Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Profissão: Perigo (ou simplesmente, McGyver!!!)

"Profissão: Perigo" foi um dos maiores clássicos da década de 80. Estrelado por Richard Dean Anderson, a série teve sete temporadas (um nº recorde pra época!), e mostrava um herói bem diferente de muitos outros. MacGyver (o cara aí de cima!), era um ex-agente das Forças Armadas e o gênio do improviso: ele se salvava das situações mais perigosas sem nunca apelar para a violência ou mesmo sequer pegar em armas de fogo. Sua única arma era seu inseparável canivete suíço. Usava apenas o que tinha à mão e seus conhecimentos de química e física o transformavam em um perito na arte de criar coisas que sempre funcionavam! As histórias eram incrivelmente mentirosas, mas dentro do seriado, os truques de MacGyver até que faziam sentido.

(O eterno MacGyver, o rei da Engenharia Improvisada)


A História:

"Profissão Perigo" (cujo título original, era o nome do protagonista) foi um grande sucesso em todo o mundo, tornando o personagem MacGyver sinônimo de alguém capaz de consertar qualquer coisa e sair das mais difíceis armadilhas. A série criada por Lee David Zlotoff e produzido por Henry Winkler, estreou nos Estados Unidos no dia 29 de Setembro de 1985 e ficou no ar até 21 de Maio de 1992 na rede ABC. Foi filmada primeiramente em Vancouver, Columbia Britânica, Canadá.

(O sucesso mundial da série, fez o herói virar até uma linha de brinquedos na época!)

Os responsáveis pelos truques de MacGyver, eram dois consultores científicos, John Koivula e Jim Green, a quem a equipe recorria para assuntos engenhosos. Na verdade, o que acontecia na maioria das vezes era que os roteiristas criavam uma situação adversa que MacGyver teria de contornar e quem dava a solução eram os dois consultores. Claro que alguns casos não requeriam uma base científica e os próprios escritores criavam saídas "em cima da hora" para o herói, o que fazia com que os fãs da série gostassem ainda mais das situações de puro improviso. A série possuía elementos de muita ação e sequências pirotécnicas, como tiros, perseguições de carros e em quase todo episódio, algum lugar explodia... apesar disso tudo, o que fascinava os admiradores, era que o personagem principal jamais recorria à violência ou truculência típica dos heróis de ação... MacGyver era um homem inteligente, observador, astuto e que sempre preferia usar o cérebro para vencer seus inimigos das formas mais inusitadas que existia!

(MacGyver com uma ogiva nos ombros... mas não se preocupem, ele vai apenas desativar a bomba!)

No início do seriado, essa premissa parecia ao mesmo tempo atraente e muito arriscada, já que o público televisivo requeria séries com histórias mais típicas, com níveis de aventuras mais padronizadas. A surpresa é que MacGyver tornou-se um clássico e virou uma febre justamente por desconstruir o estilo dos seriados de ação, colocando o espectador comum inserido em um novo tipo de seriado, onde o detalhismo e a observação faria toda a diferença!

(MacGyver até em adesivos... a série era uma sensação nos anos 80!)

O icônico personagem:

Adorado pelos meninos e desejado pelas meninas, MacGyver nasceu e se criou em Minnesota (assim como seu intérprete, o ator Richard Dean Anderson). Graduou-se em uma escola técnica fictícia chamada Western Tech onde obteve Bacharelado em Física. Seu primeiro nome, "Angus", foi um mistério até a temporada final, pois ele nunca o mencionava por não gostar dele. E esse era mais um mistério atraente para o espectador, que acompanhava o herói apenas pelo marcante sobrenome.

(O herói e sua velha jaqueta surrada que todos os garotos queriam... rs)

Ex-agente das Forças Especiais, Angus MacGyver conhecia todo os treinamentos militares e pára-militares, assim como táticas de guerrilha. Por isso, depois que saiu do Exército, foi convocado para trabalhar como agente da DXS - Departamento de Serviços Externos (a série, inclusive, começa com ele ainda nessa Companhia), a partir do segundo ano da série, ele passou a trabalhar para a Fundação Fênix, uma instituição contratada pelo governo e empresas para resolver os mais diversos problemas. MacGyver enfrentava casos desde causas ambientais a intrigas internacionais, sob o comando do Diretor de Operações e amigo Peter Thornton (Dana Elcar), também ex-agente da DXS. O herói também tinha a ajuda do aviador e amigo Jack Dalton (Bruce McGill), que vive tentando arranjar uma maneira de enriquecer facilmente. Vive com um quepe de aviador e um tique nervoso no olho quando mente.

(Angus MacGyver e seu amigo Peter Thornton, trabalhando na respeitosa Fundação Fênix)

MacGyver se envolveu com alguns interesses românticos durante as 7 temporadas, embora, fãs afirmam que o grande amor dele era Penny Parker (feito por Teri Hatcher), uma repórter que o ajudou durante algum tempo. A química entre o casal funcionou tanto, que muitos admiradores da série e, principalmente, do herói, torciam para que eles ficassem juntos no final. Se quer saber se ele fica com ela ao término de todas as temporadas, compre, alugue, baixe e veja a série... não irei revelar isso, rs.

