Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

segunda-feira, 14 de março de 2011

IMITANDO, FESTEJANDO E PERDENDO O REBOLADO - Uma crônica real e fatídica do "grande" Carnaval de São Paulo!

Amigos, respeito todos os Estados Brasileiros e admito não ter nenhum tipo de rixa ou preconceito com nenhum deles. Ao contrário, acho engraçado essa nossa miscelânea de sotaques, culturas e folclores. Desde Santa Catarina ao Piauí (minha nova referência ao jurássico bordão Do Iapoque ao Chuí), pertenco à grande mistura que é o nosso sangue brasileiro. E com orgulho! Mas confesso também que, de 3 anos pra cá mais ou menos, algo estranho causado pelo mês de Fevereiro anda me incomodando um pouco. É o Carnaval. Não abrangentemente o Carnaval do Brasil, mas precisamente o Carnaval de São Paulo. Calma, explicarei tudo. Esclarecerei de forma coerente. Só espero que os paulistas - e os leitores do VemAquiNoMeuBlog que moram em Sampa - não me apedrejem por isso.

Bem, sou carioca e não gosto muito desses desfiles da Sapucaí. Imaginem então como eu fico, quando vejo que paulistas TAMBÉM tentam fazer a mesma coisa lá no Sambódromo deles??? São imagens para nunca mais lembrar! Tudo bem que há passistas e rainhas de bateria pra lá de gostos...digo, de talentosas dentro das Escolas de São Paulo, mas o que a televisão mostrou durante o desfile paulista foi a mais autêntica visão do Inferno: mulatas gordas que não sabiam sambar, arriscando passos que mais pareciam turistas holandesas numa visita a um barracão, negras bundudas com um completo açougue de celulite e estrias penduradas em cada nádega e, mestres de bateria tão desengonçados e sem fôlegos, que só faltavam engolir os apitos. E o que é aquela construção do Sambódromo de São Paulo??? É praticamente uma cópia do Sambódromo do Rio. Quando a Globo exibia as imagens, eu já não sabia se estava vendo um desfile do Rio ou de São Paulo, tamanha é a semelhança! Até os postes de luzes e as torres de iluminação na pista de samba, são idênticas às nossas!! Podiam ter feito uma estrutura diferente, pelo menos. O Samba-Enredo das Escolas Paulistas também era de dar dó. Letrinhas medíocres levadas pela melodia manjada que mais parecia aquele esquidum-esquidum que até um tio embriagado nosso qualquer, faria no quintal durante um churrasco. Pelamordedeus! E os nomes das Escolas de São Paulo? É outro fator para soltar o riso. Ter o nome "Vai-Vai" é muito esculacho. Parece-me alcunha de bandido; imaginem o Boris Casoy dizendo um noticiário que seria mais ou menos assim: "Preso hoje à noite, em flagrante, quando transportava 2kg de cocaína, o marginal Duarte Lima Pereira, vulgo Vai-Vai, líder do narcotráfico da grande metrópole." Isso sem falar na famosa "X9 Paulistana". Quem seria ela? Uma vagabunda marginal que trabalhava de alcagoete? Quase é a mesma síndrome da "Nenê de Vila Matilde"; seria ela uma periguete que fazia a alegria dos rapazes da Vila, ou simplesmente uma bebezinha órfã deixada lá no meio da Vila Matilde? "Acadêmicos do Tucuruvi" também não fica longe. Soa muito estranho. "Águia de Ouro" e "Rosa de Ouro" podem até ter seus nomes mais bem elaborados, mas será que nenhum diretor dessas escolas percebeu que podem confundir o fiel torcedor? Eu não culparia se visse meu Mestre-Sala desfilando na escola rival de mesmo "sobrenome". Confunde mesmo! Qual é a Águia e qual é a Rosa??? Porquê não botaram pelo menos uma prata e outra bonze? Coisa de alguém sem criatividade. E uma torcida como a "Gaviões da Fiel" ter escola de samba é a mesma coisa que imaginar o Vasco da Gama tendo sua própria escola desfilando na sapucaí... seria que nome, mais ou menos? "Unidos da Cruz de Malta" ou "Acadêmicos do Bacalhau"? E se já não bastasse, a tradicional escola paulista "Império da Casa Verde" é de cor azul!!! Parece brincadeira mas não é.

