Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Os Simpsons


Os Simpsons é uma famosa sitcom animada norte-americana criada por Matt Groening para o Canal FOX. A série é uma paródia satírica do estilo de vida da classe média dos Estados Unidos, simbolizada pela família de mesmo nome, que consiste de Homer J. Simpson, Marjorie "Marge" Bouvier Simpson, Bartholomew "Bart" Simpson, Elizabeth "Lisa" Simpson e Margareth "Maggie" Simpson. A série se passa na cidade de Springfield e satiriza a cultura e a sociedade norte-americana, assim como a televisão e vários aspectos da mídia e da condição humana.

Desde sua estreia, em 17 de dezembro de 1989, o programa já exibiu 464 episódios, e já tem mais de 20 temporadas (um número recorde para um desenho animado) . O filme do seriado foi lançado em 26 e 27 de julho de 2007 e arrecadou mais de meio bilhão de dólares em todo o mundo.


Os Personagens:

A série é focada nas aventuras de uma típica família suburbana do meio-oeste norte-americano. O pai, Homer Simpson, é inspetor de segurança da Usina Nuclear de Springfield. Marge Simpson, sua esposa, é uma dona de casa estereotipada. O casal tem três filhos: Bart, um garoto rebelde de dez anos; Lisa, uma menina-prodígio de oito anos que adora tocar saxofone e Maggie, a caçula da família, uma bebê que não fala - sua primeira palavra foi "daddy", no episódio "Maggie's first word" - mas que é considerada pelos fãs como o mais inteligente e misterioso personagem da série (que depois é revelado que toca saxofone melhor que Lisa, no episódio "Smart and Smarter").

(O cérebro de Homer Simpson)

Completam a família um cachorro chamado Ajudante de Papai Noel, além de um gato chamado Bola de Neve. Os produtores decidiram que os personagens não envelheceriam ao longo da série, embora celebrações como festas religiosas e de fim de ano apareçam com frequência. Há ainda um grande número de personagens menores, desde parentes da família até coadjuvantes eventuais.

Os temas abrangentes:

Os Simpsons usam a configuração padrão de uma comédia ou de sitcom como premissa. Os centros de série sobre uma família e sua vida em uma cidade americana típica. No entanto, devido à sua natureza de animação, Os Simpsons são maiores de que uma sitcom regular. A cidade de Springfield age como um universo completo em que os personagens podem explorar os problemas enfrentados pela sociedade contemporânea. Por Homer ter um trabalho na usina nuclear, a série pode comentar sobre o meio ambiente. Através de Bart e Lisa na Escola Elementar de Springfield, escritores ilustram questões controversas no campo da educação. A cidade possui uma vasta gama de canais de televisão que vão de programação infantil a notícias locais, na qual permite que os produtores façam piadas sobre si mesmos e sobre a indústria do entretenimento. Alguns comentaristas dizem que o show é de natureza política e suscetíveis a um viés de esquerda-direita. Al Jean - um dos produtores da série - admitiu numa entrevista que "O programa possui uma tendência liberal." Os escritores frequentemente evidenciam uma valorização de ideais liberais, mas o show faz piadas em todo o espectro político. A série retrata o governo e as grandes corporações como entidades insensíveis que se aproveitam do trabalhador comum. Assim, os escritores frequentemente retratam figuras de autoridades em que não fazem jus ao seu trabalho. Em Os Simpsons, os políticos são corruptos, as autoridades governantes são displiscentes, figuras como o Reverendo Lovejoy são indiferentes aos fiéis, e a força policial local é completamente incompetente. Religião também figura como um tema recorrente. Em tempos de crise, a família, muitas vezes, se volta para Deus, e o seriado tem lidado com a maioria das grandes religiões. Por tudo isso, Os Simpsons é considerado pela maioria do público e da crítica especializada, como uma grande metralhadora giratória de piadas e zombarias, baseando-se em acontecimentos do dia a dia.

(Bart e seus amigos)

A Fama:


Ao longo de impressionantes 20 anos, o seriado conquistou um grande número de premiações e indicações, tanto nos EUA como em outros países. Os troféus não se limitam ao título de "melhor série animada", mas também incluem melhor direção, música, animação e muitos outros. Os Simpsons, depois de duas décadas, mantém sua audiência alta desde a primeira temporada, pois retrata uma família "quase-comum" de classe-média e seus pensamentos; o que acaba envolvendo qualquer pessoa de qualquer faixa etária.