(MacGyver e uma das apaixonadas por ele... )

Mas, talvez, o segundo personagem mais emblemático do universo de MacGyver, é Murdoc (feito pelo sinistro ator Michael Des Barres)! Esse é o inimigo principal do herói, um assassino impiedoso e altamente inteligente que nunca falhava em suas missões - exceto quando MacGyver se envolvia na trama, lógico, rs. Sua primeira aparição na série foi apresentada na segunda temporada. Na história, Murdoc retorna para se vingar do seu primeiro encontro contra Angus MacGyver, quando ele ainda era um agente das Forças Especiais. No primeiro confronto entre ambos, que nunca foi mostrado na série, Murdoc havia sido considerado morto, por todos. Inclusive, a volta dele foi um dos momentos mais temerosos para o herói, já que MacGyver sabia que seu oponente direto, Murdoc, era altamente frio e muito mais violento que ele.

(O sinistro vilão Murdoc... quase um MacGyver do mau!!!)

Você Sabia?
  • No episódio piloto da série, MacGyver diz que seu primeiro nome é Stace, mas só no fim do episódio, descobrimos que o nome é falso, pois vemos que ele precisou usar um outra identidade para ludibriar o inimigo.
  • MacGyver tinha medo de altura.
  • O dublador brasileiro do nosso herói era o mesmo de He-Man: Garcia Jr. (que, por sinal, também fazia as vozes de Arnold Schwarzenegger e Harisson Ford).
  • Apesar de ter se envolvido com umas 4 mulheres que se apaixonaram por ele, a repórter Penny parecia ser seu grande amor. A atriz Teri Hatcher que fazia a personagem, namorou o ator Richard Dean Anderson durante as gravações.
  • Richard Dean Anderson quase morreu em um dos episódios em que ele tinha que explodir um tanque de água, antes que ele enchesse. A caixa d'água era tão estreita que a água encheu depressa, deixando o ator por minutos submerso sem poder concluir a cena. Os técnicos tiveram que quebrar o vidro do tanque para socorrer o ator. O dublê entraria depois da cena da explosão.
  • A música de abertura de Profissão: Perigo foi inexplicavelmente alterada pela Rede Globo, o que acabou gerando duas músicas de aberturas: a clássica instrumental das primeiras temporadas, e depois, a partir da terceira, começava a tocar "Tom Sawyer", do Rush.
(MacGyver e um cãozinho... o cara também gostava de animais, um herói perfeito, rs)

Os famosos "MacGaverismos" (as proezas mais inesquecíveis do herói):
  • Deteve um vazamento de ácido sulfúrico com uma barra de chocolate
  • Desarmou um míssil com clipes de papel
  • Sabotou um sinal de trânsito com cartões de créditos usados
  • Provocou uma explosão misturando num balde: sabão, açúcar, sal e germicida
  • Montou uma solda elétrica com duas moedas, um gerador e um cabo de bateria
  • Consertou um fusível com papel laminado e goma de mascar
  • Transformou em estilingue o guidom de uma bicicleta e uma câmera de pneu usada
  • Abriu um par de algemas usando apenas um brinco
  • Reconstruiu digitais usando tintas raspada e uma jaqueta velha
  • Fez explodir fogos de artifício usando a luz do sol e a lente de seu relógio
  • Recarregou uma bateria utilizando vinho
  • Criou uma bomba com cápsulas de remédio e sódio metálico
  • Tapou um buraco no radiador do carro com um ovo frito
(Aqui, toda a série do MacGyver reunida ... as 7 temporadas completas... um sonho!!!)


Veja aqui a abertura com as duas músicas:



* Marcel Camp também já tentou abrir uma porta com a tampa de uma caneta... mas nunca conseguiu.
** Eu idolatrava esse seriado!!! Lembro que queria acordar domingo mais cedo só pra esperar pela série, que era exibida na Rede Globo, e os colegas na escola adoravam comentar na segunda feira. MacGyver me transmite muita saudade, além de ter sido um ótimo seriado e que lançou um herói que hoje mais parece um mito! Ele é a DÉCIMA QUINTA imagem no título do Blog!!!
Itálico

25 comentários:

  1. "Sua única arma era seu inseparável canivete suíço" Verdade auhsuahsuh
    E nem podemos esquecer das engenhocas como as bombas com chiclete, desarmamento de mísseis com tênis, máquina de soldagem com lentes de óculos quebrado, ovo cozido no radiador, selar vazamento químico com chocolate, etc.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Enfim, naum era do meu temp!(/mentira era sim) Abraços Marcel e ótima Sexta!!

    ResponderExcluir
  2. Eu era absurdamente fã dele, não perdia um ahahuahauhauhhau
    Mto bom mesmo.... boa lembrança.... Adorei!!!
    Bjssssss

    ResponderExcluir
  3. MacGyver ERA REI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! \o/

    ResponderExcluir
  4. Eu não perdia um episódio!!! Esse você catou lá no fundo do baú, hein?! rsrs

    Adorei relembrar.

