Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O Rei Leão

O Rei Leão (em inglês The Lion King) é o 32º filme animado de longa metragem da Walt Disney Pictures, lançado em 1994. É a vigésima quinta maior bilheteria da história mundial, e a maior de um filme de animação tradicional.

O desenho foi inspirado na peça teatral Hamlet, de William Shakespeare; no filme da Disney Bambi; e nas histórias de José e Moisés, da Bíblia. O sucesso da animação foi tão grandiosa, que se transformou numa adaptação musical, na Broadway desde 1997, e ainda gerou duas sequências animadas.

(O Rei, a rainha e o babuíno, trazendo ao mundo, o herdeiro Simba)

A História:

O filme conta a história de Simba, um pequeno leãozinho que é filho de Mufasa, o Rei Leão da grande África, e da respeitosa rainha Sarabi. O recém-nascido recebe a bênção do sábio babuíno Rafiki mas, ao crescer, é envolvido nas artimanhas traiçoeiras de seu próprio tio Scar, o invejoso e maquiavélico irmão de Mufasa, que planeja livrar-se do sobrinho e herdar o trono. Quando Simba se vê injustamente acusado pela morte de Mufasa, a única chance de salvar sua vida é se exilar das Terras do Reino. Triste, acuado e injustamente incriminado, Simba encontra abrigo junto a outros dois excluídos da sociedade, um suricate espivitado chamado Timão e um pachorrento javali chamado Pumba, que bondosamente lhe fazem companhia e ensinam a lendária filosofia do "Hakuna Matata" (a vida sem preocupações). Anos depois, ao ser descoberto por Nala, sua amiga de infância, Simba tem que decidir se deve assumir suas responsabilidades como rei ou seguir com seu estilo de vida despreocupado, junto de seus novos amigos. Um dilema que não só redefinirá sua vida, como toda a vida no Reino!

(Simba, já adulto, olhando as estrelas enquanto decide seu destino)

A Trilha Sonora:

A trilha sonora de O Rei Leão é um show à parte. As músicas principais foram escritas pelo compositor Hans Zimmer, com vocais do músico sul-africano Lebo M., e as canções, escritas pelo famoso Elton John e pelo letrista Tim Rice. O álbum é uma das trilhas sonoras mais vendidas da história, com 10 milhões de cópias só nos Estados Unidos. Uma nova versão foi editada em 2003 para o lançamento do DVD.

As canções são estas:
  1. Circle of Life (Ciclo da vida) - Elton John, Carmen Twillie, Lebo M. e Mbongheni Ngema
  2. I Just Can't Wait to be King (O que eu quero mais é ser rei) - Simba (Jason Weaver), Zazu (Rowan Atkinson, o Mister Bean) e Nala (Laura Willi ams)
  3. Be Prepared (Se preparem) - Scar (Jeremy Irons), Banzai (Cheech Marin) e Shenzi (Whoopi Goldberg)
  4. Hakuna Matata - Timão (Nathan Lane), Pumba (Ernie Sabella) e Simba (Jason Weaver, criança; Joseph Williams, adulto)
  5. Can You Feel The Love Tonight? (Nessa noite o amor chegou) - Simba (Joseph Williams), Nala (Sally Dworsky), Timão (Nathan Lane), Pumba (Ernie Sabella) e Kristle Edwards; Elton John canta uma versão pop nos créditos
  6. The Morning Report (Relatório Matinal) - Zazu (Je ff Bennett), Mufasa (James Earl Jones) e Evan Saucedo; não aparece no filme original, mas foi incluída na versão de IMAX e no DVD
Os personagens e seus brilhantes Dubladores:

Simba: Enérgico e impulsivo, o pequeno leão cresce e percebe que precisa defender o Reino de seu pai das garras malignas de seu próprio tio Scar. Dubladores originais: Matthew Broderick (Simba adulto) e Jonathan Taylor Thomas (Simba criança), nas cancões, Jason Weaver. Dubladores brasileiros: García Junior (Simba adulto) e Patrick de Oliveira (Simba criança), nas cancões Bruno Miguel.



Nala: Determinada e justa, Nala é uma leoa que sempre mostrou toda a força de seu caráter e, por isso, decide reencontrar o exilado Simba para ajudá-lo a proteger o Reino. Dubladores originais: Moira Kelly (Nala adulta) e Niketa Calame (Nala criança). Dubladores brasileiros: Carla Pompillo (adulta) e Paula Tribuzy (criança).