(O psicótico homicida Sideshow Bob)


Curiosidades:

  • Mais de 500(!) personalidades já apareceram em Os Simpsons, e algumas delas, aceitaram dublar seus personagens. Entre os famosos retratados no desenho, estão: o cantor Paul McCartney, o PHD em Física Stephen Hawkins, os atores Kiefer Sutherland (como Jack Bauer), Tom Cruise (como ele mesmo), Eddie Murphy (como ele mesmo), Matt Damon (como seu personagem Will, de "Gênio Indomável"), Susan Sarandon, Julia Roberts, Juliette Lewis, Annete Benning, Sissy Spacek (como elas mesmas), a apresentadora Oprah Winfrey (várias vezes!), os apresentadores Larry King, David Letterman e Jey Leno (esse último, vestido de travesti!), Nelson Mandela (autorizado pelo mesmo, mas dublado por um ator), cantoras como Madonna, Christina Aguillera, Britney Spears e Beyonce (como elas mesmas) e bandas famosas como U2, Red Hot Chilli Peppers, Guns n Roses, The Clash, White Stripes, Rolling Stones (todos autorizaram a utilização de suas músicas!)
  • Até hoje, ninguém sabe ao certo, onde fica a cidade dos personagens - Springfield. Mas essa confusão é proposital: o criador e cartunista Matt Groeningbatizou a cidade de Springfield porque esse é um dos nomes mais comuns em cidades dos Estados Unidos; ao todo, há 121 Springfields no país. Alguns acreditam que Springfield fica em Illinois.
  • "D'Oh!", expressão constantemente falada por Homer - quando o mesmo comete alguma gafe ou sofre alguma pancada - virou verbete no Oxford English Dictionary!
  • Dois dias foi o tempo que o compositor Danny Elfman levou para criar a música de abertura.
  • Em temporadas antigas, o rabugento e mesquinho Mister Burns (o chefe de Homer Simpson e magnata da indústria nuclear) tinha 81 anos. Nas mais recentes temporadas ele já tem 104. Uma verdadeira múmia!
  • Muitos personagens já morreram na série! Contando participações especias e animais de estimação, nada menos que 31 personagens já foram pro saco. A morte mais espetacular foi a de Maude Flanders (da família vizinha dos Simpsons), que despencou da arquibancada de um estádio na 11ª temporada. Ela morreu porque a atriz Maggie Roswell, que fazia a voz da personagem, queria mais dinheiro para continuar a dublagem. Conclusão: Maggie foi para o olho da rua e sua personagem foi morta pelos roteristas. Simples, não?
  • David Silverman, um dos produtores de Os Simpsons, durante uma entrevista em 1998 revelou que Gyorgi Peluci, o colorizador da série deixou os Simpsons amarelos porque Bart, Lisa e Maggie não tinha uma linha que separasse o cabelo da testa. Se a cor da pele fosse mais realista, ia ficar parecendo que a testa deles tinha sido serrada. Por isso, as cores da família e de vários outros personagens, ficaram amarelos! E isso tornou-se a marca registrada dos personagens.
  • Da onde veio a inspiração para a criação do desenho? Dos parentes do cartunista Matt Groening. Marge é o nome de sua mãe, Homer é o nome de seu pai e de seu filho, Lisa e Maggie são suas sobrinhas. Não há nenhum Bart na família de verdade, embora Groening diga que o garoto tem muitas caracteristicas do irmão Mark e dele próprio.
  • Marcas e símbolos criados exclusivamente para o seriado, ficaram famosas, como a marca fictícia "Duff" da cerveja consumida por Homer, os cigarros vendidos pelo indiano Abu em seu mercadinho e o selo da revista que publica as aventuras do Homem Radioativo.
  • Além da família principal, mais de 15o personagens foram criados e aparecem regularmente na série, entre coadjuvantes e participações.

(Homem Radioativo, o super-herói preferido das crianças de Springfield)


* Eu gosto muito desse de "Os Simpsons" e ele é a DÉCIMA SEXTA imagem no Título desse Blog!

8 comentários:

  1. Adoro "os Simpsons", principalmente do Homer. Os melhores episódios,nesses 21 anos,são aqueles centrados no gordinho mais querido do planeta...

    Se não me engano,(e isso ocorre bastante),a série será a recordista em termos de longevidade, tendo em vista que "Gunsmoke", com seus 633 episódios,já foi "pro saco"...

    Desejo apenas que a equipe do Sr. Matt Groening não perca o ritmo e a variedade temática, que marcou não só a história da TV, mas a história da vida de todos nós. Abrçs e um feliz Solstício de Inverno pra você e familia!

    ResponderExcluir
  2. Marcel, eu adoro os Simpsons.
    Tou selecionando um arquivo com as imagens de todos os personargens famosos que passaram pela série.
    Foram Muitos! u.u'
    Abraços Marcel e um Feliz Natal.

    ResponderExcluir
  3. Ter encontrado um espaço como esse é um presente que ganhei nesse Natal.

    Feliz Natal.
    Abração natalino do amigo "Calcanhar" aqui.

    ResponderExcluir
  4. o Hommer me ensinou a viver!!

    Feliz Natal!!

    ResponderExcluir
  5. Passando aqui pra desejar um FELIZ NATAL!
    Depois leio essa postagem com ctz, ta nos favoritos, adoro simpsons!

    Grande abraço!

    http://dois-e-meio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Simpsons eh fantastico, consegue criticar a tds e msm assim ser amado pelos msms.


    Passando para desejar um maravilhoso Natal.


    beijoos

    Danny

    http://cabecafeminina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Tenho até uma revista Superinteressante que fala sobre eles.

    ResponderExcluir
  8. como foi que vc conseguiu tanta gente no seu blog ai mim ajuda ai o meu www.tellesanimes.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...