    Tem selo lá no blog! Bj!

    ResponderExcluir
  5. Eu lembro que tinha um boneco dele nossa tô ficando veio. rsr
    Siga meu blog: http://garimpodoeu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Está passando diariamente no canal TCM...eheh
    Estou relembrando assistindo alguns episódios.
    James Bond é "fichinha" perto do que o Macgyver fazia. Claro, a música então é clássica da banda Rush. Inesquecível.
    Boa lembrança e ótima indicação para quem curte seriados antigos.
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. nunca tinha ouvido falar , acho que não é do meu tempo [hihi]
    parabéns pelo post


    http://www.blogescolhas.tk

    ResponderExcluir
  8. Caramba....

    Vc foi longe.
    Nao conta pra ninguem, mas é do meu tempo. Bom demais!!!

    Beijo

    http://calmaamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. foi bom recordar desse heroi no teu blog ;)

    ResponderExcluir
  10. Cara não lembrava que a Teri Hatcher tinha passado pelo McGyver! A série foi marcante, mas tentei reassistir a alguns episódios há pouco tempo e não aguentei ver até o fim, rsrs, datou demais.
    Acho que McGyver foi o primeiro herói nerd. Abs!

    ResponderExcluir
  11. O McGyver fazia uma chave de cadeia e um pouco de agua explodir! Era muito legal

    ResponderExcluir
  12. Bunitinho...... vc me pareceu um tanto preconceituoso com as "paixonites" femininas...kkkkk
    Mas sabe que percebi q o perfil do meu blog ta sendo este... preciso dar uma sacudida, senao o negocio pega e dai complica.

    Beijo. Otima sexta..

    ResponderExcluir
  13. esse kra fazia uma bomba com um pingo d'água

    +++++++++++++++++++++++++++++++++
    Comentado... retribua a cortesia
    comentando tmbm
    +++++++++++++++++++++++++++++++++
    Quer +1 seguidor? Siga-nos
    e avise no comentário
    deixando o seu link
    +++++++++++++++++++++++++++++++++
    Nosso Blog:
    http://mikaelmoraes.blogspot.com
    +++++++++++++++++++++++++++++++++
    FELIZ NATAL E
    PRÓSPERO ANO NOVO!!!
    +++++++++++++++++++++++++++++++++

    ResponderExcluir
  14. Olá, parabéns pelo blog. Tudo de muito bom gosto.
    Estou seguindo, espero sua retribuição!

    http://umpoucosobreisso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olha pra quem curte, super herois ta muito completo seu post parabéns.

    bj bj da Tuty.

    ResponderExcluir
  16. Wow!!! Você demorou tanto para postar sobre ele! Lembro de quando conversávamos na faculdade. rsrs

    ResponderExcluir
  17. Com um chiclete, uma tampa de refrigerante e um elástico McGyver fazia uma bomba nuclear hehehehe

    Dessa vez confessou a idade Marcel =P

    ResponderExcluir
  18. É do meu tempo sim . E eu também adorava, ficava esperando pra ver qual seria a nova invencionice dele, hauuaah.

    Marcel cheguei através do blog da Laura o Humor Negro e gostei do seu espaço.

    Posso ficar ??

    beijos

    ResponderExcluir
  19. Sempre q entro aqui no meu blog q olho pro teu “ vem aqui no meu blog” sou levada automaticamente pra cá.. UhuHUhUHu

    Alem de tudo o mcGyver ainda era maior gatoZUH hehehe

    beijo doce;***

    ResponderExcluir
  20. Perfeito! Vc sempre relembra o melhor da cultura pop. Fico muito feliz em ser seu fã. Abçs!

    ResponderExcluir
  21. Hahahahahahaha Marcel, Macgwer era bom mesmo né? Hahahahaha, mas na época eu gostava de outros seriados tipo Esquadrão classe A, O super heroi americano, Chips, Super maquina, hahahaha, e só nas ultimas temporadas é que descobri o Macgwer.

    ResponderExcluir
  22. Nossa me transportei a minha infância, nem lembrava mais disso, mas lendo os detalhes lembrei de algumas cenas!
    Realmente era bom mesmo, como tudo naquela época era! Tinha a magia e a inocência!
    Bem que poderia ter um canal aberto para reprisarem coisas que marcaram a década de 70, 80 e 90.
    É uma pena que as coisas mudem, e mudem para pior!

    Abraço Marcel e bom fim de semana!!

    ResponderExcluir
  23. Não era da minha época, mas ta aí um personagem famoso! Eu não conhecia sua história, pelo menos agora entendi, pq 41878450873 pessoas acima dos 30 anos que eu conheço estão na comunidade 'meu pai é um McGyver' xD

    www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. kkkkk até tenho uma caixa de ferramentas que chamo de "kit macgyver": Conserta TUDO!

    ResponderExcluir
  25. gente que saudade deu a minha infância,levantava cedo aos domingos so para assistir o MacGyver.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...