Scar: Traiçoeiro, invejoso e calculista, Scar deixa ser dominado pela ambição e arrogância, desejando tomar o trono do Reino, que por direito, seria de seu irmão Mufasa. Impiedoso e de forma cruel, ele planeja a morte do irmão e o exílio do pequeno Simba. Dubladores originais: Jeremy Irons e nas cancões Jim Cummings (canções somente na parte 2 da canção "Se Preparem"). Dublador brasileiro: Jorgeh Ramos, também nas cancões.




Mufasa: Digno, justo e demonstrando sempre uma força advinda de seu caráter, Mufasa se preocupa pela ordem, pela alegria e pela harmonia de seu Reino, planejando deixar como herança o trono para seu único filho, Simba. Mas é covardemente traído pelo próprio irmão. Dublador original: James Earl Jones (para quem não sabe, Jones foi também a imponente voz de Darth Vader). Dublador brasileiro: Paulo Flores.

Rafiki: Um sábio pajé babuíno detentor do misticismo e do controle espiritual do Reino, percebe que há uma estranha força imperando naquelas terras e também tenta ajudar Simba a se reposicionar contra o Mau. É também o macaco que batiza Simba. Dublador original: Robert Guillaume. Dublador brasileiro: Pietro Mário.



Timão: Um esperto suricate que sobrevive pelo Reino com seu inseparável amigo Pumba, um javali. Ambos se tornam grandes companheiros de Simba e seguidores da milenar filosofia do "Hakuna Matata", eles ensinam Simba à conseguir sobreviver. Timão é atrapalhado e desengonçado, mas possui um enorme senso de justiça. Dublador original: Nathan Lane. Dublador brasileiro: Pedro Lopes.







Pumba: O pachorrento e comilão javali é muito mais passional que seu elétrico amigo Timão, mas também possui um ímpeto de justiça e honra acima de qualquer outra coisa e é um dos que mais ajudam Simba a se recuperar. Também seguidor do "Hakuna Matata", ele sabe que precisa manter-se despreocupado para não sucumbir à crueza da vida. Dublador original: Ernie Sabella. Dublador brasileiro: Mauro Ramos.





Zazu: Um tucano mensageiro do Reino. Zazu era quem passava as mensagens do que ocorria em toda a África, para Mufasa. Um leal amigo do pai de Simba, ele também tenta reunir forças para encontrar o herdeiro. Dublador original: Rowan Atkinson (mais conhecido como o "Mister Bean"). Dublador brasileiro: Pádua Moreira.

Banzai, Shenzi e Ed: Essas três ardilosas hienas eram capangas do maligno Scar e viviam para azucrinar o Reino à mando do traiçoeiro leão. Embora um tanto destrambelhadas, elas foram as culpadas por provocar a morte de Mufasa por ordem de Scar e perseguiram Simba para fora dos limites das savanas. Dubladores originais: Whoopi Goldberg (Shenzi), Cheech Marin (Banzai) e Madge Sinclair (Ed). Dubladora brasileira: Carmen Sheila (Shenzi), Hércules Fernando (Banzai) e Maria Helena Pader (Ed).


Curiosidades:
  • Mais de 800 artistas em três continentes trabalharam três anos para realizar O Rei Leão.
  • A sequência do estouro da manada de gnus, que dura cerca de três minutos (canções The Stampede e Chow Down!), demorou dois anos para ser concluída, com o uso de imagens geradas por computador aprimorando todos os detalhes.
  • Timão e Pumba foram considerados os personagens coadjuvantes mais memoráveis e inesquecíveis em um desenho animado, chegando a serem reverenciados ainda mais do que o personagem principal.
  • A mesma parte de refrão Till' we Fin our place, on the path unwinding, in the circle, the circle of life se repete mais ou menos cinco vezes, no filme.
  • O Rei Leão não apenas se tornou uma das animações mais populares de todos os tempos, mas também marcou o ponto alto da chamada "Era de Ouro da Disney", na década de 1990.
  • O Rei Leão foi o primeira longa metragem da Disney a ser dublada em português de Portugal; os filmes anteriores eram comercializados na versão brasileira.
  • Os atores James Earl Jones e Madge Sinclair, que fizeram, respectivamente, as vozes do rei Mufasa e da rainha Sarabi, atuaram na famosa comédia Um Príncipe em Nova Iorque ( de 1988), interpretando também o Rei e a Rainha que são os pais do personagem de Eddie Murphy.
  • A morte do rei Mufasa foi a primeira morte de um personagem da Disney assistida pela platéia. Em Bambi (de 1942), a mãe do protagonista foi morta por um caçador, mas não era ilustrada.
  • O Rei Leão é o segundo filme da Disney onde todos os personagens são somente animais, o primeiro é Bambi, apesar de ter referências a seres humanos, estes nunca são vísiveis na tela.
  • O Rei Leão é o único longa-metragem da Disney que foi dublado em uma das línguas africanas da África do Sul, a língua zulu.
  • Uma das maiores polêmicas sobre mensagens subliminares encontra-se no filme. Na cena em que Simba deita-se em cima de flores em um penhasco, levanta partículas de poeira, que por menos de um segundo, formam no céu a palavra "SEX" ("sexo" em inglês). A Disney afirmou que as letras na verdade formam "SFX", uma comum abreviação para efeitos especiais, sendo apenas uma assinatura inofensiva. Na versão em DVD a cena foi refeita e a poeira não correspondia mais a nenhuma letra.
  • A versão brasileira da canção inicial do filme, chamada Ciclo sem fim (Circle of Life em inglês) foi cantada pela atriz e cantora Zezé Motta.
  • A atriz Whoopi Goldberg foi inicialmente cotada para dublar a mãe de Simba, mas recusou devido a pequena participação da personagem. A atr iz queria dublar mais, e acabou então optando por dar voz à hiena Shenzi.
  • Inicialmente o filme O Rei Leão se chamaria O Rei da Selva (The King of The Jungle), mas o nome mudou quando os produtores notaram que na verdade os leões vivem nas savanas.

