, rendendo uma das melhores tiradas do filme.
  • Mesmo sendo uma continuação, a história de "Indiana Jones e o Templo da Perdição" se passa cronologicamente antes do primeiro filme "Os Caçadores da Arca Perdida", por isso, a ausência ainda dos Nazistas, que eram os piores inimigos de Jones.
  • O cavalo usado em "Indiana Jones e A Última Cruzada", foi o mesmo cavalo usado em "Rambo 3" e "Os Intocáveis". Muitos dizem que o cavalo parecia não temer nenhum tiro, granada ou explosão durante as filmagens e isso facilitava muito a gravação.
  • É também em "Indiana Jones e A Última Cruzada" que os espectadores descobrem a origem do medo de Indiana Jones por cobras - medo que é citado em "Os Caçadores da Arca Perdida" -, além de revelar como ele ganhou a pequena cicatriz no queixo (que é na verdade uma cicatriz real do ator Harrison Ford).
  • Nos anos 90, George Lucas produziu e realizou uma série, "O Jovem Indiana Jones", com Sean Patrick Flanery ou Corey Carrier, interpretando o personagem-título aos 17 e 10 anos, respectivamente. George Hall interpretava o herói com 93 anos, e um episódio teve a participação de Harrison Ford como Indiana nos anos 50. A série mostrava diversas aventuras de Indy ao redor do mundo, e seu encontro com personalidades históricas como Leon Tolstói, Pancho Villa e Charles de Gaulle.
* Marcel Camp é fascinado por esse personagem! Tem o box da Trilogia e todo ano assiste os três filmes... Indiana Jones é com orgulho, a VIGÉSIMA QUINTA imagem quem compõe o título desse blog!

7 comentários:

  1. Excelente!!! Sou fascinada pelos filmes também.

    Adorava Indiana Jones. Gostava tanto que não tenho um favorito na trilogia inicial, mas achei que o espaçamento longo de tempo prejudicou um pouco o quarto filme. Sean Connery e Ford fazem uma dupla hilária no terceiro filme, com algumas sacadas fenomenais.

    Uma pergunta que me veio agora: há participação de River Phoenix em um deles, não há? Ou estou fazendo alguma confusão? Lembro dele caracterizado como o Indiana, mas como faz tempo que não assisto aos filmes posso estar equivocada. Preciso revê-los!

    Mais uma descrição de tirar o chapéu! Bj!

    ResponderExcluir
  2. Marcel, Sou grande fã da triologia e não tem muito tempo que comprei os 3 filmes pra assistir.
    Tudo bem que eu só vi o primeiro, os outros dois e vou assistir assim que eu tiver tempo.

    Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal conseguiu ser fiel ao restante da série. Quem é fã, com certeza não ficará desapontado, pois é um filme divertido, com momentos emocionantes e algumas apelações. Mas quem quer coerência, né [?] Estamos falando de Indiana Jones.kkkkkkkkkkk

    Indiana surge mais velho e o mais interessante é que ao invés de tentarem deixar o herói mais jovem com as tecnologias disponíveis, eles reconhecem que ele realmente está velho. Harrison Ford ostenta orgulhosos cabelos brancos.

    Abraços Marcel, Ótimo Post.
    Tenha um maravilhoso final de semana meu querido!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    Desculpe, mas essa mensagem é coletiva para todos os parceiros do meu blog, e estou passando aqui para pedir que dê uma olhada no link:
    http://www.tocadowilliam.com/p/parceiros_25.html
    Lá tem a explicação sobre problemas ocorridos com os banners.
    Muito obrigado, agradeço a atenção e desculpe não comentar nada agora. Preciso registrar esse problema com todos os parceiros.
    Abraço e ótimo final de semana.
    William
    www.tocadowilliam.com

    ResponderExcluir
  4. Um tira da pesada.
    De volta pro futuro.
    Rock um lutador.
    Rambo.
    Duro de matar.
    Maquina mortifera e Indiana Jones!
    Essas são as séries de fimes mais interessantes de todos os tempos na minha opnião!
    Bela postagem amigão!

    ResponderExcluir
  5. Muito legal Marcel. Uma bela homenagem ao Indiana.
    Fiquei arrepiado aqui.

    ResponderExcluir
  6. Marcel, Indiquei teu blog ao Prêmio Blog de Ouro de 2011.
    Segue o Link => http://migre.me/3X65y

    Abraços e Ótimo Sábado!

    ResponderExcluir
  7. Fala Marcel,
    A saga de Indiana Jones é demais. Esse personagem aventureiro e sarcástico ao extremo, prende a atenção durante todos os filmes. Harrison Ford interpreta de maneira fantástica os quatro filmes. Indiana Jones no Templo da Perdição, na minha opinião é o melhor. Já assisti inúmeras vezes e não cansa.
    Um abraço e bom final de semana.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...