Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

terça-feira, 8 de março de 2011

Mulher precisa de um dia internacional?


Bom, isso pode ser polêmico se você quiser que seja, mas a coisa é muito simples de ser compreendido: o Dia Internacional da Mulher, além de ser lembrado como um válido tributo e uma tocante homenagem às mulheres que em décadas passadas morreram acidentalmente numa fábrica em prol de melhoria salarial, é também ao meu ver, um dia que o machismo velado e a subliminar submissão se faz presente! Ora, porque digo isso? Simplesmente pelo fato da mulher não precisar de um dia para ser lembrada, afinal, ela já conseguiu destaque na sociedade, na família, no mercado trabalhístico, e atualmente movimenta muito status, competência e reconhecimento por qualquer campo em que atue. Há mulheres muito mais líderes do que homens. Então, esse Dia da Mulher pra mim é completamente desnecessário, já que coloca uma certa "ênfase" na questão de que a mulher PRECISA ter valor porque ainda não tem.

Outra coisa que o Dia Internacional da Mulher traz à tona é a patética guerrinha sexista. Fica claro a "divisão de classes" aí... não estamos falando do ser humano em geral, mas de uma casta separada - o Homem e a Mulher. Isso é ridículo. Se há mesmo uma necessidade da mulher ser enaltecida em um dia, porque também o homem então não possui essa mesma necessidade? É aí que entra, em meu ponto de vista, o machismo velado e a submissão oculta em que as mulheres abraçam em favor de uma "comemoração", e não se deram conta do preconceito que está por trás disso: pois se a mulher ainda precisa ter um dia para estar em evidência e o homem não, qual o sexo aí que parece levantar a bandeira porque permanece em desvantagem? Qual o sexo que denota ainda ser o mais fraco? Qual a casta dividida por esses grupismos sociais que parece saber que ainda não é melhor que o grupo homem? Pois é, a Mulher. Pois se há a necessidade de um Dia para ser "lembrada", enaltecida e elogiada, então o homem que não tem nenhum dia, quer dizer simplesmente que ele é o melhor grupo pois já é lembrado, enaltecido e elogiado todos os dias. Ou seja: o homem já é reconhecido como a "melhor classe" e a mulher não. "Dia Internacional das Operárias" ou "Dia Internacional dos Direitos Trabalhísticos Femininos", isso talvez, seria muito mais coerente, mas... um "Dia Internacional só para a Mulher"??? Como se a gente precisasse lembrar que elas existem por apenas um dia???

Isso me faz lembrar os eternos grupos discriminados, rotulados como minoria, que precisam ser reconhecidos porque ainda NÃO SÃO. O que é um erro fatal, já que socialmente, culturalmente e integralmente, isso promove às vezes a submissão e a inferioridade, até de forma inconsciente. Alguém lembrou da cota para Negros em Universidades? Da inclusão digital para os favelados? Do time especial composto por deficientes físicos? Pois é, o Dia Internacional da Mulher parece lembrar todo ano que ela precisa ser DESTACADA para estar "no mesmo nível" do Homem Sadio, Saudável e Superior.

Dia da Mulher é todo dia... e devia mudar o nome para o "Dia Internacional do Ser Humano," já que os anões, os gordos, os negros, os albinos e os deficientes, todos TAMBÉM precisam ser lembrados, não? Grupismo, seletivismo, segregação e separatismo causa muita merda.

*Espero não perder minhas poucas fiéis leitoras por causa desse texto que, nada tem de machismo, muito pelo contrário! rs

13 comentários:

  1. Você relata “...ênfase na questão de que a mulher PRECISA ter valor porque ainda não tem...” . A questão aí não é valor, e sim reconhecimento; há valor, mas falta reconhecimento desses valores.

    Entretanto, teu texto nada tem de machista. Você foi realista. É uma grande verdade: o destaque dado à data, mesmo sendo enaltecido como uma conquista do século passado, nada mais é que uma forma disfarçada de discriminação; tornando-se atualmente mais um meio de exploração comercial e motivo de balela da politicagem.

    Não somos mulheres uma vez por ano, somos todos os dias; portanto que esse reconhecimento se dê de forma natural e contínua, seja no setor profissional, pessoal ou demais setores onde a mulher é um ser atuante. E que nós possamos realmente nos valer do direito de não ver nossos direitos suprimidos ou discriminados; assim como também ostentar orgulho por ser mulher, ser nos sentir desmerecidas ou depreciadas por uma minoria que insiste em atitudes banais e pejorativas.