(Timão e Pumba, considerado um dos melhores personagens coadjuvantes já criados para um desenho animado)

*Eu adoro essa animação, do fundo do coração!!! Talvez, é um dos desenhos tradicionais que mais me tocam. Tudo nele, pra mim, soa perfeito! E é com muito orgulho que faz parte da ilustração do título do meu Blog sendo a DÉCIMA TERCEIRA imagem!

13 comentários:

  1. Bunitinho... deixei um selinho pra vc no meu blog.
    Vai lá.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Mais ou menos como diz a canção:
    "Hakuna matata, é lindo dizer, HaKuna matata, sim vai entender!... Os seus problemas, você deve esquecer!..."
    "Não esquente a Cabeça"!^^
    Adorava Timão e Pumba!
    Adora a voz do Dublador do Pumba! asuhashusauhauh
    Nossa!
    Momento Nostalgia!
    Como sempre Ótimos posts Marcel.
    Têm um presente pra vC lá No Humor!
    Abraços e Tenha uma Ótima Noite =*

    ResponderExcluir
  4. oi! adoro se blog entao te indiquei para um novo selo la no meu blog
    http://falandosobreall.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Sei que tá ficando chato + tenho outro selo para vc =)

    Daqui a pouco quando terminar de ver um dvd venho comentar

    ResponderExcluir
  6. Tem um selo pra você lá no meu blog. Acredito que seja o mesmo do meu amigo aqui de cima... rsrsrs Ele chegou na frente mais uma vez! Fica com dois!

    ResponderExcluir
  7. É um maravilhoso filme! ainda não canso de ver!
    tinah té um cd com a trilha sonora! (detonei de tanto ouvir)
    http://medicinepractises.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Tenho o dvd, pelo que me lembro foi o primeiro filme que vi no belo cinema São Luiz( sessão lotada), quando cinema não era sinônimo de multiplax.

    Convenhamos, Timão é a alma do filme já que Simba era um chato sem sal...rsrs

    ResponderExcluir
  9. Marcel,
    Eu amei ver o Rei Leão... até hj em emociona a história, totalmente cativante. Fora a grandiosa animação. :D

    Olha te indiquei pra mais um selo, passa lá e paga pra vc :-) heheeh deve ser o msm do nosso amigo Kiko :D
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Marcel,

    Obrigada pela visita. Bom saber que você gosta do Burton, as vezes o acho meio incompreendido... rsrsrsr. Mas, meus filmes preferidos dele são os de animação stop-motion. E também gosto muito do Johnny Depp.kkkkkk

    Quando você falou do seu post sobre o Rei Leão eu vim correndo ao seu blog, precisava ler. Foi o desenho/filme da minha infância. Assistia insistentemente em VHS e cheguei a baixar a pouco tempo pra matar a saudade. Cena marcante a do macaco Rafiki reencontra o Simba e conta o que realmente aconteceu na morte do Mufasa e sobre o tio Scar.

    Acho que vou ver o filme de novo.

    Bjao

    ResponderExcluir
  11. O nome da terceira Hiena é Ed e não sarabi

    ResponderExcluir
  12. A imagem mostrada antes da história do filme,e de Simba,Nala e o babuino trazendo ao mundo a princesa kiara.

    ResponderExcluir
  13. Adoro rei leao,tem emocao,felicidade,tristesa,amor etc.queria ir velos!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...