Ao menos, os tombos dos artistas na pista dos sambódromos, me diverte muito!

* Marcel Camp já foi no sambódromo e dormiu.

10 comentários:

  1. É VERDADE MARCEL
    UMA CIDADE COMO SÃO PAULO SE PRESTAR A UM PAPELÃO DESSES NO CARNAVAL É DEMAIS
    É SIMPLESMENTE MA CARICATURA DO CARNAVAL CARIOCA
    O QUE TMB PODERIA MELHORAR

    http://falandosobreall.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu também não gosto de Carnaval. Essa festa (festa?) que teimam em chamar de Carnaval, nada mais é que apologia à putaria.
    Abraço e ótimo dia pra voce.

    ResponderExcluir
  3. É verdade! O sambódromo deles tem cara de plágio mesmo! O desfile além de não empolgar, ainda soa como uma imitação fajuta do que acontece aqui e os nomes das escolas são, no mínino, ridículos

    E nem Carnaval próprio eles tem: usam de dias alternados para seus desfiles, como se mantê-lo nos mesmos dias que o desfile do Rio fosse ofuscá-los. E realmente ofuscaria! Mas se lá há todo esse engrandecimento por parte do estado, porque não fazer o desfile de Carnaval no Carnaval? Não! São dias antes do daqui! Na Bahia os trios desfilam em paralelo ao desfile daqui sem preocupação com isso. Penso que é preciso ter gabarito para assumir esse tipo de coisa e SP não tem.

    Quanto ao samba... Pior que paulista é o gaúcho (com respeito aos dois)!

    Bj.

    ResponderExcluir
  4. Não posso fazer uma avaliação tão embasada e criteriosa como a sua,primeiro porque não sou especialista,segundo porque desfile não me prende a atenção,então não fico assistindo algo que me desagrada,com tanta atenção,por dias consecutivos e ainda ficar refletindo à respeito.

    No mais concordo com o William,é um bacanal disfarçado de festa.A única coisa boa,é o feriadão,adoooooro :)

    ResponderExcluir
  5. Harah... nem fiz uma avaliação embasada e criteriosa, foi sarcástrica e debochada mesmo, rs.

    E eu TAMBÉM não sou de acompanhar o Carnaval e muito menos "refletir" sobre ele (o que há pra ser refletido nesse evento??? rs), mas ao menos, esse ano, quis ver alguma coisa do desfile paulista pra poder dar o meu veredito... e eles são muito ruins! Além de não possuir originalidade alguma.

    Já o feriado, é bom mesmo! =)

    ResponderExcluir
  6. Sarcasmo e deboche só fazem com que crie textos tão bons quanto este, Marcel. Realmente é medonha a falta de criatividade das escolas de samba paulistas, sempre com cópias mal feitas. Podiam se preocupar mais em criar algo diferente, mais original ao invés de tentar copiar aquilo que desconhece. Acadêmicos do Bacalhau foi fo... Rrsrsrsrsr

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Marcel,tem 20 e poucos anos que a minha tese é a mesma e não muda.
    Sim, odeio escolas de samba, odeio sambas-enredo, odeio a transmissão dos desfiles na Globo, odeio as passistas nuas com 358 penas na cabeça, odeio.
    Sempre as mesmas coisas, mesmos vexames, mesmas escolas, mesmos sambas, mesmos comentaristas, mesmas propagandas about camisinha na tv. Tudo do mesmo. Só a Globeleza que – às vezes – muda.

    Beijos, Marcel e ótima semana =*

    ResponderExcluir
  8. "Vasco da Gama tendo sua própria escola desfilando na sapucaí... seria que nome, mais ou menos? "Unidos da Cruz de Malta" ou "Acadêmicos do Bacalhau"? E se já não bastasse, a tradicional escola paulista "Império da Casa Verde" é de cor azul!!! "

    eu ri e não foi pouco! rsrsrsr'

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...