    Você?! Perdendo leitoras?! Duvido! rsrs

    Mesmo afastada do meu, continuarei VindoAquiNoTeuBlog. Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Coleh Marcel. Nã concordo com seu ponto de vista mas respeito. Pois se concordasse, por lógica, tudo aquilo que a humanidade conseguiu derrubar através do poder da justiça, eu tb seria obrigado a não comemorar. Como o dia da conciência negra, o dia do deficiente, o dia em que a democracia venceu sobre o nazismo, o dia da abolição da escravatura e etc. O homem não tem um dia específico por que realmente nunca tivemos algo que nos repreendesse,algo que não permitíssemos de levantar voz ou até de existir. Temos 365 dias, que são poucos para atribuir cada coisa que já foi repreendida ou que merece memória. O que o homem em si já fez para ter um dia cravado? 2º Guerra? Bombas Atômicas? Armas? Estupros? Não há muito o que comemorar. Ao contrário também fizemos incríveis invenções que mudaram o mundo, mas não acho que possam ser atribuídas ao homem apenas e sim a humanidade. Resumindo, nos meus olhos, não vejo o dia internacional da mulher como um dia para lembrar que ela estão lá, mas sim um dia que devemos lembrar que no passado elas eram repreendidas, e hoje ganharam o seu lugar. Pra mim, isso deve ser lembrado e comemorado.

    ResponderExcluir
  4. Fala Marcel... Estou meio sumido, mas é por falta de tempo mesmo!
    Então cara concordo com você em partes, acho mesmo que esse negócio de divisão, grupismo e seletivismo só mostra o como nós separamos uma pessoa da outra... Como o lance do negro ter pontos extras e vestibulares, não é preconceito, mas como se tentasse mostrar uma certa "dó" pelo cara ter nascido negro e sofrer discriminações e tal, ele ganha 10% da prova como recompensa.
    Mas enfim, também concordo com a Barbara aqui em cima no caso das mulheres, não é uma questão de precisar e sim reconhecer.
    Ótimo post, também acho que não foi machismo, e sim uma expressão de opinião.

    Desculpe pela sumida, mas vou tentar vir aqui mais vezes. hehe

    Abraço e ótima semana!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com vc Marcel.
    http://hiphopactivistface.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Concordo,Marcel,e vou além...É exatamente esse tipo de "Grupismo, seletivismo, segregação e separatismo",que faz com que a mulher se despersonifique,ambicionando ser de uma forma contrária à sua própria natureza.
    Ótima reflexão ^^
    bjssss :)

    ResponderExcluir
  7. Longa discussão, meu caro.
    Nós mulheres ainda somos muito responsáveis pela educação dos meninos e meninas… O dia a dia ainda é conosco… desde bebezinhos…
    A questão cultural e comportamental ainda fica mais a cargo da mãe, da avó, da tia, da irmã mais velha, da babá.
    Cabe aí uma crítica e uma esperança de que os Homens, os pais, um dia percebam que desde que as mulheres foram pra rua trabalhar, eles também tem que assumir a casa, a CRIAÇÃO dos filhos…
    O que mudou, no entanto, é taxado de fraco ou gay [?] Não sei se este comentário, neste tom, merece tanta consideração.
    A sociedade é hipócrita e este é um problema cultural muito arraigado já e tudo necessita de um equilíbrio.
    Abraços e ótima semana =*

    ResponderExcluir
  8. Marcel,

    Acho que você acaba da ganhar uma leitora. Gostei muito do texto.
    Ivone

    www.luacumplice.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olááá ha quanto tempo!! bem eu só vim aqui rapidinho pq vc disse que se interessa por arte e talz... meu ultimo post foi sobre bansky espero que goste ;D

    Menta Flocada =)

    ResponderExcluir
  10. Concordo Marcel!!! Assim como acho que não deva existir um monte de outras datas que só fazem minimizar.

    ResponderExcluir
  11. Na moral... kkk é que eu não tenho coragem pra escrever isso kkk


    MAIS VC FALOU TUDO MANO KKK

    ResponderExcluir
  12. Lembro de ter lido esse texto ano passado, ficou mesmo ótimo e concordo totalmente.
    Abç ;D

    ResponderExcluir
  13. O texto está bem fundamentado, mas em alguns pontos eu discordo. O homem tem sim, um dia dele e só para constar é comemorado no dia 19 de novembro, que por sinal, já passou. Você sabia? Outros homens sabiam? Não, porque não é divulgado, e por que digo isso?! Pois a mídia é um pouco culpada disso. Não é interessante falar sobre o tema e pelo o motivo que você bem tratou no texto "as mulheres ainda são vistas como sexo frágil" e por conta do incidente na tal fábrica que levou muitas à óbito.
    Sinceramente, acho bacana ser lembrada neste dia, mas não é tudo. Tem tantas coisas que precisam mais de atenção, como as filas do SUS que estão cada vez maiores, a taxa de homicídios que cresce absurdamente ou até as pessoas e animais que moram nas ruas e não tem para onde ir ou o que comer. Vejo de forma hipócrita o Dia Internacional da Mulher, mas fico lisonjeada quando ganho uma rosa de alguém, pois não é por causa do dia em si, mas pelo valor que eu represento para tal pessoa. Acho que é isso!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...